FARMÁCIA
Permanent URI for this collection
Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a Farmácia da unidade de Jequié da rede UniFTC.
Browse
Browsing FARMÁCIA by Title
Results Per Page
Sort Options
-
ItemA automedicação durante a pandemia da COVID-19: uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-17) MATOS, Eli Welington Santos ; MATOS, Kawan Simão ; SILVA JÚNIOR, Márcio Ricardo daA OMS define a automedicação como o uso de medicamentos, incluindo chás e produtos tradicionais utilizados por pessoas para tratar doenças autodiagnosticadas ou sintomas. Com o boom da pandemia, essa prática elevou-se exponencialmente ao redor do mundo. Neste sentido, este estudo teve por objetivo analisar quais fatores corroboraram para a prática de automedicação como estratégia de prevenção e tratamento à Covid-19. Para tanto, a metodologia empregada foi a revisão de literatura narrativa de artigos publicados entre 2020 e 2021 nas bases de dados PubMed, BVS e SciElo. As buscas foram realizadas no período que correspondeu de 28 à 30 de outubro/2021. Foram encontrados 05 estudos. Os 05 artigos revisados, traziam dados de países como Brasil, Perú, e de países africanos como Nigéria, Etiópia, Togo, Quênia. Os resultados da revisão demonstraram que dois fatores corroboraram para a automedicação, sendo que no Brasil e Perú foram questões ideológicas enquanto nos países africanos foram questões sociais. Ao final do estudo, sugere-se que mais pesquisas sejam desenvolvidas relatando, disseminando e sensibilizando quanto as controvérsias acerca de medicamentos sem eficácia, bem como os efeitos e repercussões do uso inadequado de medicamentos.
-
ItemA Importância do farmacêutico na dispensação e orientação do uso racional dos psicotrópicos: revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-06) NORONHA, Caliandra Almeida ; SILVA, Fernanda Rocha Machado ; SILVA, Joadson Ribeiro daNão é incomum pessoas buscarem por tratamento medicamentoso quando se encontram em estados depressivos, ansiosos ou estressantes para resolver problemas que afetam a mente. Assim o trabalho teve como objetivo esclarecer através da revisão da literatura sobre as indicações de uso dos benzodiazepínicos, descrever a importância do conhecimento do profissional farmacêutico na dispensação e orientação do uso racional dos psicotrópicos Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica integrativa, com descritores utilizados referente ao tema, entre os anos 2016 a 2022, nas seguintes plataformas (SciELO), (LILACS), PubMed Foram encontrados 185 artigos científicos, verificou-se que 6 atendiam ao objetivo do presente trabalho. Dos achados (n=6) 87,5% (n=5) abordam sobre o efeito adverso provocado pelo uso indiscriminados desses fármacos, 37,5 % (n=3) relatam sobre a eficácia do uso do medicamento de forma correta, 50% (n=3) dos artigos abordam sobre a importância do farmacêutico na orientação e dispensação dos psicotrópicos. Por fim o estudo concluiu que uso indevido pode causar dependência, e é papel do farmacêutico contribuir na prevenção dos efeitos prejudiciais e interações farmacológicas.
-
ItemA influência da Microbiota Intestinal na Fisiologia Humana.(Centro Universitário UniFTC, 2023-04-14) MARQUES, Iana Barros ; SILVA, Juliana Gomes da ; ARRUDA, Luiza Estefany Freitas deIntrodução: A comunidade microbiana comensal e simbiótica que reside dentro do intestino realiza diversas atividades essenciais para garantir a homeostase do seu hospedeiro. Objetivo: Analisar e discutir as evidências atuais a respeito do papel modulador exercido pela microbiota intestinal, sua integração ao sistema nervoso central, bem como os gatilhos e mecanismos envolvidos nessa comunicação. Métodos: Revisão sistemática com busca e seleção de artigos nas bases de dados Medical Publisher (PubMed), Literatura Latino Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) e Google Acadêmico. O levantamento de artigos foi realizado mediante utilização dos descritores “gut”, “microbiome”, “brain”, “ imunne system”, ”endocrine system” e “central nervus system”. Foram selecionados 30 artigos publicados entre os anos de 2015 a 2022 e, ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, 8 artigos foram utilizados como base de discussão. Resultados: Avanços recentes em pesquisa desmonstraram como os microrganismos desempenham papeis fundamentais na fisiologia humana. A influência exercida pela microbiota intestinal sobre o sistema nervoso central (SNC), sistema nervoso entérico (SNE), sistema neuroendócrino e sistema imune (SI) envolvem mecanismos complexos que modulam inúmeros reações e que impactam consideravelmente o comportamento e a saúde humana. Conclusão: Embora os mecanismos mediados pela microbiota intestinal sobre os sistemas humano ainda não tenham sido totalmente esclarecidos, as evidências demonstram o potencial dos microrganismos em influenciar e desempenhar funções indispensáveis à sobrevivência do hospedeiro.
-
ItemA Ocitocina e seus riscos de contração excessiva uma revisão.(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-01) MENEZES, Bruna Pinheiro ; MOREIRA, Raimundo Eduardo Santos ; BENEVIDES, Tenile Qleice SantosA indução do parto constitui-se acima de tudo em estimular as contrações uterinas ordenadas e legitimas antes de seu início espontâneo. A ocitocina é um método de indução efetivo do trabalho de parto que pode ser usado em pacientes com ruptura das membranas amnióticas. O objetivo desse artigo é identificar os possíveis riscos que o feto e a mãe estão expostos com o uso excessivo da ocitocina. A base metodológica usada trata-se, de uma revisão integrativa através da busca na literatura, usando as bases de dados SCIELO, PUBMED, LILACS, E MEDLINE publicados entre os anos de 1999 a 2020. O uso da ocitocina para a indução do trabalho de parto sendo aplicada em doses altas e em momentos inapropriados podem gerar riscos para a mãe e o feto, como asfixia e até morte. Pode-se observar de acordo aos artigos apresentados que alguns casos de mortes foram ocasionados pelo uso indevido da ocitocina quando teve a sua aplicação desnecessária, no momento errado e em doses acima do recomendado de acordo o quadro clinico da paciente.
-
ItemA Utilização de Sibutramina e Anfepramona para Emagrecimento: uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-15) SILVA, Emanuelle Teixeira ; ALMEIDA, Gabriely Andrade ; SILVA, Renato Campos SouzaO emagrecimento atualmente está sendo muito cobrada pela mídia, à pessoa tem que está com o “corpo padrão”. Portanto, a busca para um emagrecimento rápido está muito procurado, porém algumas pessoas procuram métodos para emagrecer muito rápido como, automedicação como, a sibutramina e anfepramona, ou dietas e se expondo aos riscos de reações adversas, todo esse processo sem ter um profissional de saúde por perto para ajuda e auxiliar de como se faz. O objetivo do trabalho foi identificar na literatura a utilização dos medicamentos sibutramina e anfepramona para o emagrecimento. Trata-se de um artigo de revisão que baseou-se nos descritores obesidade, sibutramina e anfepramona. As buscas foram realizadas nas Bases de dados PubMed, Google Acadêmico e Scielo. Foram identificados quatro artigos, sendo dois artigos no Google Acadêmico, um artigo no PubMed e um artigo na Scientific Eletronic Library Online. Assim, foi possível identificar que o uso dos medicamentos para o emagrecimento como sibutramina e anfepramona, com cautela pode ser eficaz junto com dietas e acompanhamentos multidisciplinar em saúde, porém há poucas pesquisas publicadas e ainda deve-se levar em consideração que em alguns países não é mais permitido a comercialização desses medicamentos.
-
ItemAutomedicação: fatores associados ao uso irregular de medicamentos em idosos.(Centro Universitário UniFTC, 2023-04-14) SANTOS, Liliane Mendes dos ; PASSOS, Sheila Pereira ; SILVA, Vivian Gessica Barbosa daO presente estudo é uma revisão integrativa de literatura sobre a automedicação e os principais fatores associados ao uso irregular de medicamentos em idosos. No Brasil, é possível observar uma frequência de problemas de saúde que englobam o uso indiscriminado de medicamentos sem prescrição médica, tais como reações adversas, interações medicamentosas, falhas terapêuticas e erros de medicação. Tem-se como objetivo principal analisar a prática da automedicação na sociedade brasileira, bem como, entender os riscos e complicações que acontecem mais comumente por causa da automedicação em idosos, buscando também identificar os grupos com maior incidência da prática da automedicação, além de analisar os riscos e as complicações mais frequentes que ocorrem. Dos vinte artigos analisados, 12 trazem um enfoque específico sobre o perfil dos idosos que se automedicam. Por sua vez, outros 6 artigos compreendem diversos temas, dentre eles, os principais motivos da automedicação na terceira idade. Por fim, 2 artigos possuem como foco principal a grande importância do farmcêutico no contexto da automedicação em idosos. Com base no exposto na presente revisão, foi possível notar influência positiva a respeito da importância e presença do farmacêutico em diversos setores da sociedade, bem como, a questão da conscientização da população em relação aos problemas que o uso indiscriminado de medicamentos pode causar, bem como, chegar a conclusão de que se faz necessário mais estudos sobre a problemática.
-
ItemCuidado farmacêutico para pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-17) SANTOS, Joelson da Silva ; MATOS, Micaelle Nunes de ; SOUZA, Vitória Rosa Gonçalves deA DPOC é uma doença inflamatória comum, evitável e tratável que é caracterizada por sintomas respiratórios persistentes e limitação do fluxo de ar que se deve às anormalidades das vias aéreas e/ou alveolares geralmente causadas pela exposição significativa a partículas ou gases nocivos. O objetivo do estudo foi identificar a importância do profissional farmacêutico no acompanhamento de pacientes com DPOC. Trata-se de uma revisão de literatura, onde foram utilizados artigos indexados nas bases BVS e PubMed, publicados entre os anos de 2011 a 2021. Os descritores utilizados foram: chronic obstructive pulmonary disease, treatment e pharmaceutical care, associados ao operador booleano AND. Para seleção dos artigos utilizou se como critérios de inclusão: ter sido publicado nos últimos dez anos, estar nos idiomas inglês, português ou espanhol e textos completos; e exclusão: artigos de revisão, estudos duplicados, livros, não abordar as intervenções farmacêuticas, foco no tratamento, ênfase em outras doenças, abordando apenas aspectos econômicos e foco em outros profissionais de saúde. 7 artigos foram selecionados para compor a revisão, os quais demonstraram que a não aderência à prescrição médica indicada constitui uma das mais importantes causas de insucesso da terapêutica. É fundamental que o farmacêutico envolvido na educação de pacientes com DPOC domine as técnicas para proporcionar o treinamento seguro ao paciente. Com isso, o cuidado farmacêutico vem se mostra importante para os pacientes com DPOC, pois contribui para melhorar a adesão ao tratamento, promover a utilização correta dos medicamentos inalatórios, orientando sobre a prevenção de doenças respiratórias e evitando exacerbação, além de proporcionar melhorias na qualidade de vida.
-
ItemDistúrbio do sono e a utilização da valeriana.(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-02) SANTOS, Allana Barreto dos ; SANTOS, Laís OliveiraO presente estudo tem como objetivo descrever os efeitos farmacológicos da Valeria Officinalis L. no distúrbio do sono. O estudo trata-se de uma revisão literária, fundamentada em pesquisas, através de artigos já elaborados, no período de 2010 a 2021, disponíveis nas bases de dados Pubmed, Scielo, Google Acadêmico e BVS. Resultados: A valeriana Officinalis L. são um fitoterápico muito procurado pela população que sofre com o distúrbio do sono, ansiedade, depressão entre outros. Seu mecanismo de ação inclui na formação reticular por meio de um efeito estabilizante sobre os centos vegetativos e emocionais, restaurando o equilíbrio autônomo fisiológico, inibir a GABA transaminase no SNC e atuar como agonista parcial de receptores de adenosina. Devido ao seu custo benefício e a sua eficácia e por não possuírem efeitos adversos muitas pessoas tem adotado a Valeriana como o único tratamento para o distúrbio do sono.
-
ItemEfeitos colaterais da Corticoterapia no tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico: uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-17) MACEDO, Angela Santos ; OLIVEIRA, Alessandro Rosa dos Santos ; CUNHA, Cosme Oliveira daO Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune, inflamatória, de causa desconhecida que pode causar lesões em vários órgãos e sistemas. A classe terapêutica dos corticoides é usada em larga escala para tratar o LES devido aos seus efeitos imunossupressores e anti-inflamatórios, todavia, possuem diversos efeitos colaterais, causando o surgimento de novas patologias e a inclusão de novas drogas seja para efeito profilático ou para tratar um efeito colateral. O objetivo deste trabalho foi identificar os efeitos colaterais causados pelo uso prolongado dos corticoides no tratamento do LES. Foi realizada uma revisão de literatura através de uma busca de estudos publicados nos últimos dez anos, nas bases de dados PubMed e Scielo com o uso dos descritores: lúpus eritematoso sistêmico, corticosteroides, efeitos adversos e autoimunidade. Os quatro estudos selecionados evidenciaram uma forte tendência de desenvolvimento de doenças ósseas relacionadas ao uso dos corticoides para tratar o LES, reduzindo a qualidade de vida dos pacientes, pois se tornam poliqueixosos, com muitas dores articulares, oscilando com períodos de remissão e atividade da doença. Além de doenças ósseas como a osteoporose ou osteonecrose, temos como efeito adverso endócrino a pancreatite aguda e a redução na produção de testosterona. Nesse sentido, o acompanhamento farmacoterapêutico é de suma importância para orientar e esclarecer os possíveis efeitos colaterais graves que impactam negativamente a qualidade de vida dos pacientes e assim promover a utilização segura desses medicamentos.
-
ItemHepatite medicamentosa causada pelo uso de Nimesulida: uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-20) LUIZ, Beatriz Coelho ; SANTOS, Debora Cristina Pereira ; SANTOS, Denise Oliveira dosA hepatite medicamentosa é uma inflamação ocasionada pelo uso contínuo de determinados medicamentos, que resultam em lesões no fígado. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura para identificar a ocorrência de hepatite medicamentosa relacionada à utilização de Nimesulida e discutir sobre as lesões através dos exames bioquímicos relatados nos artigos encontrados. A busca de artigos científicos foi realizada nas seguintes bases de dados: U. S. National Library of Medicine (NLM) PubMed (National Library of Medicine), Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e Scielo. Utilizou-se os seguintes descritores: hepatite induzida por medicamentos, doença hepática crônica induzida por drogas e anti-inflamatórios, combinados com operador booleanos AND e aspas. Os DeCs utilizados foram os mesmos usados em inglês e espanhol. Para a seleção dos trabalhos foram utilizados os critérios de inclusão: artigos publicados entre os anos de 2015 e 2020, textos completos e gratuitos, nos idiomas inglês, português e espanhol; já os critérios de exclusão foram: estudos realizados em animais, artigos e trabalhos sem resultados de biomarcadores indicadores de lesões no fígado, teses e dissertações e revisões de literatura sistemáticas. A busca foi realizada durante agosto e novembro de 2021. No total foram encontrados 327 artigos, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão ficaram 11 artigos, dentre os quais, apenas 4 relataram lesões hepáticas causadas pelo uso de Nimesulida comprovadas com exames bioquímicos. Observou-se que o uso recorrente de Nimesulida pode desenvolver a Hepatite medicamentosa, sobretudo em pacientes com quadro clínico de debilidade ou de doença pré-existente.
-
ItemInteração Medicamentosa X Fitoterápicos em idosos.(Centro Universitário UniFTC, 2023-04-14) ROSA, Leslen da Conceição ; LEITE, Luana Bitencourt Teixeira ; SOUZA, Sandra MariaNo Brasil, a interação medicamentosa entre fármacos e fitoterápicos (ativos extraídos de plantas) cresce a cada dia devido à crença popular, especialmente da população idosa. Este estudo visou estudar a interação medicamentosa entre fármacos e fitoterápicos (ativos extraídos de plantas), foram escolhidos os idosos como o público alvo pois ainda há, na população, certa crença de que medicamentos derivados de plantas não apresentam eventos adversos. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, onde os dados obtidos reforçam a importância desse tipo de informação para a sociedade pois os fitoterápicos possuem agentes químicos que podem causar uma alteração para mais ou para menos no resultado do fármaco prejudicando o paciente, ainda mais em idosos que são mais vulneráveis e tendem a usar mais medicações que a população mais jovem. Como esse problema tem sido propagado, foi entendido a grande necessidade de uma assistência farmacêutica maior e mais eficiente, ações educativas, para que haja a conscientização de toda a sociedade, principalmente da população idosa, que é uma das mais propensas a essa situação e prejudicadas pela a mesma.
-
ItemMétodos laboratoriais no diagnóstico de HTLV.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-02) SANTOS, Jéssica Ribeiro dos ; SANTOS, Keli Moreira dos ; SOUZA, Luana CardosoO HTLV é um retrovírus que possui as mesmas vias de transmissão do HIV. O diagnóstico da infecção por HTLV baseia-se na detecção de anticorpos específicos por meio de testes e o tratamento é direcionado de acordo com a doença relacionada ao HTLV. O objetivo deste artigo é abordar os principais métodos de detecção laboratorial. Trata-se de uma reflexão baseada na revisão da literatura, utilizando as seguintes bases de dados: Pubmed, Bvs, Medline, Scielo e Ministério da saúde. Tendo como critérios de inclusão trabalhos que são gratuitos e atendem aos objetivos específicos de pesquisa e exclusão artigos que não sejam gratuitos, textos incompletos e pesquisas que não contribuam para o objetivo. Foram obtidos 6 artigos para construção do trabalho. Constatou-se que o vírus é de fácil transmissão, no Brasil a triagem do HTLV é negligenciada e a falta de informação é um dos fatores que dificulta o diagnóstico. O diagnóstico da infecção pelo HTLV é feito habitualmente com testes sorológicos, esses testes são baseados na pesquisa de anticorpos anti-HTLV. Constatou-se que tanto a população quanto os profissionais da área da saúde obtinham pouco ou nenhum conhecimento sobre o vírus HTLV e os agravos associados à infecção, ocasionando maior dificuldade na identificação da doença.
-
ItemO uso da metformina no tratamento da síndrome do ovário policístico: uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-16) SANTOS, Tassio Brito ; OLIVEIRA, Taise da Silva ; SANTOS, Rosinete Maia dosA metformina é um antidiabético indicado como primeira escolha no tratamento para diabetes mellitus tipo II, bem como no tratamento da síndrome do ovário policístico que é caracterizado por uma anovulação crônica e hiperandrogenismo O mecanismo de ação dessa droga na SOP consiste no aumento da utilização de glicose nos tecidos sensíveis à insulina e diminuindo a gliconeogênese hepática, reduzindo os níveis plasmáticos de insulina. Esse estudo teve como objetivo reunir evidências da última década sobre a utilização da metformina no tratamento de SOP para identificar se houve descobertas que respaldam a utilização desse fármaco para esta condição atualmente. O estudo foi realizado através de uma revisão de literatura, indexados nas bases de dados Pubmed, Biblioteca Virtual em saúde (BVS) e Scietific Eletronic Library Online (Scielo) no período de 2010 a 2021. Ao final, 10 artigos foram selecionados para discussão dos dados. Dos 10 artigos discutidos nessa revisão, 8 foram favoráveis à utilização da metformina na SOP. A metformina, além de ser associada a uma redução na testosterona sérica, mostrou-se eficaz na remissão dos sintomas da síndrome, quando utilizada com o clomifeno para indução de ovulação, como também demonstrou uma maior resposta dos ovários a estimulação com clomifeno em mulheres resistentes e remissão dos cistos vistos no ultrassom.
-
ItemO uso da vitamina C e D durante a pandemia da COVID 19: uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-21) SILVA, Adriano Olímpio da ; SANTOS, Lindovania Isane Nogueira ; SILVA, Luzia Brandão daO consumo das vitaminas C e D contribuem como auxiliadores na manutenção do sistema imunológico e vem ganhando notoriedade no período da pandemia da covid 19, pois ambas apresentam ampla gama de ações biológicas. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre a utilização das vitaminas C e D durante a pandemia da Covid-19. Foram utilizados os descritores Covid 19, Vitamina C e D e Sistema Imunológico. Para a seleção das publicações realizou-se a busca nos bancos de dados da BIREME, LILACS, PUBMED e SCIELO, entre os anos de 2020 a 2021. Os resultados evidenciaram o efeito potencial da vitamina C quando administrada por via intravenosa na prevenção do agravo de sintomas respiratórios com sugestão de doses elevadas de até 2 g/dia. Já as doses de suplementação diária para a Vitamina D variam entre 5.000 UI / dia a 10.000 UI/ dia e foram associados a uma diminuição de risco significativo de desenvolver infecções respiratórias agudas. Contudo, destaca-se que ainda não existe um consenso acerca da efetividade do consumo dessas vitaminas na prevenção, prognóstico da Covid 19, haja vista que os estudos conduzidos são incipientes, e utilizam métodos com foco em estudos piloto, fator que limitou a construção dessa pesquisa, o que torna necessário a realização de estudos clínicos e randomizados objetivando elucidar as lacunas existentes.
-
ItemO uso indiscriminado da Ritalina® para fins acadêmicos.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-06) FERREIRA, Geralda Isabel ; MENEZES, Lucas Santos ; ETO, Marconi André PedreiraMetilfenidato é um fármaco psicotrópico de efeito narcótico cuja farmacodinâmica expressa-se no bloqueio da recaptação de dopamina e noradrenalina. Em virtude das suas propriedades farmacológicas a medicamento encontra-se classificado como sujeito a controle especial conforme a portaria 344/98 que regula critérios sobre a prescrição e dispensação – receituário amarelo, lista A3. De maneira inicial o fármaco foi sintetizado e utilizado com intuito de conter distúrbios relacionados ao sono e/ou crianças hiperativas, mais tarde expressando-se positivamente no tratamento de TDAH, ponto de partida para sua utilização “off label”, pois como o fármaco age diretamente sob o Sistema Nervoso Central, despertou interesse em quem vem buscando melhora na performance para fins acadêmicos. Desta forma, o presente artigo objetiva esclarecer sobre os fins terapêuticos da Ritalina® e sua utilização indiscriminada, por meio de informações obtidas pelas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, SciELO e PubMed, locais onde personificaram-se 10 artigos científicos e de revisão bibliográfica. Evidenciando assim as controvérsias (uso prescrito x uso fora do rótulo); importância do profissional farmacêutico e riscos provocados por um hábito cada vez mais comum na contemporânea sociedade.
-
ItemPsicofármacos: a atuação do profissional farmacêutico quanto a promoção da saúde mental e os riscos do uso indiscriminado.(Centro Universitário UniFTC, 2023-04-14) MIRANDA, Kamila Isabella Fonseca ; CRUZ, Lorena Souza ; SANTOS, Stefane SilvaO estudo aborda os riscos e consequências da automedicação de psicofármacos, que podem induzir ao diagnóstico incorreto, erros na administração e dosagem, reações adversas e até dependência. Apresenta como objetivo destacar a importância da atuação do profissional farmacêutico na promoção da saúde mental salientando a essencialidade dos medicamentos psicofármacos no tratamento desses pacientes, bem como a orientação quanto ao uso correto dos medicamentos, ressaltando a importância da assistência farmacêutica. A metodologia adotada foi a revisão sistemática, com levantamento de artigos científicos nas bases BVS, PubMed e Scielo publicados entre os anos de 2012 a 2022. Os principais resultados apontaram que o uso de medicamentos sem prescrição médica tornou-se um problema de saúde pública. É considerável a proporção de pessoas com problemas de saúde mental e sintomas que não seguem as prescrições médicas, apresentando assim a chamada não adesão, ou pessoas não diagnosticadas que fazem uso indiscriminado de tais medicamentos O consumo de drogas psicotrópicas aumentou recentemente entre a população geral, sobretudo na população idosa. Assim, recomenda-se boas práticas de atenção à saúde, evitando o uso indiscriminado ou impreciso destes fármacos, bem como divulguem a vasta gama de efeitos colaterais aos seus pacientes, de modo a melhorar a sua qualidade de vida.
-
ItemRiscos associados a utilização de cosméticos com Parabenos na formulação: uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-02) ANDRADE, Beatriz Gomes de ; GONÇALVES, Emmily SaraivaOs parabenos são substâncias químicas comumente utilizadas como conservantes em uma ampla variedade de cosméticos, de modo a proteger os produtos e os consumidores. O objetivo deste trabalho foi correlacionar os riscos da utilização de parabenos em formulações cosméticas, descrever os principais parabenos encontrados nesses produtos e pontuar possíveis alternativas de substitui-los. Foram consultados artigos dos últimos dez anos, indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online – SciELO, PubMed, Google Acadêmico, ScienceDirect, Biblioteca Virtual em Saúde – BVS e Medline. Alguns estudos comparam a utilização dos principais parabenos como o metilparabeno (MP), etilparabeno (EP), propilparabeno (PP) e butilparabeno (BP) com a influência sobre o câncer de mama, grupos vulneráveis como grávidas, crianças, recém-nascidos e obesos, e constatou que ainda que possua uma fraca relação, os parabenos foram encontrados nos tecidos e/ou urina desses indivíduos, segundo as pesquisas referenciadas. Alternativas de substituição desses conservantes devem ser estudadas e avaliadas tanto in vitro como in vivo para melhor confirmação da eficácia, pontuando as características que podem variar a longo prazo e/ou em contato com a pele, como, por exemplo, variação de pH, estabilidade do ativo e a formulação.
-
ItemSaúde da Mulher: a eficácia da farmacoterapia tradicional no tratamento da síndrome dos ovários policísticos: uma revisão de literatura(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-06) SILVA, Laiane Santos da ; SOUZA, Stefanie Brito dos Santos ; SILVA, Brenda Oliveira BispoA Síndrome dos Ovários Policístico (SOP) é uma disfunção endócrina multifatorial,- que ainda não possui etiopatogenia completamente conhecida e pode afetar entre 6 e 16% das mulheres em idade reprodutiva. Tendo sua manifestação iniciada ainda na adolescência, essa síndrome gera diversas alterações hormonais na mulher, ocasionando hiperandrogenismo, anovulação, aparecimento de pelos, espinhas, irregularidades menstruais e infertilidade. O presente estudo tem por objetivo analisar a real eficácia da terapia medicamentosa com enfoque no uso de anticoncepcionais orais, identificar os principais medicamentos utilizados no tratamento dessa síndrome e de forma complementar descrever o tratamento da SOP associado a mudança de hábitos e à qualidade de vida. Este estudo é uma revisão bibliográfica. As bases de dados utilizadas para a busca dos artigos foram: LILACS, SciELO e Google acadêmico. Frente aos processos de tratamento com anticoncepcionais e outros fármacos, entendemos que os mesmos podem ser utilizados ocasionalmente para auxiliar no processo de tratamento, porém, além de apresentar inúmeros efeitos colaterais, tratam os sintomas, não a causa do problema em si. Pode-se observar também, a importância do profissional farmacêutico na frente de dispensação e conscientização das pacientes, considerando os altos índices de automedicação em nosso país. Nesse cenário clínico farmacêutico, estudos demonstram que, para a segurança do paciente, o farmacêutico clínico deve analisar as prescrições e intervir quando necessário, para garantir a eficácia do tratamento.
-
ItemUso inadequado do Metilfenidato entre estudantes para o melhor desempenho acadêmico e seus riscos á saude: um estudo de revisão sistemática.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-17) MEIRA, Évila Lopes ; COSTA, Tailana JesusÉ crescente o uso do metilfenidato por estudantes que buscam melhorar seu desenvolvimento acadêmico. Esse medicamento é classificado na lista de substancias psicotrópicas A3, atua como estimulante do sistema nervoso central, melhora a capacidade cognitiva, diminui sono,fadiga e contribui para execução de tarefas. Esse artigo teve como objetivo identificar na literatura artigos que abordam o impacto do uso do metilfenidato entre estudantes para melhorar o desempenho acadêmico. Trata-se de uma revisão de literatura e tem como base a questão norteadora: Qual o efeito que o uso do metilfenidato traz em estudantes que buscam melhorar seu desempenho acadêmico? Com auxílio dos descritores: metilfenidato, estudantes e uso de medicamentos, foi buscado nas bases de dados eletrônicas estudos que abordassem sobre essa temática. Conforme pesquisados, os artigos estudados, afirmam que a grande maioria dos acadêmicos fazem uso do metilfenidato para desempenho acadêmico positivo, sem levar em consideração possíveis riscos à saúde, contribuindo para o uso irracional do medicamento e acarretando um problema de saúde pública, como a automedicação. Faz de extrema importância a atuação do farmacêutico nas áreas de atenção farmacêutica, com o enfoque na automedicação entre os estudantes, incentivando assim praticas alternativas para um desempenho acadêmico sem impactos a saúde.
-
ItemUso indiscriminado de anabolizantes no meio esportivo, efeitos colaterais e sua problemática na atenção farmacêutica.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-01) PEREIRA, Carlos Davi Silva ; HORA, Karolaine Soares Souza da ; OLIVEIRA, Lucas de SousaOs anabolizantes são hormônios esteroides podendo ser naturais ou sintéticos que em determinadas doses podem estimular o ganho de massa muscular, contudo seu uso sem acompanhamento correto pode causar efeitos colaterais indesejados prejudicando a saúde e a qualidade de vida do usuário. O presente estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura. Foram buscados artigos no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que engloba bases de dados nacionais e internacionais, sendo um total de 10 artigos que compuseram essa revisão. Os efeitos colaterais dos EAA (Esteroides Anabolizantes Androgênicos) podem afetar diversos sistemas e estão relacionados com sua androgenicidade e toxicidade. Esses efeitos ainda variam de acordo ao tipo de EAA, dosagem que normalmente é dose-dependente, idade, sexo dos usuários, predisposição genética e o uso prolongado. Durante o estudo foi possível identificar inúmeros efeitos colaterais que podem ser causados pelo uso não terapêutico e abusivo de EAA. Ressalta-se, ainda, que os efeitos adversos podem afetar vários órgãos e sistemas, sendo que os mais afetados foram o sistema cardiovascular, hepático, musculoesquelético e nervoso central com os efeitos psicológicos.