Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados à Educação Física da unidade de Vitória da Conquista da rede UniFTC.
Browse
Browsing EDUCAÇÃO FÍSICA by Author "JESUS, Tales Emanuel Mercês de"
(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-11-25)
ROCHA, Anderson Jaime Santana; SOUZA, Daniel Freitas; JESUS, Tales Emanuel Mercês de
A lombalgia é uma síndrome frequente e a depender do grau de comprometimento
pode acarretar incapacidade e perda no trabalho, o presente estudo tem o objetivo de elucidar
sobre os benefícios dos exercícios resistidos na lombalgia crônica não-especifica, a fim de
identificar se existe um melhor caminho a seguir ou modalidade específica, e identificá-los.
Para tanto, foi necessário explicar sobre a lombalgia crônica não-específica, descrever a
importância do exercício físico na lombalgia crônica não-especifica e identificar os principais
exercícios para quem sofre de lombalgia crônica. Realizou-se, então, uma revisão da
literatura. Diante disso, verificou-se que: a dor lombar não-especifica é uma das mais
recorrentes em todo o mundo; o exercício físico é uma potente ferramenta, mas, aliado à
outras intervenções dentro de uma equipe multidisciplinar, no qual, o indivíduo obterá uma
evolução muito mais segura e sólida; os exercícios resistidos, podem melhorar a dor e a
função. No entanto, foram constadas algumas limitações dentro da literatura, que incluem:
estudos de pouca qualidade; estudos de pequenas amostras; medidas de resultado
heterogêneas e relatórios que não eram consistentes; cada indivíduo possui particularidades e
portanto, deve ter a sua individualidade biológica respeitada; os profissionais precisam ser
capacitados tecnicamente, para elaborar um programa de exercícios com qualidade e focados
na lombalgia, e também, com experiência em relações interpessoais, pelo fato do indivíduo
possuir restrições devido ao quadro de dor, a relação entre movimento e dor que é criada e
conhecida como cinesiofobia, logo, a abordagem do profissional precisa ser diferenciada.