SALVADOR/BA
Permanent URI for this community
UNIDADE SALVADOR DA REDE UNIFTC.
Browse
Browsing SALVADOR/BA by Title
Results Per Page
Sort Options
-
ItemA disseminação de fake news e o seu impacto nas manifestações de 08 de janeiro de 2023 decorrente das eleições presidenciais de 2022(Centro Universitário UniFTC, 2023-05-22) SILVA, Polyane Micaelle Gonçalves da ; VIANA, Roberto da Silva ; CABRAL, Vitor HugoEste artigo apresenta um estudo sobre a disseminação de fake news, destacando seu panorama histórico, seu conceito e sua influência nas manifestações ocorridas em 08 de janeiro de 2023, que foram um produto das eleições presidenciais de 2022, realizando uma breve correlação com as experiências de outros países. O objetivo é mostrar as consequências da divulgação de fake news, em especial, para a mobilização de pessoas a tomarem atitudes extremas, bem como analisar as medidas estatais de combate às fake news, visando evitar seus impactos negativos na democracia brasileira. Observa-se que as fake news não são um fenômeno recente, porém, com o avanço tecnológico e o crescimento das redes sociais, sua disseminação alcançou proporções alarmantes. A manipulação da opinião pública por meio de informações falsas ou distorcidas comprometem a transparência e a legitimidade do processo eleitoral, bem como o livre debate de ideias e a formação consciente da vontade popular.
-
ItemA importância do cirurgião-dentista no diagnóstico da sífilis.(Centro Universitário UniFTC, 2023-03-07) BARBOSA, Gabriele Nascimento da Silva ; LUNA, Lavínia dos Santos FrançaA sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema Pallidum–subespécie Pállido que pode gerar graves consequências para a saúde se não for diagnosticada e tratada precocemente. O diagnóstico, na maior parte dos casos, é realizado por meio da investigação de sinais e sintomas oriundos de lesões na genitália e outras manifestações sistêmicas. Contudo, vale salientar que a cavidade oral pode ser uma área de expressão importante para o diagnóstico dessa doença em seus três diferentes estágios. O presente estudo tem como objetivo descrever o processo diagnóstico da sífilis oral e trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de natureza básica, exploratória e explicativa, onde foram utilizadas as bases de dados MedLine e Scielo. Foram incluídos apenas estudos publicados no idioma inglês, no período de 2017 – 2023. Foram selecionados 14 artigos, que apontaram lesões cutâneas e sistêmicas consideráveis. Com base nos resultados deste estudo, conclui- se que, o cirurgião-dentista, como profissional especialista em saúde bucal, deve ter propriedade para avaliar as características clínicas dessa patologia, visto que, as manifestações orais podem ser bons indicadores dos estágios desta doença. Além de realizar um bom diagnóstico diferencial, ao desconfiar de uma lesão sifilítica, auxiliando no reconhecimento e, consequentemente, no tratamento da patologia de maneira mais rápida e eficaz possível.
-
ItemA revascularização pulpar como uma excelente alternativa no tratamento de dentes com rizogênese incompleta: Uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-30) MOREIRA, Viviane dos Santos ; FALCÃO, Geórgia Carian dos Santos ; SILVA, Herllizhábel de NeideO tratamento endodôntico de dentes permanentes com rizogênese incompleta configura-se um motivo de preocupação por parte do cirurgião-dentista, visto que a interrupção da formação radicular as paredes dos canais radiculares permanecem finas e frágeis, comprometendo a longevidade deste dente. A revascularização pulpar é um dos procedimentos, dos quais, possibilita a desinfecção do canal radicular com irrigantes, além da aplicação de medicações intracanais e de posterior sobre instrumentação, dessa forma a técnica de revascularização permite o sangramento intracanal e possibilita o desenvolvimento radicular por meio da invaginação de células não diferenciadas da região apical do dente. O principal objetivo do presente estudo é discutir através da literatura científica acerca da revascularização pulpar como alternativa no tratamento de dentes com rizogênese incompleta. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa da literatura, de natureza descritiva e qualitativa, do tipo exploratória. Logo, foram realizadas buscas nas principais bases e bibliotecas eletrônicas: Scielo, Medline e Lilacs. Ao passar dos anos a respectiva técnica de revascularização foi inserida como um tratamento alternativo a apicificação, o qual foi abordado em casos clínicos de dentes com rizogênese incompleta. Assim, com base nesta revisão, pode-se concluir que a revascularização pulpar é uma alternativa com bom respaldo na literatura como tratamento para estes dentes com rizogênese incompleta, portadores de necrose pulpar.
-
ItemA tecnica da coronectomia para terceiros molares mandibulares:Um relato de caso.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-02) LEÃO, Luan Heber Cerqueira ; RAMOS, Marcos Denilson FreireA coronectomia é uma técnica cirúrgica que implica na remoção da coroa de molares inferiores impactados e/ou inclusos que estejam em íntima proximidade com o canal mandibular. A coronectomia permanece ainda pouco divulgada no meio odontológico, apesar de apresentar vantagens consideráveis na prevenção de complicações relacionadas à parestesias pós-cirúrgicas. Este trabalho teve como objetivo relatar um caso clínico onde foi utilizada a técnica de coronectomia em terceiros molares mandibulares em proximidade com o nervo alveolar inferior, dando ênfase à descrição da técnica em si, indicações e contraindicações. A técnica da coronectomia em terceiros molares mandibulares pode ser indicada nos casos em que os ápices radiculares estejam em íntimo contato com estruturas anatômicas nobres, sendo indicada quando há elevado risco de injúria nervosa. A opção pela coronectomia deve considerar riscos e benefícios desta técnica, e essa decisão deve ser tomada em comum acordo com o paciente e o cirurgião- dentista.
-
ItemAlveólise em dentes decíduos, aspectos clínicos e possíveis implicações: Um relato de caso.(Centro Universitário UniFTC, 2023-05-25) QUEIROZ, Ana Luísa Moura ; RODRIGUES, Juliana Aparecida Moraes CardosoDiversas patologias estão presentes no contexto da odontopediatria. A alveólise é uma delas e está relacionada com a reabsorção da tábua óssea vestibular, causada por infecção ou traumas locais, levando a uma exposição da raiz dentária na cavidade oral. Podem ser classificadas como: fenestração apical, deiscência parcial ou total. Essa patologia pode estar relacionada com traumas locais, muito comuns na infância e precisam ser elucidadas pelo odontopediatra. O presente estudo teve comoobjetivo caracterizar os aspectos clínicos da alveólise na dentição decídua, com o intuito de discutir suas possíveis causas e implicações para o paciente, através da apresentação e discussão de um caso clínico. Uma criança do sexo masculino, seis anos de idade compareceu a clínica escola da UniFTC, Salvador- Ba, para atendimento odontológico. Ao exame clínico intraoral observou-se extensa lesão de cárie no incisivo central superior decíduo direito (51), além de exposição do ápice radicular do mesmo elemento. O paciente apresentava condição bucal insatisfatória, com bastante biofilmevisível e lesão de cárie em outras unidades. O diagnóstico clínico foi de alveólise na unidade 51, do tipo fenestração apical. O tratamento proposto foi a exodontia da unidade envolvida além da adequação do meio bucal. O quadro evoluiu sem nenhumaintercorrência e não houve prejuízo à dentição permanente, preservando integridade dos tecidos circundantes e adjacentes. Conclui-se que a alveólise é uma patologia não muito esclarecida, porém com aspectos clínicos de fácil reconhecimento, sendo essencial que o cirurgião-dentista tenha conhecimento das condições de normalidadeda cavidade oral para que anormalidades sejam detectadas e tratadas o mais precoce possível, sem causar danos ao paciente.
-
ItemAnálise da relação entre as condições metabólicas e sistêmicas do diabetes mellitus com o processo da osseointegração na reabilitação oral com implantes dentários.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-18) SANTOS, Nívea Maria Nunes de Almeida ; SANTOS, Kauan Gustavo Jesus dosA descoberta da osseointegração revolucionou a história da implantodontia, possibilitando a realização da reabilitação oral por meio dos implantes dentários com um alto índice de sucesso devido à segurança e previsibilidade da técnica empregada e as características bioativas dos materiais utilizados. Contudo, é preciso entender que algumas condições sistêmicas, a exemplo do diabetes mellitus, oferecem riscos de falhas dos implantes, principalmente quando o paciente apresenta alterações metabólicas descompensadas do diabetes. Objetivo: Estabelecer a relação entre as condições metabólicas e sistêmicas do diabetes mellitus com o processo da osseointegração na reabilitação oral com implantes dentários. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura por meio da análise de artigos disponíveis no banco de dados da Scielo, PubMed, BVS Odontologia, além de leis, manuais, programas e políticas de saúde nacionais, utilizando os descritores “Osseointegração”, “Diabetes Mellitus” e Implantes Dentários”. Assim, foram selecionados 24 artigos para contemplar o tema proposto pelo presente estudo, sendo que 9 artigos entre os demais foram sintetizados em forma de quadro com o intuito de compilar a interrelação existente entre alterações metabólicas do diabetes e o comprometimento da osseointegração. Resultados: O paciente diabético que apresenta um índice glicêmico controlado e assistido de modo correto acarreta menores riscos de complicações após o tratamento com implantes. Conclusão: Com análise dos resultados foi possível concluir que a doença não constitui uma contraindicação para implantoterapia desde que o paciente esteja metabolicamente controlado.
-
Item"Angina de ludwing: Infecção potencialmente letal com acometimento das vias aéreas superiores. "(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-14) SANTOS, Maria Carolina Santos dos ; CHAMUSCA, Maria Clara SilvaA angina de Ludwig é uma infecção potencialmente letal e de rápida progressão, caracterizada por uma celulite que acomete os espaços fasciais submandibular e sublingual bilateralmente, e o espaço submentoniano. Apresenta mais comumente origem odontogênica, sendo intimamente relacionada à molares inferiores, os sinais e sintomas frequentes desta infecção incluem trismo, odontalgia, febre e aumento de volume endurecido. O edema pode levar à obstrução das vias aéreas devido a elevação do assoalho bucal, ampliando desta forma o risco de letalidade da infecção, portanto faz-se necessário um tratamento imediato. Este estudo visa analisar e discutir através de uma revisão de literatura o conceito, diagnóstico e tratamento da angina de Ludwig, bem como fornecer informações essenciais para que o Cirurgião-Dentista intervenha de maneira precisa e imediata em pacientes cursando com obstrução das vias respiratórias. Para elaboração desta revisão foram realizadas pesquisas a partir de dados literários, artigos acadêmicos, relatos de caso e pesquisas científicas, de acordo com as bases de dados SCIELO, LILACS E MEDLINE, e as palavras-chave “Ludwig's Angina” “Celulite”, “Obstrução das vias respiratórias” cadastradas no DeCS. A busca incluiu artigos publicados no período de 2012 a 2022. Nota-se que a angina de Ludwig apresenta características semelhantes nos pacientes dos estudos, havendo elevado risco de comprometimento das vias aéreas superiores, portanto conclui-se que a angina de Ludwig é uma condição com iminente risco de óbito, na qual a abordagem clínica e cirúrgica é imprescindível para a manutenção da vida do paciente.
-
ItemAplicação da técnica semi-direta na reabilitação de dentes posteriores em resina composta: revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2023-06-05) ROCHA, Maria Eduarda Longuinho ; MOTA, Rafael Hiram Barreto ; BARRETO, Rebeca NascimentoCom a evolução das resinas compostas e dos sistemas adesivos tornou-se possível a reabilitação de dentes posteriores com diferentes técnicas restauradoras como a técnica direta, semi-direta e indireta. A técnica semi-direta surgiu agregando vantagens das técnicas diretas e indiretas, diminuindo o número de sessões, eliminando a etapa laboratorial e, consequentemente, os custos do tratamento. Assim como na técnica indireta, outra grande vantagem da técnica semi-direta é a possibilidade de polimerização adicional. Esta etapa aumenta o grau de conversão dos monômeros resinosos, aprimorando as propriedades da resina e seu desempenho clínico. Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre a aplicação da técnica semi-direta na reabilitação de dentes posteriores, focando em suas vantagens e desvantagens em relação a técnica direta e indireta, indicações e protocolo clínico.
-
ItemAumento de coroa clínica através do método convencional e minimamente invasivo: Relatos de casos.(Centro Universitário UniFTC, 2023-07-05) SAMPAIO, Larissa do Nascimento ; PIMENTEL, Tainá RosaOs padrões estéticos da sociedade atual exigem um sorriso bonito e harmonioso, incentivando a procura de tratamento odontológico para correções de imperfeições no sorriso. O sorriso gengival é resultado do excesso de gengiva visualizada durante o sorriso, podendo a causa ser multifatorial, isoladas ou associadas. Para correção do sorriso gengival existe a cirurgia plástica periodontal que é indicada na maioria dos casos, através de procedimentos de gengivectomia ou gengivoplastia, havendo a possibilidade de osteotomia ou osteoplastia, de acordo com a necessidade do caso. O procedimento tradicional é realizado através da elevação de retalho mucoperiósteo com exposição do tecido ósseo e subsequente e realização de osteotomia ou osteoplastia. Porém, com o avanço e otimização das técnicas cirúrgicas, a técnica flapless proporcionou a realização de osteotomia dispensando retalho, utilizando instrumentos específicos ocorrendo via sulco gengival. Este estudo então, se propôs a comparar, por meio de dois relatos de caso, os resultados clínicos da cirurgia de aumento de coroa clínica com osteotomia através da técnica convencional e a minimamente invasiva (Flapless), ambas com finalidade estética. O estudo indicou que, a técnica do Flapless pode ser a melhor escolha para os casos de diagnósticos de erupção ativa alterada, em que requer pouca ou nenhuma necessidade de remodelação óssea, através da osteoplastia.
-
ItemAvaliação do grau de contaminação e dispersão dos aerossóis produzidos durante atendimento odontológico em uma clínica escola de instituição de nível superior na cidade de Salvador- Bahia.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-30) POSSE, Caio de Oliveira ; SAMPAIO, José Gustavo Rocha ; PEREIRA, Rebeca AlvesDurante atendimentos odontológicos o risco para que haja contaminação por doenças infectocontagiosas é aumentado, e uma dessas vias de transmissão é a aerolização. Os aerossóis nas clínicas odontológicas podem ser produzidos através de raspadores ultrassônicos, por canetas de alta e baixa rotação e pelo uso de seringas tríplices, os quais podem representar um risco de contaminação para o cirurgião dentista, como também para sua equipe. Nesses aerossóis dispersos durante o atendimento podem existir microrganismos patogênicos que são excretados através de saliva, sangue e secreções. Essa dispersão aumenta significativamente a probabilidade de que haja infecção cruzada, seja de paciente para profissionais de saúde, ou até mesmo de paciente para paciente, dentro do ambiente clínico, pois a transmissão ocorre além do contato pessoa-pessoa, pode ocorrer pelo ar ou por meio de objetos contaminados. O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de dispersão e contaminação dos aerossóis produzidos durante atendimento odontológico. A metodologia utilizada foi o teste de microbiologia utilizando placas de Petri, Monnitol Salt, como meio de cultura, que favorecem o crescimento de Staphylococcus aureus. As placas foram colocadas antes do início do atendimento em quatro locais diferentes durante o atendimento, como cuspideira, bancada, sobre a mesa auxiliar e no box lateral ao atendimento, permanecendo expostas pelo tempo de quarenta e cinco minutos. Com o presente estudo foi observado que houve crescimento bacteriano de Staphylococcus aureus em todas as placas, após a exposição pelo período de 45 minutos. Observando-se que embora tenham sido seguidas todas as normas de biossegurança, houve contaminação no meio.
-
ItemAvaliação estética da aplicação de pigmento em restaurações de resina composta em dentes posteriores.(Centro Universitário UniFTC, 2023-06-12) OLIVEIRA, Luana Bomfim ; SANTANA, Caroline Rocha dos SantosObjetivo: Avaliar as formas de aplicação dos pigmentos resinosos em restaurações de resina composta em dentes posteriores. Materiais e métodos: Quatro grupos foram realizados de acordo com os instrumentais usados na aplicação de pigmentos em restaurações de resina composta: Espátula de resina SD2; Sonda exploradora no5; Pincel kolinsky no 0; Lima endodôntica no 10. O pigmento fluído utilizado foi na cor marrom. As restaurações foram em segundos molares inferiores direito e esquerdo do manequim MOM, que foram previamente preparados com cavidades de classe I, e restaurados com resina composta nas cores DA2, polimerizadas por 20s, em seguida o pigmento foi adicionado na região de fóssulas e fissuras de acordo com o instrumental de cada grupo. Após a fotopolimerização do pigmento, a camada de resina correspondente ao esmalte foi adicionada na cor EA2. Por fim, foi realizado o acabamento e polimento nas restaurações seguido das fotografias das restaurações de cada grupo. Na segunda etapa do estudo, as fotografias foram enviadas a 10 especialistas em Dentística, juntamente com um questionário a respeito da percepção de estética e naturalidade das restaurações. O estudo foi submetido ao comitê de ética e todos os participantes assinaram o TCLE. Resultados: Apenas dois especialistas relataram que não utilizam pigmentos em suas restaurações, quatro especialistas responderam que utilizam pigmentos nas restaurações em dentes posteriores e anteriores, dois somente em restaurações em dentes anteriores e um em somente restaurações posteriores. Sobre o instrumental utilizado, três utilizam o pincel n° 0, outros três usam a espátula de resina SD2, somente um usa a lima endodôntica e mais uma sonda exploradora n° 5. Na questão sobre qual restauração apresentava mais estética e naturalidade, quatro relataram a restauração realizada com o pincel kolinsky no 0 como a mais satisfatória e outros cinco voluntários disseram que era a restauração realizada com espátula de resina composta SD2, e apenas um escolheu a Lima endodôntica no 10. Conclusão: A presente pesquisa realizada concluiu que os quatros instrumentais avaliados são precisos na prática de aplicação dos pigmentos em restaurações de dentes posteriores, resultando em restaurações estéticas e naturais.
-
ItemBruxismo: Compreendendo um pouco mais sobre essa parafunção.(Centro Universitário UniFTC, 2023-06-09) FALCÃO, Bruna Grimaldi Maciel Mota ; ALMEIDA, Paloma FreitasO bruxismo é um hábito parafuncional que envolve os músculos da mastigação e todo o sistema estomatognático, que consiste no hábito de ranger ou apertar os dentes, podendo ser consciente ou inconsciente, durante o sono ou em vigília, sendo, muitas vezes, necessário seu tratamento devido a algumas complicações. Assim, o presente estudo revisou a literatura sobre o tema bruxismo: compreendendo um pouco mais sobre essa parafunção, com o objetivo de evidenciar como o bruxismo pode afetar no estilo de vida do paciente, abordando suas causas, a sua relação com ansiedade, complicações e possíveis tratamentos. Foi utilizado como fonte de pesquisa, informações obtidas nas bases de dados MEDLINE, Scielo e LILACS, nos idiomas português, inglês e espanhol, no período de 1980 a 2023. Essa parafunção é complexa e multifatorial, onde é classificado como bruxismo do sono ou em vigília, em que sua etiologia pode ser desordem neurológica ou psiquiátrica e uso crônico de certas drogas. Além disso, podem apresentar causas desconhecidas ou fatores emocionais de estresse e ansiedade, já que ocorre um aumento de tensões e espasmos musculares nesses episódios emocionais. O bruxismo pode causar algumas disfunções como a cefaleia e outros distúrbios em região de cabeça e pescoço como a DTM, além de apresentar sinais clínicos evidentes. Por conta das suas variadas complicações, é necessária uma equipe multidisciplinar para a intervenção dessa parafunção.
-
ItemCausas iatrogênicas do insucesso do tratamento endodôtico: Uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2023-06-06) SANTOS FILHO, Evandro Pereira ; SANTOS, Gustavo Lima dos ; GOMES, Ruan Teixeira RehemO tratamento endodôntico consiste na instrumentação químico-mecânica para remoção de polpa infectada, tecido necrótico e bactérias do canal radicular. No entanto, em suas diversas fases, iatrogenias podem acarretar em graves problemas resultando no insucesso do tratamento. Dentre as causas, podem ser citadas as variações anatômicas que dificultam o processo, como as dilacerações radiculares e os canais em forma de C, além de erros como perfurações, fraturas de instrumento, degraus radiculares, canal não obturado, sobreobturação e subobturação do canal radicular, etc. Desta forma, este trabalho de revisão de literatura utilizou o banco de dados do Medline, Lilacs, Scielo e os principais livros de endodontia com o objetivo de descrever as causas iatrogênicas do insucesso do tratamento endodôntico. Foram escolhidos materiais publicados entre os anos de 2010 a 2023. Conclui-se que o principal fator associado ao insucesso endodôntico é a persistência da infecção perirradicular causada por falhas na obturação, instrumentação e até mesmo no acesso, juntamente com a variedade anatômica dos canais radiculares que contribuem para o insucesso do tratamento endodôntico.
-
ItemClareamento dental a laser: Revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2023-06-06) CRUZ, Ellen de Souza ; CRUZ, Euriane de SouzaO clareamento dental a laser é um procedimento estético muito procurado nos consultórios odontológicos, porém, ainda há muitas dúvidas sobre sua eficácia, segurança e indicações. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão da literatura sobre o clareamento a laser, a fim de esclarecer essas questões e apresentar suas vantagens e limitações. Foi realizada uma busca na base de dados PubMed, utilizando os descritores “Clareamento a Laser”, “Clareamento com LED violeta”, “Laser aplicado a odontologia”, “Protocolo”. Foram selecionados estudos publicados nos últimos trinta anos e escritos em português e inglês, incluindo artigos de revisão sistemática, meta-análises e estudos clínicos randomizados que avaliaram o êxito da técnica e suas opções. O clareamento dental a laser é uma opção de técnica eficaz para clarear os dentes, com resultados duradouros e sem efeitos colaterais significativos. Com bibliografia escassa, evidencia-se assim a necessidade de mais estudos voltados para esse tratamento inovador.
-
ItemClareamento interno associado á reabsorção cervical externa: Revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-01) SANTOS, Kátia Pires ; GUILHERME, Mariana Moura ; SANTANA, Pablo Vinicius Lira deA busca pelo clareamento dental é constante, principalmente pelos pacientes que anseiam ter um sorriso mais harmônico e branco. Em casos de elementos dentários sem vitalidade pulpar e com alterações cromáticas é possível optar pelo clareamento interno, sendo este um procedimento eficiente, minimamente invasivo e menos oneroso quando comparado a outros procedimentos, como as facetas em resinas compostas e facetas de cerâmica. Entretanto, estudos associam o clareamento interno com a reabsorção cervical externa, patologia de difícil diagnóstico e que pode levar a perda do elemento dentário. O presente estudo tem por objetivo avaliar o risco de reabsorção cervical externa em dentes desvitalizados quando submetidos ao tratamento clareador interno e na existência desse risco discutir soluções para preveni-lo. Uma revisão de literatura foi realizada por meio de busca bibliográfica nas bases de pesquisa online como Lilacs, Google Acadêmico, Scielo e artigos não indexados. O período considerado como relevante para a pesquisa foi entre 2010 à 2022, os termos utilizados como descritores foram: “clareamento endógeno”, “clareamento dental”, “dentes desvitalizados” e “reabsorção cervical externa”. Conclui-se que é fundamental uma anamnese criteriosa para o conhecimento da etiologia do escurecimento dentário e que o clareamento interno é uma opção de tratamento considerado seguro desde que a técnica seja executada corretamente, com a realização do tampão cervical e não há um único material com todas as características idéias para confecção desse tampão, porém, a sua realização independente do material escolhido entre os disponíveis, reduz significativamente a chance do desenvolvimento da patologia.
-
ItemCombinação da doença periodontal na gestação, parto prematuro e baixo peso ao nascer.(Centro Universitário UniFTC, 2023-07-23) SANTOS, Ruan Mendes ; NOGUEIRA, Pedro Daniel Dantas Gama ; CARDOSO, Victor Hugo CostaJá tem anos que a periodontia assume a influência de fatores sistêmicos na instalação e desenvolvimento da doença periodontal. Algumas pesquisas indicam que a doença periodontal traz problemas na gestação, como o baixo peso ao nascer e parto prematuro. O crescimento das taxas hormonais no momento da gravidez junto a uma higiene oral sem qualidade e a propagação de citocinas inflamatórias, podem estimular a progressão da doença periodontal. Dessa forma o objetivo desta revisão de literatura é avaliar a influência da doença na periodontal na gestação e os riscos que a mesma pode causar para o feto, como o nascimento pré-termo e o baixo peso ao nascer.
-
ItemConhecimento dos acadêmicos de Odontologia em relação à Hipomineralização Molar Incisivo.(Centro Universitário UniFTC, 2023-07-20) SOUZA, Vanessa SantiagoMolar Incisor Hypomineralization (MIH) is a dental enamel development defect that has been a cause for concern among professionals due to its high prevalence. Therefore, the knowledge surrounding this condition must be stimulated since graduation so future professionals may be apt to establish adequate diagnose and treatment. This work had the purpose of evaluating the knowledge of dentistry student from several regions of Brazil regarding Molar Incisor Hypomineralization. A total of 237 dentistry students from different regions of Brazil answered a virtual survey via Google Forms, containing 39 questions which contemplated the student’s data, as well as MIH’s definition, etiology, clinical characteristics and treatment. The right answers were graded from 0 to 10. The data were analyzed using ANOVA, t-test and Spearman’s correlation (p<0,05). The results showed no significant statistical differences between the right answers’ mean of different regions of Brazil (p=0,171). The score was higher for students who reported knowing the condition (5,9) (p=0,000) and who had taken a Pediatric Dentistry discipline (5,87) (p=0,004) than for those who did not know (4,7) and had not taken the discipline (5,3). There is an association between theoretical questions about HMI and the degree of students' confidence in diagnosing and treating the condition (p<0,05). Thus, there is necessity for teaching about in-depth HMI and updating based on scientific evidence since graduation to train professionals more prepared to prepared the diagnose and, subsequently, offer an adequate treatment to the patient. Keywords: Hypomineralization. Tooth enamel. Knowledge.
-
ItemContribuições da psicologia e fisioterapia nas práticas oncológicas pediátrica.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-12) SANTOS, Luma Israel ; REIS, Zara Raiana Souza ; MATOS, Tony Tierry Gomes deAs práticas oncológicas se tornam essenciais durante a recuperação e tratamento do paciente, a integração de diversas áreas da saúde no processo terapêutico do paciente tem se mostrado eficiente e necessário para o aumento da qualidade de recuperação e adesão ao tratamento. Cuidados paliativos são os cuidados de pacientes que não respondem ao tratamento curativo. O câncer infantil tem uma alta taxa de cura, mas em alguns casos apenas esse cuidado é possível. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde foram pesquisadas em bases de dados como Lilacs, Pubmed, Medline e Scielo. Foram utilizados os descritores fisioterapia, oncologia e oncologia pediátrica, também foram considerados os termos em inglês e pertuguês, assim como and ou or. Ao final, foram analisados 7 artigos, conforme o tema escolhido, que serão contemplados na discussão deste trabalho. Diante desse panorama, é possível dizer que a psicologia busca meios de ação para mobilizar os recursos psíquicos das crianças para o enfrentamento de um estado de adoecimento estabelecido.
-
ItemEstudo comparativo entre os pinos metálicos e pinos de fibra de vidro.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-09) GOMES, Leonardo Lira ; CALHEIRA, Vanine MenêsesOs pinos intrarradiculares são retentores muito utilizados para reabilitação de dentes tratados endodonticamente que perderam grande parte do seu remanescente. O pino escolhido no momento do tratamento, precisa atender algumas exigências essenciais para uma boa retenção, visando assim a longevidade da restauração. Tais como, mecânicas, biológicas, estéticas e ter um bom custo-benefício. No passado, os mais comuns a serem utilizados eram os núcleos metálicos fundidos, entretanto seu uso está sendo reavaliado por conta das suas desvantagens, como não ser estético, ter um maior risco de corrosão, maior número de sessões para finalizar o tratamento e alto risco de fraturas radiculares irreversíveis, levando a perda do dente em questão. Por outro lado, conforme o tempo foi passando e com os avanços dos materiais, o que mais vem se destacando e sendo preferência entre os cirurgiões dentistas são os pinos de fibra de vidro que são um tipo de material retentor mais resistente a mastigação, considerados mais estéticos, maior facilidade na cimentação e módulo de elasticidade assemelhando-se ao da dentina. Esta revisão de literatura tem como finalidade apresentar uma comparação entre os retentores intrarradiculares, analisando suas principais características e indicações, promovendo assim o dilema no momento da escolha do pino a ser utilizado em cada caso, em busca do sucesso na reabilitação da estrutura dentária.
-
ItemFotobiomodulação com laser de baixa potência como tratamento adjuvante para pênfigo vulgar oral: relato de caso clínico.(Centro Universitário UniFTC, 2023-05-19) GOMES, Thiago Alexsander Oliveira ; OLIVEIRA, Taís Santos deO Pênfigo Vulgar (PV) é uma doença autoimune grave, mucocutânea e vesiculobolhosa. Clinicamente, nota-se a formação de bolhas suprabasais mucocutâneas, que se transformam em úlceras dolorosas. As lesões surgem primeiramente na cavidade oral e trazem desconforto para verbalizar e deglutir. A terapia de primeira escolha é a corticoterapia associada a imunossupressores, entretanto, essa modalidade possui diversos efeitos adversos. Diante disso, traz-se o advento do tratamento adjuvante com a fotobiomodulação com laser de baixa potência (FLBP). O objetivo desse trabalho é relatar um caso clínico sobre os efeitos da FLBP como tratamento adjuvante em uma paciente com pênfigo vulgar oral. Paciente do sexo feminino, 70 anos, portadora de hipertensão arterial sistêmica e transtorno de ansiedade generalizada. Apresentava queixas de descamação e úlceras em vários sítios na mucosa oral, impedindo-a de se alimentar. Foi instituído tratamento padrão de primeira linha. Contudo, a paciente apresentou efeitos adversos que limitou o uso da corticoterapia sistêmica. Como alternativa, foi realizado o tratamento adjuvante com a FLBP. Em 36 dias, as lesões regrediram significativamente, durante o período, cursou assintomática, sem dores e efeitos adversos. Diante disso, a FLBP aparenta-se promissora como tratamento adjuvante ao promover a aceleração do processo cicatricial, analgesia satisfatória e diminuição do uso crônico de imunossupressores, e seus eventuais efeitos adversos no tratamento do PV.