Atividade física para alívio dos sintomas físicos e psicológicos da ansiedade em adolescentes- Uma revisão integrativa.

No Thumbnail Available
Date
2022-12-08
Authors
CAETITE, Alciane Costa Carmo
MEIRA, Anna Julia Fontes Cunha
ROCHA, Fernanda Nunes
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Centro Universitário UniFTC
Abstract
A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano desafiadora na qual acontecem mudanças sociais, emocionais e físicas, o que podem acarretar em autopercepções negativas, sendo um período marcado por rápidas mudanças fisiológicas e psicológicas. Desta forma, a alta prevalência e o impacto preocupante dos transtornos de ansiedade ao longo da adolescência salientam a necessidade de tratamentos eficazes. Nesta lógica, estudos afirmam que a prática de atividade física promove benefícios para a função cerebral, assim como proporciona sentimentos de alegria, satisfação e bem-estar, diminuindo os níveis de ansiedade e a depressão. A atividade física tem mostrado ter benefícios mais amplos para o bem-estar das pessoas, inclusive melhora na qualidade de vida, menor sofrimento psicológico, como também, melhora da saúde física, sendo uma ferramenta com muitos benefícios para pessoas com transtornos de ansiedade. Este estudo tem como objetivo descrever como o exercício físico pode contribuir para a saúde e qualidade de vida dos adolescentes com ansiedade. Compreender os efeitos e o impacto da atividade física na ansiedade em adolescentes é imprescindível, para a ampliação de discussões deste tema, além de contribuir para novas estratégias de promoção de saúde para esse público. Trata-se de uma revisão integrativa onde as buscas foram realizadas no período de abril e maio do ano 2022 nas bases de dado Pubmed, Scielo e PEDro, utilizando as seguintes palavras- chaves nos idiomas português e inglês: “physical activity [AND] adolescent”; “anxiety [AND] adolescent”; “anxiety symptoms [AND] adolescent; “Exercício físico na ansiedade”; “Benefícios do exercício físico”; “Saúde mental do adolescentes”, sendo as buscas realizadas de forma separada e utilizando os indicadores booleanos. O recorte temporal utilizado serão artigos científicos publicados no período de 2011 a 2022 extraídos na bases de dados citadas anteriormente. Associada às terapias medicamentosas prescritas, têm sido propostas outras alternativas de tratamento, como a prática de exercício físico que, em vários relatos, têm efeitos similares ao uso de remédios e terapias. Em conclusão, os estudos utilizados para realizar a presente revisão relataram a importância da prática de atividade física na adolescência. Entretanto, houve divergência de resultados entre os estudos já que alguns identificaram que mais da metade dos adolescentes não realizam atividades física e outros relataram que mais da metade dos adolescentes praticavam atividade física, porém essa divergencia não exclui o fato de que nos estudos há um um consenso que a prática de atividade física está associada com a melhor qualidade de vida e bem-estar subjetivo, e menores escores de ansiedade.
Description
A data de emissão deste trabalho de conclusão de curso foi considerada a data da Carta de Aceite do Orientador para orientação do Trabalho de Conclusão de Curso por este não constar a Ata datada pelos membros da banca. Não há descrição exata sobre qual curso se destina cada discente.
Keywords
Citation
CAETITE, Alciane Costa Carmo; MEIRA, Anna Julia Fontes Cunha; ROCHA, Fernanda Nunes. Atividade física para alívio dos sintomas físicos e psicológicos da ansiedade em adolescentes- Uma revisão integrativa. 2022. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Interdisciplinar de Fisioterapia e Biomedicina ) – Centro Universitário UniFTC, Vitória da Conquista, 2022.