SALVADOR/BA
Permanent URI for this community
UNIDADE SALVADOR DA REDE UNIFTC.
Browse
Browsing SALVADOR/BA by Issue Date
Results Per Page
Sort Options
-
ItemTranstorno do espectro autista e a odontopediatria.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-18) FARIAS, Louise Luelle Novais de ; FERNANDES, Louise Sant’ana ; COSTA, Sheila MendesO autismo, também conhecido como Transtorno de Espectro Autista (TEA) é descrito como uma desordem neuropsiquiátrica manifestada na primeira infância, afetando grande parcela da população, sendo mais prevalente no sexo masculino e com variados graus de manifestação. É caracterizado pelo déficit de desenvolvimento mental, auditivo, visual, além de prejuízo na interação social, ações estereotipadas e repetitivas. O aumento na demanda de casos tornou necessário a capacitação de cirurgiões-dentistas para um atendimento efetivo e eficaz, através de medidas humanizadas, envolvendo uma equipe multidisciplinar que corroboram a prevenção e manutenção da saúde, atendendo às necessidades dessas crianças. Esse trabalho de revisão de literatura teve como objetivo abordar e compreender a importância do atendimento humanizado em pacientes com TEA na odontopediatria. A pesquisa foi realizada nas bases de dados SciELO, MEDLINE, Portal Regional da BVS, fontes regidas do Ministério da saúde e órgãos Legislativos e foram selecionadas publicações no período de 2011 à 2022, nos idiomas português e inglês. O atendimento humanizado na odontopediatria promove maior conforto ao paciente com TEA, além de promover saúde bucal. Portanto, é evidente a necessidade de profissionais capacitados diante dessa deficiência, sendo preciso a aplicação de abordagens comportamentais individualizadas, variando com os aspectos clínicos de cada paciente, através de estratégias de condicionamento odontopediátrico de modo humanizado.
-
ItemAnálise da relação entre as condições metabólicas e sistêmicas do diabetes mellitus com o processo da osseointegração na reabilitação oral com implantes dentários.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-18) SANTOS, Nívea Maria Nunes de Almeida ; SANTOS, Kauan Gustavo Jesus dosA descoberta da osseointegração revolucionou a história da implantodontia, possibilitando a realização da reabilitação oral por meio dos implantes dentários com um alto índice de sucesso devido à segurança e previsibilidade da técnica empregada e as características bioativas dos materiais utilizados. Contudo, é preciso entender que algumas condições sistêmicas, a exemplo do diabetes mellitus, oferecem riscos de falhas dos implantes, principalmente quando o paciente apresenta alterações metabólicas descompensadas do diabetes. Objetivo: Estabelecer a relação entre as condições metabólicas e sistêmicas do diabetes mellitus com o processo da osseointegração na reabilitação oral com implantes dentários. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura por meio da análise de artigos disponíveis no banco de dados da Scielo, PubMed, BVS Odontologia, além de leis, manuais, programas e políticas de saúde nacionais, utilizando os descritores “Osseointegração”, “Diabetes Mellitus” e Implantes Dentários”. Assim, foram selecionados 24 artigos para contemplar o tema proposto pelo presente estudo, sendo que 9 artigos entre os demais foram sintetizados em forma de quadro com o intuito de compilar a interrelação existente entre alterações metabólicas do diabetes e o comprometimento da osseointegração. Resultados: O paciente diabético que apresenta um índice glicêmico controlado e assistido de modo correto acarreta menores riscos de complicações após o tratamento com implantes. Conclusão: Com análise dos resultados foi possível concluir que a doença não constitui uma contraindicação para implantoterapia desde que o paciente esteja metabolicamente controlado.
-
ItemPrincipais pastas obturadoras aplicadas em dentes decíduos.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-18) SÁ, Ana Lavínia Fagundes ; COSTA, Jade Campos de OliveiraO tratamento endodôntico em dentes decíduos ainda é um desafio para a odontopediatria. Além do manejo dos pacientes pediátricos, esse tratamento exige o uso de materiais específicos. As principais pastas utilizadas são: Guedes-Pinto (iodoformada), pasta CTZ, pasta de Oxido de Zinco e Eugenol e Pasta a base de hidróxido de cálcio. As pastas citadas são antimicrobianas, reabsorvíveis, possuem adesão as paredes dos canais e biocompatíveis. Em contrapartida, todas possuem desvantagens, devendo ser avaliado pelo profissional qual atende aos critérios necessários para cada caso. O objetivo do trabalho foi revisar a literatura acerca das principais pastas obturadoras utilizadas em dentes decíduos, afim de estudar quais as características principais as pastas obturadoras devem apresentar para o sucesso da terapia endodôntica, sempre visando a manutenção dos dentes decíduos no arco dentário, até sua esfoliação natural, e quais as mais utilizadas pela odontopediatria. Para isso foi realizada uma revisão de literatura através de artigos científicos, pesquisados nas bases de dados “PubMed”, “Scielo” e “Lilacs”, publicados entre os anos de 2000 e 2021. A literatura acerca do assunto é ampla, apresentando diferentes conclusões sobre os materiais disponíveis na atualidade, definindo que ainda não há um consenso sobre qual material obturador é o padrão-ouro para odontopediatria.
-
ItemPrincipais acidentes na extração de terceiros molares impactados.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-18) BASTOS, Aline Silveira ; CARDOSO, Anny Helly Andrade ; BARBOZA, Laise de AbreuO terceiro molar, por ser o último dente a erupcionar na arcada dentária, muitas vezes encontra-se impactado, havendo assim a necessidade da remoção desse elemento dentário. Apesar dessa extração ser um dos procedimentos mais realizados na rotina do cirurgião dentista, há um risco de ocorrer acidentes durante a sua extração. Dentre os acidentes que mais ocorrem pode- se destacar: hemorragias, lesões nervosas, injurias aos dentes vizinhos, fratura óssea da tuberosidade da maxila e mandíbula, comunicação buco-sinusal, deslocamento de dentes para estruturas anatômicas nobres, entre outros. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre os principais acidentes que ocorrem na extração de um terceiro molar impactado. Foi realizada uma coleta de dados científicos nos bancos de dados LILACS, Scielo, Medline e Periódico CAPES, entre os anos 2011 e 2022, onde foram selecionados 34 artigos. Conclui-se que o melhor tratamento para esses acidentes é a prevenção, portanto, é de extrema importância, um bom planejamento cirúrgico, realizado a partir de exames
-
ItemPrimeiros socorros no ambiente odontológico: Prevenção e capacitação do cirurgião dentista frente ás emergências médicas.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-22) BATISTA, Lavinia Dorea Pinto ; EVANGELISTA NETO, ManoelFrente aos avanços na área odontológica, é possível observar uma maior ascensão na busca por informações do cirurgião-dentista. Deste modo, observa- se um aumento significativo de pacientes com patologias sistêmicas e pacientes ansiosos. Assim é fundamental obter conhecimento da condição fisiológica do paciente, realizando sempre um atendimento especializado e humanizado, uma anamnese detalhada, exames complementares afim de tentar minimizar eventualidades emergenciais. Este estudo teve como objeto principal descrever o papel do cirurgião-dentista frente às emergenciais médicas durante os atendimentos clínicos, evidenciando e classificando as principais emergenciais que podem ocorrer no procedimento acarretando assim um risco fatal a vida da vítima, salientando os principais manejos adequados para contornar a situação até a chegada da equipe médica especializada. O presente estudo refere-se à uma revisão de literatura, tendo como base os artigos científicos, bancos de dados (Scielo, Medline, Revodont), bem como análise dos livros “ MALAMED, Stanley, Emergências medicas em odontologia, 7° edição, São Paulo, Guanabara Koogan, 2016” e “ANDRADE, ED, RANALI, J, Emergências médicas em Odontologia, 3a Edição, São Paulo, Artes Médicas, 2011”. Foi realizado uma seleção dos últimos 13 anos no que se refere aos Primeiros socorros no ambiente odontológico e com base nos critérios de inclusão e exclusão pré- estabelecidos. Diante aos estudos selecionados e criteriosamente estudados, compreende-se que o papel do cirurgião-dentista é indiscutível nesses momentos, o mesmo deve-se apresentar apto para intervir de maneira ágil e eficaz em situações de risco.
-
ItemQuais materiais o cirurgião-dentista utiliza como modeladores de resina composta?(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-25) MASCARENHAS, Juliana Araujo dos Santos ; MENOITA, Maria Eduarda da SilvaOs cirurgiões-dentistas têm por predileção o uso de resinas compostas e uma das grandes dificuldades em utilizá-las na prática odontológica é o fato de que este material pode apresentar variações de uso por conta da sua viscosidade, e, por isso alguns profissionais utilizam de técnicas para melhorar o seu manuseio, como por exemplo, a utilização de pinceis embebidos em resinas modeladoras, sistema adesivo ou álcool, para facilitar a escultura e adaptação da resina composta ao dente. Sendo assim, foi desenvolvido um estudo descritivo qualitativo com 103 profissionais cirurgiões-dentistas, objetivando identificar a frequência do uso de tais materiais em seus respectivos tratamentos clínicos restauradores, e discutir de que maneira essa escolha implica na longevidade do tratamento. Desta maneira, foi possível compreender de que modo a utilização de materiais com a função de modeladores de resina composta se comportam, a exemplo da utilização do álcool, modeladores específicos para resina composta, e o sistema adesivo (primer e bond), sendo estes dois últimos do sistema adesivo. No que diz respeito aos resultados desta pesquisa foi possível chegar à conclusão que 51,5% dos envolvidos na pesquisa possuem tempo de atuação variante entre recém-formados e profissionais atuantes há mais de 20 anos. Com base nesta análise foi possível identificar que 64,1% são clínicos gerais e apenas 2,9% especializados em dentística. De acordo com os envolvidos na pesquisa, foi possível concluir que 41,8% dos cirurgiões-dentistas recorrem à utilização dos sistemas adesivos, 42,7% priorizam não utilizar nenhum material, 11,7% priorizam a utilização do álcool isopropílico (70o INPM ou 90o INPM), 29,2% optam utilizar modeladores de resina, e 5,8% elegem outro material. Logo, sugere-se que muitos dentistas por desconhecerem o material ou por buscarem alternativas mais econômicas optam pela não utilização de nenhum compósito acessório ou elegem métodos auxiliares alternativos mais acessíveis. Portanto, para aqueles profissionais que decidem usufruir de algum material para melhorar a viscosidade e esculpibilidade, é aconselhável utilizar materiais modeladores hidrofóbicos, que não contenham solventes e não possuam HEMA em sua composição, buscando manter as propriedades químicas e mecânicas da resina composta.
-
ItemUso da matriz BRB na reabilitação estética de dentes anteriores em resina composta: Uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-28) SANTOS, Caike Nieri Cruz dos ; REBOUÇAS JÚNIOR, Diogo Novaes ; ARAUJO, Lucas LenonAlterações de proporcionalidade dentária, fraturas unitárias de dentes anteriores ou fraturas unitárias de restaurações de resina composta podem interferir diretamente na estética do sorriso. Devido as suas propriedades físicas, mecânicas e ópticas, o uso da resina composta de forma direta permite a reabilitação dessas alterações de forma mais conservadora e com bom custo-benefício. A técnica direta, quando realizada com o emprego da guia palatina de silicone, especialmente a matriz de Bertholdo, Barrote e Ricci (matriz BRB) facilita a confecção da restauração e potencializa os resultados estéticos. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo discutir através de uma revisão de literatura o uso da matriz BRB na reabilitação estética de dentes anteriores com ênfase em suas indicações, vantagens e desvantagens em relação à outras técnicas diretas e seu protocolo clínico de realização. Concluiu-se que, especialmente em reabilitações unitárias em dentes anteriores, a matriz BRB permite, em apenas uma sessão clínica, uma maior previsibilidade do resultado estético, melhora a adaptação da restauração às margens dentais, facilita a conformação dos contatos com os dentes adjacentes, implica em menores ajustes oclusais, em menor custo e tempo clínico, dispensando etapas laboratoriais de enceramento.
-
ItemA revascularização pulpar como uma excelente alternativa no tratamento de dentes com rizogênese incompleta: Uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-30) MOREIRA, Viviane dos Santos ; FALCÃO, Geórgia Carian dos Santos ; SILVA, Herllizhábel de NeideO tratamento endodôntico de dentes permanentes com rizogênese incompleta configura-se um motivo de preocupação por parte do cirurgião-dentista, visto que a interrupção da formação radicular as paredes dos canais radiculares permanecem finas e frágeis, comprometendo a longevidade deste dente. A revascularização pulpar é um dos procedimentos, dos quais, possibilita a desinfecção do canal radicular com irrigantes, além da aplicação de medicações intracanais e de posterior sobre instrumentação, dessa forma a técnica de revascularização permite o sangramento intracanal e possibilita o desenvolvimento radicular por meio da invaginação de células não diferenciadas da região apical do dente. O principal objetivo do presente estudo é discutir através da literatura científica acerca da revascularização pulpar como alternativa no tratamento de dentes com rizogênese incompleta. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa da literatura, de natureza descritiva e qualitativa, do tipo exploratória. Logo, foram realizadas buscas nas principais bases e bibliotecas eletrônicas: Scielo, Medline e Lilacs. Ao passar dos anos a respectiva técnica de revascularização foi inserida como um tratamento alternativo a apicificação, o qual foi abordado em casos clínicos de dentes com rizogênese incompleta. Assim, com base nesta revisão, pode-se concluir que a revascularização pulpar é uma alternativa com bom respaldo na literatura como tratamento para estes dentes com rizogênese incompleta, portadores de necrose pulpar.
-
ItemAvaliação do grau de contaminação e dispersão dos aerossóis produzidos durante atendimento odontológico em uma clínica escola de instituição de nível superior na cidade de Salvador- Bahia.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-30) POSSE, Caio de Oliveira ; SAMPAIO, José Gustavo Rocha ; PEREIRA, Rebeca AlvesDurante atendimentos odontológicos o risco para que haja contaminação por doenças infectocontagiosas é aumentado, e uma dessas vias de transmissão é a aerolização. Os aerossóis nas clínicas odontológicas podem ser produzidos através de raspadores ultrassônicos, por canetas de alta e baixa rotação e pelo uso de seringas tríplices, os quais podem representar um risco de contaminação para o cirurgião dentista, como também para sua equipe. Nesses aerossóis dispersos durante o atendimento podem existir microrganismos patogênicos que são excretados através de saliva, sangue e secreções. Essa dispersão aumenta significativamente a probabilidade de que haja infecção cruzada, seja de paciente para profissionais de saúde, ou até mesmo de paciente para paciente, dentro do ambiente clínico, pois a transmissão ocorre além do contato pessoa-pessoa, pode ocorrer pelo ar ou por meio de objetos contaminados. O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de dispersão e contaminação dos aerossóis produzidos durante atendimento odontológico. A metodologia utilizada foi o teste de microbiologia utilizando placas de Petri, Monnitol Salt, como meio de cultura, que favorecem o crescimento de Staphylococcus aureus. As placas foram colocadas antes do início do atendimento em quatro locais diferentes durante o atendimento, como cuspideira, bancada, sobre a mesa auxiliar e no box lateral ao atendimento, permanecendo expostas pelo tempo de quarenta e cinco minutos. Com o presente estudo foi observado que houve crescimento bacteriano de Staphylococcus aureus em todas as placas, após a exposição pelo período de 45 minutos. Observando-se que embora tenham sido seguidas todas as normas de biossegurança, houve contaminação no meio.
-
ItemClareamento interno associado á reabsorção cervical externa: Revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-01) SANTOS, Kátia Pires ; GUILHERME, Mariana Moura ; SANTANA, Pablo Vinicius Lira deA busca pelo clareamento dental é constante, principalmente pelos pacientes que anseiam ter um sorriso mais harmônico e branco. Em casos de elementos dentários sem vitalidade pulpar e com alterações cromáticas é possível optar pelo clareamento interno, sendo este um procedimento eficiente, minimamente invasivo e menos oneroso quando comparado a outros procedimentos, como as facetas em resinas compostas e facetas de cerâmica. Entretanto, estudos associam o clareamento interno com a reabsorção cervical externa, patologia de difícil diagnóstico e que pode levar a perda do elemento dentário. O presente estudo tem por objetivo avaliar o risco de reabsorção cervical externa em dentes desvitalizados quando submetidos ao tratamento clareador interno e na existência desse risco discutir soluções para preveni-lo. Uma revisão de literatura foi realizada por meio de busca bibliográfica nas bases de pesquisa online como Lilacs, Google Acadêmico, Scielo e artigos não indexados. O período considerado como relevante para a pesquisa foi entre 2010 à 2022, os termos utilizados como descritores foram: “clareamento endógeno”, “clareamento dental”, “dentes desvitalizados” e “reabsorção cervical externa”. Conclui-se que é fundamental uma anamnese criteriosa para o conhecimento da etiologia do escurecimento dentário e que o clareamento interno é uma opção de tratamento considerado seguro desde que a técnica seja executada corretamente, com a realização do tampão cervical e não há um único material com todas as características idéias para confecção desse tampão, porém, a sua realização independente do material escolhido entre os disponíveis, reduz significativamente a chance do desenvolvimento da patologia.
-
ItemA tecnica da coronectomia para terceiros molares mandibulares:Um relato de caso.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-02) LEÃO, Luan Heber Cerqueira ; RAMOS, Marcos Denilson FreireA coronectomia é uma técnica cirúrgica que implica na remoção da coroa de molares inferiores impactados e/ou inclusos que estejam em íntima proximidade com o canal mandibular. A coronectomia permanece ainda pouco divulgada no meio odontológico, apesar de apresentar vantagens consideráveis na prevenção de complicações relacionadas à parestesias pós-cirúrgicas. Este trabalho teve como objetivo relatar um caso clínico onde foi utilizada a técnica de coronectomia em terceiros molares mandibulares em proximidade com o nervo alveolar inferior, dando ênfase à descrição da técnica em si, indicações e contraindicações. A técnica da coronectomia em terceiros molares mandibulares pode ser indicada nos casos em que os ápices radiculares estejam em íntimo contato com estruturas anatômicas nobres, sendo indicada quando há elevado risco de injúria nervosa. A opção pela coronectomia deve considerar riscos e benefícios desta técnica, e essa decisão deve ser tomada em comum acordo com o paciente e o cirurgião- dentista.
-
ItemUso da clorexidina na prevenção da pneumonia nosocomial em pacientes internados em UTI: Revisão da literatura(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-02) CARDOZO, Bruna Santana ; OLIVEIRA, Francisco Cícero do Rosário ; SILVA, Rebeca Machado Vigas daPacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI) e que estão em ventilação mecânica (VM), correm o risco de desenvolver a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) cuja infecção é recorrente e responsável por significativa morbimortalidade intra- hospitalar. Existem diversas diretrizes para a prevenção da PAV já bem estabelecidas, e a higiene bucal tem um importante papel nesse contexto. As intervenções de higiene bucal têm grande potencial para reduzir a ocorrência de pneumonia nosocomial através da descontaminação do biofilme bucal e da redução da colonização secundária de patógenos respiratórios na cavidade oral. Para isso, a maioria dos estudos que se propuseram a avaliar o benefício dos protocolos de higiene bucal nesse grupo de pacientes incluíram o uso da clorexidina como método químico auxiliar para a remoção do biofilme bucal em diferentes contextos de utilização, com concentrações e frequência de uso diferentes. O objetivo do presente estudo, foi realizar uma revisão narrativa da literatura científica, sobre o uso da clorexidina para a prevenção da PN em pacientes internados na UTI. A hipótese desta pesquisa é que o uso de clorexidina para descontaminação oral reduziria a incidência da PAV em pacientes críticos em VM. A descontaminação oral com clorexidina pode reduzir a incidência da PAV e pode ter implicações importantes para reduzir os custos de saúde em pacientes críticos, reduzindo o uso de antibióticos e dias de internamento quando protocolos de higiene oral são bem estabelecidos nas UTIs.
-
ItemImpacto da xerostomia e hipossalivaçãoo de etiologias diversas em pacientes que fazem uso de prótese dental removível.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-06) BOMFIM, Daniela dos Santos ; SOUZA, Ingrid Prazeres Anunciação de ; FREITAS, Joana Muriel Souza de"A saliva é um fluido produzido pelas glândulas salivares essencial para o equilíbrio da saúde bucal exercendo diversas funções como antivirótica, antibacteriana e antifúngica. Quando ocorre a diminuição do fluxo salivar, tem- se uma condição denominada de hipossalivação e uma das suas consequências é a xerostomia, que pode ou não estar associada e ambas são de origem multifatorial. Em razão da redução salivar, o uso das próteses removíveis torna- se desagradável para os pacientes, causando instabilidade da mesma. O objetivo deste trabalho é discutir as consequências relacionadas ao uso da prótese dentária em pacientes portadores de xerostomia e hipossalivação. Foi realizada uma revisão de literatura narrativa, no período de abril a novembro de 2022, utilizando 35 estudos para construção do presente trabalho. Levando-se em consideração esses aspectos, o estudo demostrou que a xerostomia e hipossalivação dificultam a formação da película salivar, afetando negativamente o uso da prótese, consequentemente tornando desfavorável a utilização da mesma. Assim, é imprescindível a ação do cirurgião-dentista para um correto diagnóstico e tratamento.
-
ItemEstudo comparativo entre os pinos metálicos e pinos de fibra de vidro.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-09) GOMES, Leonardo Lira ; CALHEIRA, Vanine MenêsesOs pinos intrarradiculares são retentores muito utilizados para reabilitação de dentes tratados endodonticamente que perderam grande parte do seu remanescente. O pino escolhido no momento do tratamento, precisa atender algumas exigências essenciais para uma boa retenção, visando assim a longevidade da restauração. Tais como, mecânicas, biológicas, estéticas e ter um bom custo-benefício. No passado, os mais comuns a serem utilizados eram os núcleos metálicos fundidos, entretanto seu uso está sendo reavaliado por conta das suas desvantagens, como não ser estético, ter um maior risco de corrosão, maior número de sessões para finalizar o tratamento e alto risco de fraturas radiculares irreversíveis, levando a perda do dente em questão. Por outro lado, conforme o tempo foi passando e com os avanços dos materiais, o que mais vem se destacando e sendo preferência entre os cirurgiões dentistas são os pinos de fibra de vidro que são um tipo de material retentor mais resistente a mastigação, considerados mais estéticos, maior facilidade na cimentação e módulo de elasticidade assemelhando-se ao da dentina. Esta revisão de literatura tem como finalidade apresentar uma comparação entre os retentores intrarradiculares, analisando suas principais características e indicações, promovendo assim o dilema no momento da escolha do pino a ser utilizado em cada caso, em busca do sucesso na reabilitação da estrutura dentária.
-
ItemContribuições da psicologia e fisioterapia nas práticas oncológicas pediátrica.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-12) SANTOS, Luma Israel ; REIS, Zara Raiana Souza ; MATOS, Tony Tierry Gomes deAs práticas oncológicas se tornam essenciais durante a recuperação e tratamento do paciente, a integração de diversas áreas da saúde no processo terapêutico do paciente tem se mostrado eficiente e necessário para o aumento da qualidade de recuperação e adesão ao tratamento. Cuidados paliativos são os cuidados de pacientes que não respondem ao tratamento curativo. O câncer infantil tem uma alta taxa de cura, mas em alguns casos apenas esse cuidado é possível. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde foram pesquisadas em bases de dados como Lilacs, Pubmed, Medline e Scielo. Foram utilizados os descritores fisioterapia, oncologia e oncologia pediátrica, também foram considerados os termos em inglês e pertuguês, assim como and ou or. Ao final, foram analisados 7 artigos, conforme o tema escolhido, que serão contemplados na discussão deste trabalho. Diante desse panorama, é possível dizer que a psicologia busca meios de ação para mobilizar os recursos psíquicos das crianças para o enfrentamento de um estado de adoecimento estabelecido.
-
ItemVantagens do uso da sedação consciente com óxido nitroso e oxigênio nas cirurgias orais menores.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-13) SOUZA, Fabiana Peçanha ; MEIRELES, Gabriela Pontual PortoA sedação consciente com Óxido Nitroso e Oxigênio é uma pratica que vem sendo utilizada cada vez mais em consultórios odontológicos. É uma técnica não invasiva realizada por via inalatória, que induz um estado de depressão mínimo de consciência e permite reduzir o medo e os sintomas de ansiedade no paciente durante o procedimento sem afetar a habilidade de respirar e responder a estímulos ou comandos verbais. A ação anestésica dessa prática proporciona mais tranquilidade e menos desconforto aos pacientes aumentando o seu limiar de dor. Contudo, o uso desta técnica exige que os profissionais sejam capacitados e habilitados para empregá-la, além de ser necessário equipamentos específicos para garantir segurança e eficácia. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre as vantagens do uso da sedação consciente com Óxido Nitroso e Oxigênio nas extrações de terceiros molares. Foi realizado coletas científicas no banco de dados Medline (via PubMed), Cochrane Central Register of Clinical Trials (CENTRAL) e Database of Abstracts of Reviews of Effects (DARE), entre os anos de 2010 a 2022, onde foram selecionados 68 estudos que dentre deles 10 foram incluídos na revisão. Conclui-se que o uso da sedação consciente com Óxido Nitroso e Oxigênio nas extrações de terceiros molares é bastante eficaz e vantajoso na redução dos níveis de ansiedade e medo em pacientes que precisam ser submetidos a tal procedimento, resultando um atendimento mais confortável e tranquilo.
-
ItemLesões bucomaxilofaciais relacionadas a pacientes como ferimentos por projéteis de arma de fogo (PAFS): Uma revisão sistemática.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-14) CASTRO, Gustavo Lopes Vital e ; LIMA, Milena Leite ; SILVA, Carolina Vilar daINTRODUÇÃO: A área bucomaxilofacial é um alvo constante das lesões por uso indevido dos projéteis de arma de fogo (PAFs). A atual elevação do armamento de civis reflete em um aumento dos casos de transgressão da lei e, consequentemente, dos casos de ferimentos bucomaxilofaciais por PAFs e dos gastos públicos associados. Compreender a prevalência destas lesões, portanto, é essencial para a estimativa da carga de doença e compreensão dos efeitos gerados, possibilitando uma melhor gestão em saúde e planejamento para prevenção e controle. OBJETIVO: Estabelecer os tipos de lesões bucomaxilofaciais mais prevalentes associadas a ferimentos com PAFs. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática, com busca manual e nas bases MEDLINE, LILACS, SciELO, BBO e PAHO-IRIS, utilizando os dicionários de descritores em saúde adequados para cada plataforma. Os estudos foram selecionados na plataforma RAYYAN QCRI, e, para a análise qualitativa dos dados, foi confeccionada tabela contendo os principais elementos obtidos na extração de dados. RESULTADOS: A população estudada incluiu principalmente indivíduos do sexo masculino (146/174), com idade variando entre 15 e 64 anos. O principal mecanismo de lesão consiste no ferimento perfurocontuso, afetando múltiplas regiões de face, com destaque para a área mandibular, tendo sido tratadas com abordagem não conservadora osteossíntese. Complicações foram pouco frequentes, com destaque para a infecção pós-operatória. CONCLUSÃO: Os ferimentos bucomaxilofaciais por PAFs acometem principalmente homens adultos, gerando acometimento de múltiplas áreas, com destaque para a mandíbula."
-
Item"Angina de ludwing: Infecção potencialmente letal com acometimento das vias aéreas superiores. "(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-14) SANTOS, Maria Carolina Santos dos ; CHAMUSCA, Maria Clara SilvaA angina de Ludwig é uma infecção potencialmente letal e de rápida progressão, caracterizada por uma celulite que acomete os espaços fasciais submandibular e sublingual bilateralmente, e o espaço submentoniano. Apresenta mais comumente origem odontogênica, sendo intimamente relacionada à molares inferiores, os sinais e sintomas frequentes desta infecção incluem trismo, odontalgia, febre e aumento de volume endurecido. O edema pode levar à obstrução das vias aéreas devido a elevação do assoalho bucal, ampliando desta forma o risco de letalidade da infecção, portanto faz-se necessário um tratamento imediato. Este estudo visa analisar e discutir através de uma revisão de literatura o conceito, diagnóstico e tratamento da angina de Ludwig, bem como fornecer informações essenciais para que o Cirurgião-Dentista intervenha de maneira precisa e imediata em pacientes cursando com obstrução das vias respiratórias. Para elaboração desta revisão foram realizadas pesquisas a partir de dados literários, artigos acadêmicos, relatos de caso e pesquisas científicas, de acordo com as bases de dados SCIELO, LILACS E MEDLINE, e as palavras-chave “Ludwig's Angina” “Celulite”, “Obstrução das vias respiratórias” cadastradas no DeCS. A busca incluiu artigos publicados no período de 2012 a 2022. Nota-se que a angina de Ludwig apresenta características semelhantes nos pacientes dos estudos, havendo elevado risco de comprometimento das vias aéreas superiores, portanto conclui-se que a angina de Ludwig é uma condição com iminente risco de óbito, na qual a abordagem clínica e cirúrgica é imprescindível para a manutenção da vida do paciente.
-
ItemA importância do cirurgião-dentista no diagnóstico da sífilis.(Centro Universitário UniFTC, 2023-03-07) BARBOSA, Gabriele Nascimento da Silva ; LUNA, Lavínia dos Santos FrançaA sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema Pallidum–subespécie Pállido que pode gerar graves consequências para a saúde se não for diagnosticada e tratada precocemente. O diagnóstico, na maior parte dos casos, é realizado por meio da investigação de sinais e sintomas oriundos de lesões na genitália e outras manifestações sistêmicas. Contudo, vale salientar que a cavidade oral pode ser uma área de expressão importante para o diagnóstico dessa doença em seus três diferentes estágios. O presente estudo tem como objetivo descrever o processo diagnóstico da sífilis oral e trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de natureza básica, exploratória e explicativa, onde foram utilizadas as bases de dados MedLine e Scielo. Foram incluídos apenas estudos publicados no idioma inglês, no período de 2017 – 2023. Foram selecionados 14 artigos, que apontaram lesões cutâneas e sistêmicas consideráveis. Com base nos resultados deste estudo, conclui- se que, o cirurgião-dentista, como profissional especialista em saúde bucal, deve ter propriedade para avaliar as características clínicas dessa patologia, visto que, as manifestações orais podem ser bons indicadores dos estágios desta doença. Além de realizar um bom diagnóstico diferencial, ao desconfiar de uma lesão sifilítica, auxiliando no reconhecimento e, consequentemente, no tratamento da patologia de maneira mais rápida e eficaz possível.
-
ItemFotobiomodulação com laser de baixa potência como tratamento adjuvante para pênfigo vulgar oral: relato de caso clínico.(Centro Universitário UniFTC, 2023-05-19) GOMES, Thiago Alexsander Oliveira ; OLIVEIRA, Taís Santos deO Pênfigo Vulgar (PV) é uma doença autoimune grave, mucocutânea e vesiculobolhosa. Clinicamente, nota-se a formação de bolhas suprabasais mucocutâneas, que se transformam em úlceras dolorosas. As lesões surgem primeiramente na cavidade oral e trazem desconforto para verbalizar e deglutir. A terapia de primeira escolha é a corticoterapia associada a imunossupressores, entretanto, essa modalidade possui diversos efeitos adversos. Diante disso, traz-se o advento do tratamento adjuvante com a fotobiomodulação com laser de baixa potência (FLBP). O objetivo desse trabalho é relatar um caso clínico sobre os efeitos da FLBP como tratamento adjuvante em uma paciente com pênfigo vulgar oral. Paciente do sexo feminino, 70 anos, portadora de hipertensão arterial sistêmica e transtorno de ansiedade generalizada. Apresentava queixas de descamação e úlceras em vários sítios na mucosa oral, impedindo-a de se alimentar. Foi instituído tratamento padrão de primeira linha. Contudo, a paciente apresentou efeitos adversos que limitou o uso da corticoterapia sistêmica. Como alternativa, foi realizado o tratamento adjuvante com a FLBP. Em 36 dias, as lesões regrediram significativamente, durante o período, cursou assintomática, sem dores e efeitos adversos. Diante disso, a FLBP aparenta-se promissora como tratamento adjuvante ao promover a aceleração do processo cicatricial, analgesia satisfatória e diminuição do uso crônico de imunossupressores, e seus eventuais efeitos adversos no tratamento do PV.