TRABALHOS INTERPROFISSIONAIS

Nesta coleção encontram-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a mais de um curso de Graduação na unidade de Jequié da rede UniFTC.

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 5 of 7
  • Item
    Os impactos físicos e emocionais do transtorno de ansiedade e a relevância dos seus hábitos alimentares.
    (Centro Universitário UniFTC, 2023-05-29) SANTOS, Agton Pitombo ; RAMOS, Leide Simões ; SANTOS, Suzana Silva
    A ansiedade tem suas próprias características e desafios, e apesar de ser uma palavra muito comum, usada por todos para identificar algum sentimento de angústia e desconforto, muito do que se sabe vem do senso comum e pouco se conhece de fato sobre esse transtorno. O objetivo dessa pesquisa é esclarecer o tema, trazer informações, ajudar na identificação dos principais sinais e sintomas, além de, demonstrar a importância de bons hábitos, principalmente, alimentares e como eles são relevantes para essa temática e como podem ajudar pessoas com o quadro ansioso. Para dar corpo a este artigo optou-se pelo caminho metodológico da pesquisa bibliográfica, utilizando como instrumentos de coleta de dados as bases de dados digitais, por meio da PubMed, Scielo e da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS. Uma vez que, diversos transtornos de ansiedade podem estar associados a vários efeitos adversos à saúde, incluindo obesidade através da compulsão alimentar. Assim, quando os indivíduos se encontram em um estado elevado de ansiedade, tendem a recompensá-la através da comida buscando aliviar o seu estado emocional, podendo trazer pontos negativos para sua saúde dependendo da escolha alimentar, o que acaba se tornando um ciclo vicioso, pois alterações nas emoções podem levar ao impulso alimentar. Desse modo, pode-se concluir que o tratamento multiprofissional, psicológico aliado à nutrição, pode trazer melhorias à condição psíquica dos pacientes com transtornos de ansiedade como também elaboração de novos estudos clínicos a fim de consolidar o uso dos nutrientes presentes na alimentação como contribuição para o tratamento da ansiedade.
  • Item
    Cuidados paliativos em pacientes com câncer de mama: Importância da atuação de uma equipe multiprofissional.
    (Centro Universitário UniFTC, 2022-12-20) LIMA, Ana Teressa Moitinho Silva ; SILVA, Bianca Ramos ; SANTOS, Esther Alves ; MOURA, Joanes Patrício ; SANTANA, Valter Vinícius Farias
    Introdução: No Brasil a partir do ano de 1974, o termo “cuidados paliativos” passou a ser adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Comitê de Câncer elaborou um grupo de trabalho responsável pela definição de políticas que visassem o alívio da dor e cuidados para pacientes com câncer, direcionando a recomendação para todos os países do mundo. Objetivo: Analisar a importância da equipe multiprofissional nos cuidados paliativos do indivíduo com câncer de mama. Metodologia: Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, do tipo revisão bibliográfica, a partir de uma análise de artigos publicados sobre o tema, que teve como critérios de inclusão artigos publicados em base de dados online e de forma gratuita. Foram eles, a Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), consultadas através do site da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e documentos vinculados ao Instituto Nacional do câncer (INCA) e Ministério da Saúde (MS). Resultados e Discussões: Ainda são consideradas escassas, no Brasil, as pesquisas sobre a assistência da equipe multiprofissional direcionadas às mulheres com câncer de mama em cuidados paliativos. Considerações Finais: Os profissionais da equipe multiprofissional enfrentam desafios de diferentes naturezas em sua prática. Diante da vivência subjetiva coletiva que permeia o Cuidados Paliativos, podemos averiguar a sua eficiência na melhoria da qualidade de vida desses pacientes através do trabalho do Biomédico, Psicólogo, farmacêuticos e nutricionista.
  • Item
    Desenvolvimento das doenças cardiovasculares em população de baixa condição econômica.
    (Centro Universitário UniFTC, 2022-12-19) CARVALHO, Ana Clara Santos SANTOS ; SANTOS, Cosmírio de Souza ; SANTOS, Samara Pereira
    As doenças cardiovasculares (DCV) são um conjunto de desordens que atingem o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, são consideradas as principais causas de morte em todo o mundo e fazem parte das doenças crônicas não- transmissíveis. Observa-se que, no o Brasil, as DCVs são as principais causas de mortalidade no país, entre homens e mulheres, desde a década de 60. Desse modo, esse estudo parte do seguinte questionamento: O que a literatura científica aborda sobre o desenvolvimento de doenças cardiovasculares no Brasil nos últimos 5 anos? Essa pesquisa teve como objetivo geral: analisar as contribuições da literatura sobre o desenvolvimento de doenças cardiovasculares no Brasil. Como objetivos específicos, pretendeu-se: analisar a frequência de ocorrência da literatura que trata sobre doenças cardiovasculares e identificar os fatores socioeconômicos relacionados as doenças cardiovasculares, no Brasil, considerando produções científicas publicadas entre 2015 a 2020. Com base na metodologia de pesquisa qualitativa, esse estudo, foi realizado por meio de uma pesquisa de revisão integrativa de literatura elaborada através de bibliografias que envolvam publicações científicas sobre as doenças cardiovasculares e os fatores socioeconômicos relacionados a essas doenças. Assim, a coleta de dados ocorreu último trimestre do ano de utilizando os Descritores em Ciências da Saúde. Como resultados, os artigos apontaram que há uma baixa frequência na ocorrência de artigos voltados para os estudos de DCVs na literatura brasileira, especialmente aqueles que são disponibilizados no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e o perfil socioeconômico relacionado às DCVs, envolve a idade acima de 40 anos, sexo feminino, com companheiros, baixa escolaridade e baixa renda.
  • Item
    Benzodiazepínicos: Da terapêutica ao abuso e dependência.
    (Centro Universitário UniFTC, 2023-04-14) ALMEIDA, Camile Santos ; NOVAES, Thaylana dos Santos ; LOPES, Quézia Pereira
    Os benzodiazepínicos são uma classe farmacológica de medicamentos que atualmente são os principais utilizados no tratamento de transtornos do sono e controle da ansiedade, contudo seu uso deve ser acompanhado de perto por um médico, pois por se tratar de uma medicação controlada pode causar depedência, tolerância e intoxicação se usada de forma indiscriminada. O objetivo deste trabalho foi ressaltar a importância da terapêutica com o uso de benzodiazepínicos e como seu uso indiscriminado sem orientação médica pode afetar paciente. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo sistemática, as bases de dados utilizadas foram LILACS, SciELO e Google acadêmico, encontrando um total de 12 artigos. Desse total 5 (cinco) trazem levantamentos realizados em UBS, onde observou- se operfil dos usuários de benzodiazepínicos e a necessidade de orientação inerente a posologia. Contudo, 3 (três) artigos trazem enfoque na ausência do acompanhamento médico, onde presume- se através de dados coletados através de entrevistas. Como, também, 4 (quatro) artigos baseados na revisão literária, destacaram exepcionalmente a necessidade da participação profissional como orientadora. Conclui-se que tanto entre os profissionais de saúde quanto entre os pacientes, o uso indiscriminado é bastante presente e que cabe às políticas públicas de saúde rever suas políticas para conscientizar a população enquanto aos riscos que estão se expondo.
  • Item
    Implicações das disfunções sexuais na sexualidade feminina.
    (Centro Universitário UniFTC, 2022-12-19) JESUS, Fabricio Lima de ; TEODORO, Gabriel Almeida ; OLIVEITA, Maria Cristina Bastos de
    A sexualidade não é sexo, mas um modo de ser que se integra a um corpo por meio de práticas e pode ocasionalmente, estar presente em todas as fases da vida. Nela encontra-se um conjunto de características singulares humanas. Objetivo: este trabalho tem como objetivo identificar na literatura as implicacões das disfunções sexuais na sexualidade feminina. Metodologia: Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo do tipo revisão integrativa. A estratégia de identificação e seleção dos estudos foi através da busca eletrônica, nas bases de dados LILACS, SCIELO, e Google acadêmico, sendo utilizado 8 artigos através dos critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2000 a novembro de 2022, completos, em português, disponíveis em meio eletrônico e que abrangiam diretamente a temática proposta pela pesquisa. Resultados e discussão: Percebeu-se nos artigos estudados que a falta de desejo sexual é a queixa mais comum entre algumas mulheres e os fatos que fomentam a essa disfunção podem apresentar diversas causas psicológicas, como: estresse, depressão e ansiedades, assim como as questões sociais, fisicas e hormonais Conclusão: Em suma, essa pesquisa mostra a importância da realizações de capacitações dos profissionais acerca do assunto com o intuito de ampliar o olhar do deste, a um entendimento qualificado em como lidar com queixas sexuais femininas, a fim de elaborar estratégias de intervenções de encaminhamentos interdisciplinares das mesmas, e possibilitou o conhecimento sobre os fatores que acarretam o acontecimento das disfunções sexuais.