(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-17)
MEIRA, Évila Lopes; COSTA, Tailana Jesus
É crescente o uso do metilfenidato por estudantes que buscam melhorar seu
desenvolvimento acadêmico. Esse medicamento é classificado na lista de
substancias psicotrópicas A3, atua como estimulante do sistema nervoso central,
melhora a capacidade cognitiva, diminui sono,fadiga e contribui para execução
de tarefas. Esse artigo teve como objetivo identificar na literatura artigos que
abordam o impacto do uso do metilfenidato entre estudantes para melhorar o
desempenho acadêmico. Trata-se de uma revisão de literatura e tem como base
a questão norteadora: Qual o efeito que o uso do metilfenidato traz em
estudantes que buscam melhorar seu desempenho acadêmico? Com auxílio dos
descritores: metilfenidato, estudantes e uso de medicamentos, foi buscado nas
bases de dados eletrônicas estudos que abordassem sobre essa temática.
Conforme pesquisados, os artigos estudados, afirmam que a grande maioria dos
acadêmicos fazem uso do metilfenidato para desempenho acadêmico positivo,
sem levar em consideração possíveis riscos à saúde, contribuindo para o uso
irracional do medicamento e acarretando um problema de saúde pública, como
a automedicação. Faz de extrema importância a atuação do farmacêutico nas
áreas de atenção farmacêutica, com o enfoque na automedicação entre os
estudantes, incentivando assim praticas alternativas para um desempenho
acadêmico sem impactos a saúde.