NUTRIÇÃO
Permanent URI for this collection
Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a Nutrição da unidade de Jequié da rede UniFTC.
Browse
Recent Submissions
1 - 2 of 2
-
ItemConsumo de suplementos alimentares por praticantes de musculação: Revisão bibliográfica.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-19)O aumento da pratica de exercícios físicos associada a manutenção da estética corporal, favorece a adoção do consumo de suplementos alimentares, principalmente pelos praticantes de musculação. O uso de suplementos alimentares atua na complementação da alimentação dos indivíduos saudáveis e fisicamente ativos, com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados. Portanto esse estudo tem por objetivo avaliar os fatores associados ao consumo de suplementos alimentares por praticantes de musculação. Através de buscas em base de dados foram encontrados 524 estudos, dos quais 13 foram selecionados para o estudo. Destacam -se pesquisas quantitativas como prevalência metodológicas, bem como as regiões sudoeste, sul e centro-oeste como regiões onde se concentram as pesquisas. Existe uma prevalência no uso dos suplementos alimentares por praticantes de musculação com o objetivo de principal de ganho de massa magra corporal e aumento de força. Dessa forma, existe uma procura maior pelos suplementos proteicos por indivíduos do sexo masculino, essas substancias são adquiridas sem orientação de um nutricionista, através de indicação de amigos, instrutores e mídia. Portanto, deve-se priorizar a prescrição de suplementos por nutricionistas, pois cabe a estes profissionais orientar e direcionar sobre seu consumo, evitando possíveis riscos à saúde com o mal uso.
-
ItemAvaliação qualitativa das preparações do cardápio (AQPC) de uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar em Jequié-BA.(Centro Universitário UniFTC, 2023-11-30)Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade dos cardápios do almoço de servidores de uma Unidade de Alimentação e Nutrição hospitalar do município de Jequié-BA. Metodologia: foi aplicado o método AQPC de Veiros e Proença (2003) nos cardápios, no segundo semestre de 2022, totalizando 42 dias de análise. Foram observados aspectos positivos (frutas e folhosos) e negativos (monotonia de cores, alimentos ricos em enxofre, carnes gordurosas, doces, frituras e frituras associadas a doces) e, classificados de acordo com a frequência de ocorrência. Resultados: conforme verificação dos dados coletados, a oferta de frutas apresentou 100% de presença na alimentação dos comensais (“ótimo”), e 78,6% de folhosos (“bom”). Em relação a monotonia de cores 47,6%, alimentos ricos em enxofre 45,2%, frituras isoladas 50% e frituras associadas a doces 50%, categorizados como “regular”. Referente ao aparecimento de 54,8% de carnes gordurosas, esse foi indicado como “ruim” e a presença de doces, “péssimo”. Considerações finais: desse modo, os achados da configuração desfavorável oferecem indicativos da necessidade de ajustes dos cardápios pelo profissional técnico nutricionista, a fim de aprimorar a apresentação das preparações, e sobretudo, influenciar a adoção de hábitos alimentares adequados do ponto de vista nutricional por parte dos colaboradores do hospital.