(Im) possibilidade de responsabilizar civilmente os influenciadores digitais nas relações consumeristas

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Date
2023-11-28
Authors
MAGALHÃES, Eric Santos
DIAS, Péricles Everton Oliveira
SANTOS, Rafael Pereira
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
UNEX - Centro Universitário de Excelência
Abstract
O presente artigo científico traz à baila uma breve análise acerca da possibilidade de responsabilização civil da figura do influenciador digital no cenário de divulgação de produtos e/ou serviços prestados por meio de publicidade relacionada com meios digitais. Perante o fenômeno da globalização empresarial e do comércio virtual, a lei deve intervir em matéria de consumo e regular os conteúdos e a publicidade para proteger os consumidores de comportamentos potencialmente abusivos e/ou abusivos por parte das agências de publicidade. O artigo científico tem por objetivo geral apresentar acerca da responsabilidade civil dos influenciadores digitais em face do código de defesa do consumidor. Justificou-se o presente estudo pela sua relevância jurídica, pois abre espaço para discussões acerca da prática de propaganda dos influenciadores digitais, e seus impactos na relação consumerista. O método de pesquisa utilizado foi a revisão bibliográfica e documental no âmbito do Direito Civil e Consumerista. Portanto, verificou-se que a relação de consumo ao qual os influenciadores digitais atuam, sejam ela de forma direta ou indireta, carece ser responsabilizada quando houver qualquer abuso, engano e ofensa a algum bem jurídico tutelado, encontrando amparo legal no Código do Consumidor e Código Civil.
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Citation
MAGALHÃES, Eric Santos; DIAS, Péricles Everton Oliveira; SANTOS, Rafael Pereira. (Im) possibilidade de responsabilizar civilmente os influenciadores digitais nas relações consumeristas. Orientador: Yuri dos Santos Santana. 2023. 16p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Bacharelado em Direito, UNEX - Centro Universitário de Excelência, Itabuna, 2023.
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