FISIOTERAPIA
Permanent URI for this collection
Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a Fisioterapia da unidade de Vitória da Conquista da rede UniFTC.
Browse
Browsing FISIOTERAPIA by Issue Date
Results Per Page
Sort Options
-
ItemFerramentas de avaliação ergonômica aplicadas em empresas brasileiras: uma revisão de literatura(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2021-08-18) LACERDA, André de Oliveira ; COSTA, Márcio Melo ; ARAÚJO, Thaciana Pereira deTendo em vista a alta taxa de acidentes de trabalho registrados no Anuário estatístico de Acidentes de trabalho AEAT, onde no Brasil foram registrados 549.405 mil acidentes de trabalho em 2017. os profissionais que atuam nas empresas devem se atentar aos fatores de riscos que os trabalhadores estão expostos dentro do ambiente de trabalho, tais como: (postura inadequada durante as atividades laborais, Movimentos repetitivos em postos de alto risco e ou grande intensidade). Este estudo tem como objetivo desenvolver uma revisão literatura com intuito de verificar as ferramentas de avaliação ergonômicas aplicadas pelos fisioterapeutas em empresas brasileiras. Após analisados todos os artigos, foi possível elencar os métodos com maior grau de utilização pelos profissionais nas empresas. Com os artigos selecionados em mão, foram discutidos entre os pesquisadores, no qual foi possível elencar os que mais se repetem nos trabalhos avaliados, sendo eles: (AET, OWAS, RULA, QNSO), tendo consciência da grande quantidade de técnicas encontradas, entendemos que são muitas ferramentas e métodos da ergonomia disponíveis no mercado brasileiro, com alta taxa de confiança para utilização pelos nossos profissionais.
-
ItemA importância do tratamento fisioterapêutico na incontinência urinária em mulheres.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-08-03) AMARAL, Ana Clara Silva ; COSTA, Andresa MendesDe acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (2018), cerca de 5% da população (homens e mulheres) sofrem de incontinência urinária (IU). Este problema de saúde pública afeta, em sua maioria, mulheres após a menopausa e gestantes. A IU caracteriza-se pela perda involuntária de urina, e há 3 principais tipos: incontinência de esforço, incontinência de urgência e incontinência mista. O objetivo desse estudo foi destacar a importância do tratamento fisioterapêutico em mulheres afetadas pela incontinência urinária. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura nas principais bases de dados de saúde: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). As buscas foram realizadas no período de outubro de 2022 e foram utilizados como critérios de inclusão artigos de ensaios clínicos, texto completo, publicados nos últimos 10 anos, na língua portuguesa, inglesa e espanhola. Os critérios de exclusão foram publicações que fossem revisão sistemática, conteúdos de revisão e que o título não fosse condizente com o tema da pesquisa. Após a pesquisa, 12 artigos foram selecionados. Dessa forma, através das pesquisas realizadas, foi possível evidenciar que a fisioterapia é uma forma de tratamento eficaz para a incontinência urinária em mulheres, sem riscos e com métodos pouco invasivos. Recursos como a cinesioterapia e exercícios de Kegel apresentam baixo custo e resultados positivos. Desse modo, a mulher pode recuperar a qualidade de vida, autoestima, e realizar atividades que antes eram limitadas em seu dia-a-dia.
-
ItemO impacto da automedicação e exercícios para perda de peso em adultos.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-11-28) FRANÇA, Dayrane Tameirão de ; PATEZ, Maria Cleide de Sousa ; JESUS, Talita Muniz Gonçalves deA automedicação, classicamente conhecida como o consumo de medicamentos sem receita médica, tornou-se um problema de saúde pública mundial, motivado pela falta de educação e treinamento em questões relacionadas ao uso inadequado de medicamentos. O objetivo desse estudo é verificar impactos da automedicação e exercício em adultos obesos. Trata-se de um estudo descritivo de revisão integrativa de literatura. Os dados foram coletados através de artigos científicos publicados nos anos de 2018 a 2022, nas plataformas online LILLACS; SCIELLO e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram encontrados na plataforma SCIELLO 14 artigos, PUBMED 18 e BVS14. Após critérios pré-estabelecidos de leitura na íntegra e fichamento foram selecionados 14 artigos, sendo 04 da SCIELLO; 5 PUBMED e 5 da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). A orientação das pessoas em relação às consequências da automedicação associada aos exercícios físicos deve ser realizada diariamente, pois os riscos do consumo indiscriminado, sem acompanhamento médico e farmacêutico, são muitos e podem acarretar diversas complicações para a saúde física. Muitos adultos obesos recorrem á automedicação e fazem o uso de forma irracional, sem prescrição e orientação correta, sendo expostas a uma série de eventos adversos e a dependência dos medicamentos.