NUTRIÇÃO
Permanent URI for this collection
Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a Nutrição da unidade de Vitória da Conquista da rede UniFTC.
Browse
Browsing NUTRIÇÃO by Issue Date
Results Per Page
Sort Options
-
ItemPercepção da imagem corporal em funcionárias de um complexo hospitalar do sudoeste da Bahia.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-02) FRANÇA, Catarina Santos Rodrigues ; MARQUES, Jackson de Souza ; SILVA, Natiely da PazNa atualidade existe uma crescente preocupação com o corpo, seja por questões de saúde, ou por estética, situações estas que colaboram para o aumento da insatisfação e da distorção corporal. Objetivou-se avaliar a insatisfação e a distorção da imagem corporal em funcionárias de um complexo hospitalar público do sudoeste da Bahia. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter transversal e quantitativo, o qual abordou informações sociais (letras inicias do nome, data de nascimento, idade, escolaridade, estado civil) e biológicos (menopausa), a antropometria (Peso (Kg), estatura (m), Índice de Massa Corporal (IMC) (Kg/m2) e os instrumentos de autopreenchimento, o Body Shape Questionnaire (BSQ) aplicado para verificar a imagem corporal das participantes da pesquisa e a Escala de Silhuetas empregada para avaliar a percepção das investigadas em relação ao corpo ideal. Para a análise dos dados foi utilizado o Software SPSS 22, empregou-se parâmetros da estatística descritiva como média, desvio padrão, mínimo, máximo, frequência absoluta e relativa. Foram estudadas 55 funcionárias as quais apresentaram médias de idade 33,74 anos, IMC de 25,31 Kg/m2, indicando sobrepeso nas pesquisadas, peso de 65,6 Kg, BSQ de 73,32 pontos, indicando distorção da imagem corporal de leve a moderada e silhueta de 0,64, indicando uma insatisfação pelo excesso de peso. O sobrepeso, a distorção e a insatisfação corporal incitam à necessidade da promoção de programas de educação alimentar e nutricional que promovam hábitos alimentares saudáveis influenciando de forma positiva sobre todos estes fatores.
-
ItemRisco Cardiovascular em funcionários do complexo hospitalar do sudoeste da Bahia: Análise antropométrica.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-02) SANTOS, Karoline Almeida ; GONÇALVES, Samuel Borges ; CHAVES, Thais PereiraAs doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis por grande parte do agravo à saúde dos indivíduos e/ou coletividade, que acarreta um aumento na taxa de morbidade e mortalidade prematura, afetando em sua maioria mulheres. Com a inserção no mercado de trabalho, se eleva o risco de desenvolvimento das DCV, excesso de peso e estresse causados pela sobrecarga da rotina. Objetivou-se avaliar através de indicadores antropométricos o risco de doenças cardiovasculares em funcionárias de um Complexo Hospitalar do sudoeste da Bahia. Trata-se de um estudo transversal, qualitativo, com coletas de dados antropométricos: peso e altura para cálculo do índice de massa corporal, circunferência do pescoço (CP), circunferência da cintura (CC), circunferência abdominal (CA), e as relações cintura-quadril (RCQ) e cintura-estatura (RCE). A pesquisa foi composta por uma amostra de 55 funcionárias, com idade entre 20 a 59 anos. Da amostra estudada, 40,7% das mulheres estavam com excesso de peso de acordo com o IMC, os parâmetros para risco cardiovascular foram avaliados por meio da CC com 47,2%, CA em 70,2%, CP em 33,3%, RCE em 22,9% e 18,75% em RCQ. Os percentuais de IMC, CC e CA se destacaram. A prevenção das DCV e de seus fatores de risco são fundamentais para evitar o crescimento da taxa de mortalidade. Assim, a ação do nutricionista, é de suma importância para a adesão a uma dieta adequada e saudável, adotando uma mudança no estilo de vida para contribuir na erradicação da obesidade.
-
ItemA influência do planejamento alimentar e da psicoterapia no manejo da compulsão alimentar.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-09) MATOS, João Vitor Bonfim Soares deA compulsão alimentar é um distúrbio alimentar onde há episódios frequentes de comer excessivo em poucas horas seguido de arrependimento. Este trabalho tem como objetivo descrever como a psicologia em conjunto com o planejamento nutricional atuam no controle da compulsão alimentar. Pois é um tema que não há um conceito específico e poucos trabalhos relacionando a interdisciplinaridade do seu tratamento. Para a realização deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando artigos presentes nas bases de dados: google acadêmico, scielo e portal de periódicos da CAPES. Utilizou-se as palavras chaves compulsão alimentar, compulsão alimentar e psicologia, planejamento alimentar e compulsão e compulsão alimentar e nutrição. Excluiu- se os artigos anteriores aos anos 2000. Conclui-se que a melhor maneira se tratar a compulsão alimentar é com o auxílio de um planejamento alimentar de um nutricionista e a realização de psicoterapias
-
ItemO impacto da pandemia na rotina alimentar brasileira.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-12) BARROS, Flávia Queiroz ; SILVA, Lauriane Batista daIntrodução: O coronavírus trouxe varios impactos diretos e indiretos em diferentes setores da sociredade a sociedade desde o surgimento na China em dezembro de 2019 e com sua disseminação a qual culminou em uma pandemia, tais impactos também contribuíram para uma mudança na saúde alimentar, seja de forma direta ou indireta, pois as ações direcionadas a contenção do vírus também impactaram a rotina alimentar, disponibilidade de alimentos e outros fatores, como a questão emocional e o gasto energético. Objetivo: este estudo visa examinar os efeitos da pandemia de COVID-19 nos hábitos nutricionais, de adultos. Metodologia:Os dados foram obtidos em forma a partir de dados publicos disponibilizados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional- SISVAN. Conclusão: Os achados obtidos neste estudo mostraram que a pandemia trouxe impactos nas decisões alimentares que podem ter sido positivas ou negativas, mas que é importante destacar que a manutenção das negativas traz um efeito em longo prazo na saúde brasileira e destaca que tais impactos refletem uma série de fatores que devem ser abordados considerandos a intersetoriedade e as questões biopsicosociais envolvidas com a questão.