(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-06-13)
ANDRADE, Jhonnatan Santos de; VIANA, Jonatas Lima
O presente trabalho tem como objetivo analisar as ações de marketing
adotadas pela influenciadora Bianca Andrade durante sua participação no reality show
Big Brother Brasil, da TV Globo, em 2020, para a sua marca de maquiagem, Boca
Rosa Beauty. Assim como, também, as ações de marketing no instagram, no período
de rebranding da base de sua marca, verificando o seu alinhamento à teoria existente
sobre o tema. Para tanto, foram selecionados posts no instagram e posicionamentos
de Bianca no período em que esteve no programa, de 18 de janeiro de 2020 a 26 de
fevereiro de 2020, como também, posts no instagram no período de rebranding, de 13
de janeiro de 2022 a 13 de fevereiro de 2022. Para embasar a presente pesquisa é
realizada uma breve revisão teórica envolvendo o surgimento de Bianca como
influenciadora, a criação da marca, Branding, Marketing, Conceitos de Marketing
Virtual e Pessoal e Crossmedia. Na análise do período em que Bianca Andrade esteve
no Big Brother Brasil, suas ações na casa e os posts feitos por sua equipe no seu
instagram, geraram no público desejo por seus produtos que, naquele ano, venderam
três vezes mais que o ano anterior.
Fazendo-se as adequações necessárias, essa experiência produz
conhecimento e inspirações àqueles que estudam marketing, ou trabalham com redes
sociais, que possibilita aumentar sua visão de criatividade e caminhos possíveis para
novas estratégias, gerando um aumento no número de vendas.