(Centro Universitário UniFTC, 2023-02-13)
ARAÚJO, Gustavo Lucas Costa
O trabalho encorporado nessas páginas, intitulado “Educação Alternativa:
Escola Waldorf de Nível Fundamental em Petrolina, Pernambuco”, apresenta-se como um estudo bibliográfico para a proposta de implantação de uma Escola Waldorf na
Avenida Fernando Farias, no Bairro Antônio Cassimiro, em Petrolina, Pernambuco.
Para isso, foram feitas análises e comparações entre a modalidade alternativa de
pedagogia e a sua relação e aplicabilidade com a arquitetura.
Adentrando a arquitetura escolar, e como se dar a sua importância para o
desenvolvimento de crianças durante o processo de aprendizagem, esse trabalho
procura investigar os elementos necesários para proporcionar equilíbrio, uma boa
vivência e desenvolvimento da cidania, a partir de aspectos inerentes a essa
modalidade arquitetônica.
Dessa forma, o trabalho inclui o parecer e estudos dos principais teóricos da
pegagoia Waldorf no mundo, como Frans Calgren, Nick Lyons e Jack Petrash, por
exemplo. Como também estudos do histórico e levatamentos para a escolha do local
de intervenção, além de ensaios projetuais que irão guiar e embasar o projeto
arquitetônico.