TRABALHOS INTERPROFISSIONAIS
Permanent URI for this collection
Nesta coleção encontram-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a mais de um curso de Graduação na unidade de Vitória da Conquista da rede UniFTC.
Browse
Browsing TRABALHOS INTERPROFISSIONAIS by Issue Date
Results Per Page
Sort Options
-
ItemMorbidade hospitalar por neoplasia maligna de mama na cidade de Vitória da Conquista – BA.(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-05) OLIVEIRA, Caliane Gonçalves Santos de ; SOUZA, Isabella Santos Mendes ; PEREIRA, Nathália Ilka de AraújoA neoplasia maligna de mama é reconhecida de forma mundial, como a principal causa de mortalidade relacionada ao câncer em mulheres, para tanto, aados relacionados à morbidade hospitalar possui a capacidade de auxílio para a melhor compreensão quando se trata do tipo de tumor que o indivíduo apresenta, assim como a histologia e extensão do comprometimento neoplásico. Com Isso, o objetivo da presente pesquisa foi investigar a morbidade hospitalar por neoplasia maligna de mama em mulheres cujo local de internamento foi o município de Vitória da Conquista. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e analítico, de abordagem quantitativa, cujos dados foram obtidos através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), provenientes do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), sendo analisado os casos de câncer de mama notificados no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2022, considerado por local de internação, ocorridas em Vitória da Conquista, cidade localizada no interior da Bahia. Essa pesquisa identificou que o ano com maior ocorrência de notificação por neoplasia maligna de mama foi o ano de 2022, seguido pelo ano de 2018, 2019, 2021 e por fim, o ano de menor ocorrência foi o ano de 2020 no município de Vitória da Conquista. Observou-se ainda que as mulheres mais acometidas pela neoplasia maligna de mama estava na faixa etária entre 30 a 39 anos, e a cor/raça parda foi a mais frequente, considenrando o tipo de atendimento identificado nesta pesquisa, houve predomínio no número de internamentos de urgência por neoplasia maligna de mama, e por fim, o número de óbitos no ano de 2021 foi superior aos demais, com 1.009 casos de óbito decorrente da neoplasia maligna de mama. Desta forma, a análise dos dados permitiu identificar a importância e necessidade de políticas públicas em saúde mais eficazes, conquanto, é necessário ainda o investimento em treinamento da equipe que lida diretamente com esse público, visando desenvolver e aprimorar a capacidade de identificar rapidamente os sinais que podem levar a um diagnóstico precoce da doença durante uma consulta com profissional da saúde.
-
ItemO uso da acupuntura no tratamento de sequelas da cinomose.(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-07) SOUZA, Rosangela de Oliveira ; MORAIS, Filipe Cordeiro ; CARDOSO, Paulo Henrique de Oliveira ; SANTOS, Andrea Azevedo MeiraA cinomose é uma doença infecciosa que acomete animais domésticos em todo o Brasil. Ela é causada por um vírus transmitido através de contato com animais infectados, micro gotículas e fluidos dos animais. Quando contraída, esta doença infelizmente não tem cura, levando muitas vezes o cão à morte, ou a sequelas neurológicas irreversíveis. No trabalho de reabilitação e tratamento de cães acometidos por sequelas por esta patologia, a Acupuntura, técnica milenar chinesa de estimulação dos meridianos, é uma alternativa de importante prática na melhora das dores e sintomas vivenciados pelo animal, podendo garantir uma maior qualidade de vida, e até aumento de sobrevida aos pets. Assim, esse trabalho trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Foi realizada uma busca ativa na base GOOGLE Acadêmico, utilizando os seguintes descritores na língua portuguesa: Cinomose e Acupuntura. O objetivo do presente artigo foi entender e discutir sobre a escolha da Acupuntura como prática integrativa participante do processo curativo e tratamento da Cinomose. Após avaliação criteriosa, foram selecionados 16 artigos1 que compuseram a bibliografia de base para esta monografia. Dentre os resultados, destaca-se a capacidade alta desta técnica integrativa de gerar melhora prognóstica aos animais com sequelas deixadas pela Cinomose Canina. A estimulação dos acupontos foi revelada em diversas pesquisas ser benéfica à diminuição da dor, melhora da sensibilidade motora, auditiva e visual, comunicação e sociabilidade dos animais. Entretanto, uma limitação evidente à sua prática é o desconhecimento de diversos médicos veterinários da técnica.
-
ItemPrevalência de cisticercose em carcaças bovinas em abatedouro na Cidade de Vitória da Conquista.(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-13) SANTOS, Evellin Pereira dos ; CHAGAS, Gabriela dos Santos ; COTRIM, Iana Katarina OliveiraA cisticercose bovina é uma patologia causada por um parasita, de caráter zoonótico e possui maior ocorrência em locais de criação de animais onde há ausência de saneamento básico, tanto urbano quanto rural. É provocada pela presença de larvas da Taenia saginata (Cysticercus bovis) que atingem os tecidos de bovinos, sendo o ser humano o hospedeiro definitivo da doença que ao ingerir os cisticercos, adquirem a doença. A contaminação ocorre através de legumes, verduras, pastos e água contaminados por fezes humanas que contenham ovos da Taenia saginata. Dentro dos frigoríficos e abatedouros, as medidas que são tomadas para fiscalizar e evitar a contaminação das carcaças pela cisticercose são aprovadas e regulamentadas pelo Serviço de Inspeção Sanitária. O presente estudo relata a prevalência da cisticercose em bovinos abatidos em um frigorífico situado na região Sudoeste da Bahia, sob o serviço de inspeção oficial, onde foram coletados dados dos anos de 2021 e 2022 em documentos armazenados pela empresa. Foram inspecionadas um total de 113.484 carcaças de bovinos, dentre essas a inspeção revelou uma prevalência de 103 carcaças contendo cisticercose, das quais 6 carcaças foram encaminhadas para graxaria (condena total) e 97 foram encaminhadas para sequestro (condena parcial). Este trabalho detectou uma baixa prevalência de cisticercose nas carcaças inspecionadas em relação ao número total de animais abatidos, entretanto é válido ressaltar a importância de uma inspeção sanitária adequada em carcaças bovinas a fim de gerar uma profilaxia essa patologia, visto que em humanos pode causar graves sequelas ou até levar a óbito.
-
ItemQualidade de Vida e Bem-Estar dos Idosos.(Centro Universitário UniFTC, 2022-09) RIBEIRO, Ana Beatriz Vieira ; BARBOSA, Wellyngton SilvaO presente trabalho objetivou apresentar e conhecer sobre a qualidade de vida dos idosos: quais dificuldades os idosos enfrentam para adquirir melhor qualidade de vida em relação ao seu bem-estar físico e mental. Que desde muito antes podemos notar uma certa divergência dessa população para ter uma vida com mais expectativa e que seja prazerosa e divertida para se viver, isso acontece não só por conta de aspectos fisiológicos, como também aspectos sociais e comportamentais. Através de uma revisão da literatura, este estudo irá buscar abordar, analisar e entender qual a satisfação que essa população tem sobre suas vidas, tanto na área da saúde e disposição, como também nos relacionamentos sociais e familiares. Para que se desenvolva uma melhor qualidade de vida e bem-estar para essa população, é necessário que ocorra uma maior atenção e apoio com esse público, e, para que isso transcorra o governo e especificamente os programas de saúde têm que buscar visar a orientação, acompanhar e auxiliar a essa população, tanto no meio urbano como também em zonas rurais, onde geralmente se tem pouco apoio para estas pessoas, e o profissional de saúde sempre será o responsável para fazer com que isso aconteça de forma humanizada, igualitária e descentralizada.
-
ItemAutomedicação e suas complicações para a saúde da população brasileira.(Centro Universitário UniFTC, 2022-10) RODRIGUES, Gabriele Sousa ; SOUSA, Janine Viana ; FRANCO, Taís XavierAutomedicação é o ato de administrar medicamentos por conta própria sem qualquer orientação ou prescrição médica. Nesse sentido é válido ressaltar a importância no contexto atual, trazendo uma persistente reprodução onde os casos podem se tornar cada vez mais frequentes. O estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica, sem interferência ou julgamento de cunho pessoal, seguindo uma linha de ação que consiste em analisar evidências com bases literárias que serviram para entender este fenômeno. Inicialmente foi realizado um mapeamento dos estudos de artigos que foram escolhidos, sendo feita a consulta de palavras-chave, para nortear a pesquisa, na plataforma dos Descritores DECs, sendo eles: Automedicação e Hábitos de Consumo de Medicamentos. Foi feito um levantamento dos artigos, tendo como critérios de inclusão, as revisões atuais e que mais abrangiam o tema, contendo um caractere de observação para as consequências oriundas do ato de tomar remédio por conta própria. Desse modo procuramos detectar, identificar e analisar as complicações e motivos que levam as pessoas a se automedicarem. Sendo abordado um trabalho com pesquisas bibliográficas onde foi analisada a amostra de forma qualitativa e descritiva, por se tratar de uma amostragem de teses já existentes explorando e conceitos. Através dos artigos analisados, conclui-se que as consequências da automedicação podem desencadear também dependência dos medicamentos, visto que os indivíduos usam desses meios para tratamentos por conta própria e uso prolongado, trazendo um desfecho que impacta de forma considerável o cotidiano dos mesmos.
-
ItemA queda da imunização contra a poliomielite no Brasil.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-26) RODRIGUES, Adriane Oliveira ; COSTA, Jamerson Cavalcante ; SOUZA, Tamires Dias deA vacinação constitui uma importante medida profilática contras diversos agentes infeciosos, incluído o combate ao Póliovírus. Diante disso, o objetivo deste estudo é reunir dados probatórios bibliográficos que demonstram a identificação do agente etiológico, a diminuição do nível de imunidade contra o agente infecioso, a importância da imunização e as causas dessa redução. Foram selecionadas bases de dados de caráter científico provindo de artigos e informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde, as análises destes estudos epidemiológicos demonstraram a importância e a efetividade vacinal contra a Poliomielite, além da demonstração das consequências da não vacinação. O Brasil vem sofrendo uma significativa queda na cobertura vacinal, acendendo um alerta para a possibilidade de novos surtos, que desde 1994 foram considerados erradicados, entrando em um eminente risco de reintrodução da doeça, pois sua taxa de vacinação foi de 96,55% em 2012 para 67,71% em 2021. É recomendado que as autoridades sanitárias aumentem o número de doses de vacinas para a imunização contra a Poliomielite, tendo a finalidade de compensar falhas que podem ocorrer na prática da vacinação oral, bem como promovam campanhas de vacinação centradas na segurança das vacinas disponíveis. Em síntese a imunização é imprescindível para impedir a ocorrência de novos surtos, e por consequência evitar a doença e dados econômicas e social provenientes que ela possa acarretar.
-
ItemHesitação vacinal: Os impactos na saúde coletiva.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-26) RIBEIRO, Ana Clara Soares ; BARBOSA, Joyce Matos ; SOUSA, Laísa Oliveira deA Hesitação Vacinal é algo que afeta o progresso da vacinação por meio da recusa e que reduz o número de pessoas vacinadas e, portanto, leva a reverter todo o processo de imunização. Mesmo com a disponibilidade de vacinas para a redução das taxas de infetados, a relutância sempre foi algo constante com relação à vacinação de determinadas doenças, como: Sarampo, Caxumba e Rubéola. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar a autonomia baseada na vacinação, criada em prol da estratégia de prevenção para erradicar doenças infecciosas, conceituando, assim, a proteção coletiva de modo a relatar a história de vacinação no Brasil. Esta revisão narrativa possibilitou reafirmar o importante papel da atenção farmacêutica e da enfermagem no processo de vacinação, pois o acompanhamento é à base da prevenção na atenção primária à saúde.
-
ItemA relação entre procedimentos estéticos corporais e autoestima na contemporaneidade.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-26) COELHO, Luma Oliveira ; REBOUÇAS, Mariana Santos ; PEREIRA, Mileni Gomes SantanaÀ medida que a tecnologia avança na fisioterapia, com procedimentos não invasivos e invasivos, proporcionam às pessoas uma opção de cuidados com a imagem, ampliando a autoconfiança e autoestima. A busca por procedimentos estéticos corporais revela em sua maioria o desejo por uma silhueta magra, apontando a adiposidade localizada entre as disfunções e queixas mais frequentes no atendimento estético e dermatofuncional, principalmente entre as mulheres. Os fatores relacionados às alterações corporais e estéticas refletem na percepção da imagem corporal do indivíduo, bem como seus aspectos emocionais e autoestima. Logo, podem gerar insatisfação com o corpo, frustrações diante de si e do ideal estético exigido pela sociedade e disseminado pelas mídias, comprometendo, portanto, a qualidade de vida do ser. O presente trabalho trata-se de uma revisão da literatura, realizada nas bases de dados Lilacs, BVS e Scielo. Através dele, busca-se compreender os principais fatores que correlacionam os procedimentos estéticos corporais e a autoestima no contexto contemporâneo.
-
ItemDietas da moda e transtornos alimentares: A busca pelo corpo perfeito(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-28) SANTOS, Guilherme Cabral Ferraz dos ; OLIVEIRA, Maria Clara Lopes Fernandes Andrade de ; ALMEIDA, Ricardo AraújoCom a maior valorização da alimentação saudável e o crescente interesse das pessoas em relação à dieta e à imagem corporal, as dietas da moda vêm ganhando cada vez mais evidência nas mídias e redes sociais sendo tratadas como “dietas milagrosas” prometendo resultados imediatos para fins estéticos em um curto período de tempo. O estudo tem por objetivo discutir acerca do impacto que as dietas da moda acarretam no comportamento alimentar e nutricional, bem como, analisar as influências das dietas de caráter restritivo nos hábitos alimentares de cada indivíduo. Esse trabalho trata-se de uma revisão de literatura, onde foram acessadas as bases de dados do Google Acadêmico, Scielo e Pub Med. Os artigos foram selecionados através da leitura do título e dos resumos e, caso se encontrassem dentro do tema, sua leitura foi feita na íntegra. Foi realizada uma busca por artigos no período 2017 a 2022, e os critérios de inclusão foram artigos dos últimos 5 anos e que estivessem alinhados ao escopo do estudo. Dessa maneira, foi observado que adesão a dietas sem prescrição tendem a adotar condutas de intensa restrição calórica para atingir os resultados desejados se tornando ineficazes a longo prazo. E a constante comparação sobre aparência física nas mídias sociais geram insatisfação corporal causando baixa autoestima, sintomas depressivos, comportamentos alimentares inadequados, transtornos alimentares e exercícios físicos em excesso. Em conclusão, um estilo de vida mais saudável sempre deve ser almejado, porém é necessário o acompanhamento profissional adequado e priorizar a saúde ao culto do corpo “perfeito”.
-
ItemCompulsão alimentar e imagem corporal em adolescentes de escola privada de Vitória da Conquista - BA.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-05) NUNES, Camila Porto ; ALVES, Camile Frota ; BASTOS, Melissa BritoAdolescência é marcada por intensas mudanças de desenvolvimento físico, social e psicológico. Estas quando associadas a padronização de imagem, amplamente estimuladas através de diversos espaços midiáticos, podem vir a favorecer o surgimento de inseguranças relacionadas a autoimagem corporal e consequentemente possíveis mudanças no comportamento alimentar. Objetivou-se investigar a prevalência da compulsão alimentar e a distorção da imagem corporal em adolescentes matriculados em uma instituição de ensino particular de Vitória da Conquista. Através de uma abordagem de caráter descritivo e de campo, foram utilizados para a coleta de dados, os questionários (BSQ e EAT-26), dados antropométricos de peso e estatura para a avaliação e classificação nutricional de acordo com o Ministério da Saúde. O público-alvo foi composto por 18 adolescentes do 1o ao 3o ano do ensino médio, onde a maioria apresentou eutrofia em relação à estatura e ao IMC, mas a presença de sobrepeso foi observada em 8,7% dos adolescentes, dado este preocupante. Em relação à distorção de imagem corporal, observou-se que 60,9% não apresentou distorção de imagem corporal e 39,1% dos estudados apresentou na classificação de leve a grave distorção. Desta forma o risco de desenvolvimento de compulsão alimentar e a insatisfação de imagem corporal estiveram presentes e se mostraram expressivos nos participantes investigados. Tal fato destaca a necessidade do desenvolvimento de intervenções com esses estudantes, com um planejamento com todos (diretores, educadores, pais, entre outros), para que corroborem com a conscientização dos alunos em relação à temática e atenuar os efeitos deletérios à saúde.
-
ItemPrevalência de doenças crônicas associadas ao idoso e modelos de cuidados: Uma revisão integrativa.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-07) PEREIRA, Fabiane Araújo ; SANTOS, Karine Silva ; MATOS, Maria Lisângela Saraiva deA senescência é um desafio para saúde pública devido às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) que comumente surgem em indivíduos com idade avançada. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo compreender as evidências científicas sobre a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis associadas a idosos e o modelo de cuidado vigente, realizando uma revisão integrativa de literatura, com caráter qualitativo e exploratório. A busca pelo material teórico deu-se no período de agosto a setembro de 2022, nas bases de dados eletrônicos: SCIELO (Scientific Electronic Library Online), PUBMED (National Library of Medicine), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Foram selecionados inicialmente 32 artigos, dos quais 10 estavam fora do recorte temporal e 17 apresentavam outras temáticas, resultando, assim, em 05 artigos disponíveis para análise. Os resultados obtidos demonstram que a senescência promove uma vulnerabilidade fisiológica no corpo humano, acarretando o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, estando, entre as mais frequentes entre idosos, a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus. O modelo assistencial básico na saúde é caracterizado pelo enfoque no processo saúde/doença, atuando de forma desarticulada, centrado na assistência médico-hospitalar especializada, reproduzindo um modelo pouco eficiente, deixando de lado o indivíduo como um todo.
-
ItemAnálise de dados sobre os perfis de internação de pacientes com esclerose múltipla na Bahia.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-08) FERNANDES, Ana Caroline Sousa ; OLIVEIRA, Mariana RochaIntrodução: A esclerose múltipla (EM) é uma doença rara e ainda pouco conhecida, registrada no Brasil apenas em 1923. A patologia apresenta característica neurológica inflamatória crônica, autoimune e progressiva do sistema nervoso central (SNC), acomete geralmente jovens adultos, entre os 20 e 40 anos, e tem maior incidência em pessoas brancas do sexo feminino, embora ainda pouco conhecida, é possível notar que os surtos são manifestados de forma que podem variar de paciente para paciente, as orientações são para que o tratamento seja iniciado em seu estágio precoce. Objetivo: Analisar o perfil das internações por EM no Estado da Bahia no período de cinco anos. Método: Este é um estudo observacional descritivo, que utilizou dados obtidos do Sistema de Informações de Saúde (DATASUS) e Associações Brasileiras, com a ABEM, entre outros. Considerando que foram analisados dados de domínio público, o presente estudo não foi submetido para apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. No período entre janeiro de 2017 a dezembro de 2021, foram registradas 392 internações decorrentes da EM em todo o Estado da Bahia, com maior número de internações nos anos de 2019 e 2021. A pesquisa apresentou que existe uma predominância da doença em pacientes do sexo feminino, na faixa etária de 30 a 39 anos, da raça/cor parda, com uma média de internação de 7 a 8 dias, e uma taxa média de mortalidade de 3,06% durante todo o período. Conclusão: O estudo foi relevante para avaliar a influência da EM na Bahia e compreender a necessidade de políticas públicas para divulgação de campanhas e dados sobre a patologia, uma vez que, com mais informações direcionadas ao tema, os pacientes com suspeitas e em estágio inicial podem buscar atendimento de forma breve.
-
ItemEsgotamento profissional no trabalho on-line e sua influência na automedicação.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-08) SILVA, Eduarda Pereira ; HUMILDES, Patrícia Cisneiros Santos dosNos últimos anos muitos trabalhadores perderam seus postos e tiveram que reinventar novas relações de trabalho. Consequentemente o estresse tornou-se um fenômeno comum, observado no contexto de desequilíbrios mentais e físicos, e o aparecimento de doenças ocupacionais, levando muitos a automedicação. Dada a escassez do tema e a relevância para a saúde do trabalhador, o presente estudo objetivou identificar os fatores que estimulam a prática da automedicação em trabalhadores on-line e para isso foi adotado como metodologia a revisão narrativa de publicações associadas ao tema. Os resultados foram organizados em uma estrutura de texto, validando os formatos telemáticos, seus benefícios e malefícios e sua influência na vida dos colaboradores. Dentre os fatores que mais concorrem para a automedicação estão aqueles ligados ao estresse no trabalho, causado por carga horária extensa, tensão no trabalho, baixa remuneração e desvalorização aliados à dificuldade de acesso à saúde a influência da propaganda e de terceiros. As análises identificam que embora exista um crescimento das novas plataformas digitais, como possibilidade de uma nova forma de geração de renda, torna-se relevante obter mais dados sobre condições de trabalho e saúde destes trabalhadores. Espera-se que este estudo possa servir de base para projetos ou propostas de melhoria da qualidade da saúde e do ambiente de trabalho para os teletrabalhadores.
-
ItemAtenção a saúde da mulher associada às complicações provenientes do método episiotomia utilizada no parto: Revisão integrativa da literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-08) REIS, Juliana Lima ; ALMEIDA, Regiane de Jesus ; SILVA, Viviane Santana daA episiotomia, um procedimento cirúrgico realizado no momento do parto gera inúmeras consequências, como ausência do prazer sexual, incontinência urinária, infecção e dor no corte no pós-parto e durante relações sexuais, entretanto, seu uso se dá pela justificativa de que há risco de laceração grave no períneo ou um progresso insuficiente do parto para favorecer a passagem do feto. O presente estudo busca identificar o quanto esta técnica é utilizada de modo equivocado e frequente, as consequências relacionadas e como isto pode interferir na vida da mulher de modo geral. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura científica, a partir de consultas de análises feitas em diferentes sites como as plataformas BVS, SciELO, Google Acadêmico, Brazilian Journal of Development e PubMed, sobre a realização da técnica, o conhecimento que as mulheres possuíam do método, as informações fornecidas pelos profissionais de saúde e quais complicações surgiram posteriormente a sua utilização. Após análise dos artigos encontrados, pode ser notado um alto índice de sua utilização de modo desnecessário, a falta de conhecimento por parte das gestantes e diversos problemas adquiridos posteriormente, tanto emocionais quanto físicos. É evidente que a prática da episiotomia não possui algum benefício comprovado, portanto, para garantir uma melhor qualidade de vida a mulher principalmente na fase do puerpério, é a diminuição da utilização de sua prática para evitar ou diminuir os desconfortos, as dores e as consequências subsequentes que podem interferir em sua saúde física, emocional e conjugal.
-
ItemGestação e importância da vitamina D: Impactos e recomendações.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-08) LIMA, Gysselle Ferreira ; SANTOS, Laise Santana ; MOURA, Raphael da SilvaA vitamina D possui papel fundamental em todas as fases da gravidez, com impacto no crescimento e no desenvolvimento do recém-nascido. A possível deficiência desse hormônio pode gerar consequências negativas tanto para a gestante como para o feto. A partir disso, esse estudo objetiva investigar a relevância, os impactos e recomendações da vitamina D na gestação. Considerando a história recente onde a população vivenciou um período pandêmico, e fomos expostos a uma doença grave, ocasionando lockdown em diversas cidades do mundo fazendo com que a população ficasse reclusa diminuindo a exposição solar. Essa pesquisa visa entender como a deficiência dessa vitamina no corpo causa impactos na gestação e no feto, pois a gravidez consiste em um período importante na vida da mulher já que nele ocorrem mudanças significativas quanto a processos endógenos, hormonais e metabólicos. Foram selecionados documentos científicos tendo como critérios de inclusão: artigos completos disponíveis online nas bases de dados selecionadas, no idioma português e inglês e que atendem as questões norteadoras e aos objetivos do estudo, compreendidos no período de 2017 a 2021, sendo posteriormente elaborado quadro elencando os principais achados.
-
ItemBotulismo em cães: Estudo de literatura narrativa.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-08) OLIVEIRA, Isabelly Silva de ; SANTOS, José Neto Oliveira ; NASCIMENTO, Lauana Almeida SantosO botulismo é uma patologia neuroparalítica grave, decorrente da bactéria Clostridium botulinum, que resulta da ingestão de comida ou carcaça contaminada, provocando paralisia funcional motora através da inibição da liberação da acetilcolina pelas terminações colinérgicas das fibras nervosas. Dessa forma o presente estudo tem por objetivo avaliar quais são as características mais comuns apresentadas em um cão com botulismo. Trata-se de uma revisão narrativa. A busca de artigos ocorreu nas seguintes na base de dados: PubMed, BVS e Scientific Scielo. Foi utilizado o DeC: Botulismo canino. Para a seleção dos artigos, inicialmente foram excluídas pesquisas de revisão bibliográficas, sendo encontrado ao todo 301 artigos, após a análise de título e conteúdo apenas 5 foram incluídos na análise desta revisão. O sintoma mais comum do botulismo em cães é a paralisia progressiva, onde o diagnóstico é baseado nos achados clínicos associando a história de ingestão de comida ou carcaça contaminada de animais em decomposição e anamnese detalhada, ainda não há um tratamento específico, ele consiste em injeções de algumas antitoxinas e tratamento fisioterapêutico para a reestruturação das terminações nervosas.
-
ItemO uso de canabidiol para o tratamento da fibromialgia: uma revisão bibliográfica.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-08) SOUZA, Jackeline nascimento de ; CAMPOS, Juan Cristus Tavares ; ARAÚJO, Rodrigo RochaA medicina natural é utilizada desde os primórdios2 da humanidade para todos os tipos de enfermidades possíveis, desde transtornos mentais até procedimentos cirúrgicos, e mesmo hoje com o avanço da tecnologia, esse tipo de tratamento não deve ser descartado pois existem certas doenças que podemos utilizá-la como resposta. Uma patologia que podemos relacionar a isso é a fibromialgia, se trata de uma doença que causa dor e fraqueza muscular, e que ainda não tem cura. como está se tornando cada vez mais comum devemos buscar maneiras de tratá-la com segurança e eficácia. sendo assim o uso de canabidiol para tratamento de dor intensa está se mostrando uma das melhores respostas naturais para tratamento de fibromialgia. o objetivo deste trabalho é mostrar por meio da revisão bibliográfica a veracidade deste tipo de tratamento, os testes e pesquisas encontradas e seus resultados.
-
ItemAtividade física para alívio dos sintomas físicos e psicológicos da ansiedade em adolescentes- Uma revisão integrativa.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-08) CAETITE, Alciane Costa Carmo ; MEIRA, Anna Julia Fontes Cunha ; ROCHA, Fernanda NunesA adolescência é uma fase do desenvolvimento humano desafiadora na qual acontecem mudanças sociais, emocionais e físicas, o que podem acarretar em autopercepções negativas, sendo um período marcado por rápidas mudanças fisiológicas e psicológicas. Desta forma, a alta prevalência e o impacto preocupante dos transtornos de ansiedade ao longo da adolescência salientam a necessidade de tratamentos eficazes. Nesta lógica, estudos afirmam que a prática de atividade física promove benefícios para a função cerebral, assim como proporciona sentimentos de alegria, satisfação e bem-estar, diminuindo os níveis de ansiedade e a depressão. A atividade física tem mostrado ter benefícios mais amplos para o bem-estar das pessoas, inclusive melhora na qualidade de vida, menor sofrimento psicológico, como também, melhora da saúde física, sendo uma ferramenta com muitos benefícios para pessoas com transtornos de ansiedade. Este estudo tem como objetivo descrever como o exercício físico pode contribuir para a saúde e qualidade de vida dos adolescentes com ansiedade. Compreender os efeitos e o impacto da atividade física na ansiedade em adolescentes é imprescindível, para a ampliação de discussões deste tema, além de contribuir para novas estratégias de promoção de saúde para esse público. Trata-se de uma revisão integrativa onde as buscas foram realizadas no período de abril e maio do ano 2022 nas bases de dado Pubmed, Scielo e PEDro, utilizando as seguintes palavras- chaves nos idiomas português e inglês: “physical activity [AND] adolescent”; “anxiety [AND] adolescent”; “anxiety symptoms [AND] adolescent; “Exercício físico na ansiedade”; “Benefícios do exercício físico”; “Saúde mental do adolescentes”, sendo as buscas realizadas de forma separada e utilizando os indicadores booleanos. O recorte temporal utilizado serão artigos científicos publicados no período de 2011 a 2022 extraídos na bases de dados citadas anteriormente. Associada às terapias medicamentosas prescritas, têm sido propostas outras alternativas de tratamento, como a prática de exercício físico que, em vários relatos, têm efeitos similares ao uso de remédios e terapias. Em conclusão, os estudos utilizados para realizar a presente revisão relataram a importância da prática de atividade física na adolescência. Entretanto, houve divergência de resultados entre os estudos já que alguns identificaram que mais da metade dos adolescentes não realizam atividades física e outros relataram que mais da metade dos adolescentes praticavam atividade física, porém essa divergencia não exclui o fato de que nos estudos há um um consenso que a prática de atividade física está associada com a melhor qualidade de vida e bem-estar subjetivo, e menores escores de ansiedade.
-
ItemResistência bacteriana: Perfil da automedicação na população do Estado da Bahia.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-09) LIRA, Bruna Lima ; SILVA, Michelle Neves da ; SANTOS, Nayara Ribeiro dosO uso indiscriminado do antibiótico ainda é muito recorrente no cotidiano de todas as pessoas na sociedade. A resistência bacteriana se desenvolve mediante uso inadequado ou tratamento incompleto de um determinado antibiótico, levando a diversos agravos na enfermidade e consequentemente piorando o caso clínico desse paciente. Neste presente estudo tem como objetivo compreender os problemas causados pelo uso inadequado de antibióticos no Estado da Bahia, analisando as consequências dos antibióticos que se tornam ineficazes para determinadas infecções e registrar o grave problema que pode gerar a Automedicação. A pesquisa é de cunho quantitativo investigativo, no qual foi feito um questionário mediante Google forms, sendo compartilhados mediante link nas redes sociais através da técnica snowball. Em que após a obtenção dos dados foram analisados e desenvolvidos os resultados, no qual, foram obtidas 218 respostas mediante questionário, das idades entre 18 a 60 anos, que residem nesta região. Por meio das respostas absorvidas 46,2% dos participantes disseram que costumam fazer o uso do antibiótico sem prescrição médica. A partir dessa investigação, foi notório o conhecimento sobre a finalidade que muitos ainda fazem a automedicação pelos antibióticos sem prescrição de um profissional de saúde. A importância da continuação do embasamento científico acerca do uso adequado de antibióticos. Mostrando o aumento dos riscos do descontrole desses medicamentos, prejudicando assim a saúde do indivíduo e da população.
-
ItemAtendimento da equipe multiprofissional em gestantes com anemia falciforme: Revisão integrativa de literatura(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-09) RIBEIRO, Maria Eduarda Santos ; SOUSA, Rebeca Figuerêdo Lima ; NOVATO, Roberta FreireDoença falciforme é a hemoglobinopatia monogênica e hereditária mais prevalente no Brasil, podendo levar à formação de eritrócitos anormais, trazendo uma série de complicações à saúde do indivíduo, principalmente quando se trata de uma gestante portadora da doença. Apesar das dificuldades apresentadas para a gestação e concepção, não existem contraindicações para que uma portadora da doença engravide. O presente estudo justifica-se na análise em evidências científicas já publicadas a respeito da necessidade de um atendimento multiprofissional qualificado a essas gestantes e trata-se de uma revisão integrativa da literatura. O objetivo principal desta pesquisa é a análise descritiva acerca da assistência em saúde no pré- natal de pacientes gestantes com anemia falciforme. As bases de dados utilizadas para o seguinte estudo foram a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o Scientific Electronic Library Online (SciELO). Operou-se os seguintes descritores em Ciências da Saúde (DECS): Doença falciforme AND Gestação; Anemia falciforme; Anemia falciforme AND Atenção primária; Fisiopatologia anemia falciforme e; Gestação AND Atenção primária. Com o intuito de categorizar as abordagens de interesse a respeito do tema, os resultados foram agrupados em quatro categorias, sendo elas: 1) Fisiopatologia da anemia falciforme; 2) Fisiopatologia da gravidez na Doença Falciforme; 3) Assistência pré-natal e complicações clínicas à gestante com anemia falciforme; 4) Estabelecer a rotina de exames às gestantes que vivem com Anemia Falciforme. Desse modo, observou-se que é fundamental um acompanhamento especial por parte da equipe multiprofissional em saúde no que se refere ao pré-natal de gestantes com anemia falciforme, principalmente por profissionais da área obstetra e hematologista.