TRABALHOS INTERPROFISSIONAIS
Permanent URI for this collection
Nesta coleção encontram-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a mais de um curso de Graduação na unidade de Vitória da Conquista da rede UniFTC.
Browse
Browsing TRABALHOS INTERPROFISSIONAIS by Title
Results Per Page
Sort Options
-
ItemA automedicação em profissionais da saúde: Uma revisão integrativa.(Centro Universitário UniFTC, 2023-02-01) OLIVEIRA, Elizia Mara Alves ; SILVA, Raissa Campos ; SOARES, Karolainy CamposA automedicação é caracterizada como o ato de se auto medicar e essa prática se tornou um tema de grande preocupação da saúde pública no último tempos. Se tratando de profissionais de saúde a prática da automedicação torna se facilitada devido ao acesso as medicações, aos conhecimentos técnicos adquiridos, assim como disponibilidade ao acesso as prescrições médicas. Objetivo: Investigar como ocorre a automedicação nos profissionais da saúde. Método: Trata-se de um estudo realizado através do método revisão integrativa que inclui a análise através de bases de dados como a Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem (BVS Enfermagem); SciELO e Google Acadêmico. Para critérios de inclusão foram analisados 2015 a 2022, artigos de acesso livre e gratuito, na língua portuguesa. Para critérios de exclusão foram estabelecidos artigos incompletos, publicações fora do tema e artigos de revisão. Resultados: A amostra final foi composta por dez artigos, onde percebeu-se que os profissionais da saúde têm acesso facilitado das medicações, saber da farmacologia e reconhecer os sinais e sintomas, além de sobrecarga e falta de tempo para consultas médicas, praticam a automedicação. Considerações finais: A automedicação entre profissionais da saúde pode ser minimizada através de fiscalização em hospitais e nas unidades de saúde para que não exista sobra de medicamentos de pacientes e políticas públicas para que as farmácias somente vendam medicações com prescrições médicas.
-
ItemA importância do fisioterapeuta e enfermeiro no atendimento de pacientes neonatais na unidade de terapia intensiva: percepção do acompanhante.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-09) SILVEIRA, Ellen Santos ; MENESES, Marciano Lopes Silva ; CAETITÉ, Samara BritoO período neonatal é definido como os primeiros 28 dias de vida do recém-nascido, fase essa que é carregada de eventos adaptativos do bebê à vida extrauterina. Quanto a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a mesma é considerada como local para a realização dos cuidados aos pacientes neonatos em suas diferentes complexidades e de forma integral, seja em estado crítico ou potencialmente crítico. Desta forma, cabe expor a importância de uma equipe multiprofissional no atendimento a esses pacientes. O objetivo deste trabalho foi analisar os tipos de atendimentos prestados por fisioterapeutas e enfermeiros na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um Hospital Municipal de uma cidade do interior do Sudeste. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e de abordagem qualitativa, realizada no período de outubro de 2022, com 7 acompanhantes de bebês internados na UTIN. Houve o predomínio de acompanhantes do sexo feminino, onde o grau de parentesco era mãe, com a média de idade de 33,4 anos, casadas e com a ocupação de desemprego. Desta forma, foi possível concluir que há uma importância incontestável do fisioterapeuta e do enfermeiro acerca dos cuidados para com os recém nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, existindo a necessidade de estudos recentes sobre a atuação do Fisioterapeuta e do Enfermeiro dentro da UTI neonatal.
-
ItemA queda da imunização contra a poliomielite no Brasil.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-26) RODRIGUES, Adriane Oliveira ; COSTA, Jamerson Cavalcante ; SOUZA, Tamires Dias deA vacinação constitui uma importante medida profilática contras diversos agentes infeciosos, incluído o combate ao Póliovírus. Diante disso, o objetivo deste estudo é reunir dados probatórios bibliográficos que demonstram a identificação do agente etiológico, a diminuição do nível de imunidade contra o agente infecioso, a importância da imunização e as causas dessa redução. Foram selecionadas bases de dados de caráter científico provindo de artigos e informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde, as análises destes estudos epidemiológicos demonstraram a importância e a efetividade vacinal contra a Poliomielite, além da demonstração das consequências da não vacinação. O Brasil vem sofrendo uma significativa queda na cobertura vacinal, acendendo um alerta para a possibilidade de novos surtos, que desde 1994 foram considerados erradicados, entrando em um eminente risco de reintrodução da doeça, pois sua taxa de vacinação foi de 96,55% em 2012 para 67,71% em 2021. É recomendado que as autoridades sanitárias aumentem o número de doses de vacinas para a imunização contra a Poliomielite, tendo a finalidade de compensar falhas que podem ocorrer na prática da vacinação oral, bem como promovam campanhas de vacinação centradas na segurança das vacinas disponíveis. Em síntese a imunização é imprescindível para impedir a ocorrência de novos surtos, e por consequência evitar a doença e dados econômicas e social provenientes que ela possa acarretar.
-
ItemA relação entre procedimentos estéticos corporais e autoestima na contemporaneidade.(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-26) COELHO, Luma Oliveira ; REBOUÇAS, Mariana Santos ; PEREIRA, Mileni Gomes SantanaÀ medida que a tecnologia avança na fisioterapia, com procedimentos não invasivos e invasivos, proporcionam às pessoas uma opção de cuidados com a imagem, ampliando a autoconfiança e autoestima. A busca por procedimentos estéticos corporais revela em sua maioria o desejo por uma silhueta magra, apontando a adiposidade localizada entre as disfunções e queixas mais frequentes no atendimento estético e dermatofuncional, principalmente entre as mulheres. Os fatores relacionados às alterações corporais e estéticas refletem na percepção da imagem corporal do indivíduo, bem como seus aspectos emocionais e autoestima. Logo, podem gerar insatisfação com o corpo, frustrações diante de si e do ideal estético exigido pela sociedade e disseminado pelas mídias, comprometendo, portanto, a qualidade de vida do ser. O presente trabalho trata-se de uma revisão da literatura, realizada nas bases de dados Lilacs, BVS e Scielo. Através dele, busca-se compreender os principais fatores que correlacionam os procedimentos estéticos corporais e a autoestima no contexto contemporâneo.
-
ItemA saúde do trabalhador na construção civil: Uma perspectiva entre a fisioterapia e a psicologia.(Centro Universitário UniFTC, 2023-06-08) OLIVEIRA, Jessica Maria Martins de ; OLIVEIRA, Marina de Araújo ; SILVA, Rafaella FerreiraDentre milhares de campos de trabalho no Brasil, o da construção civil é um dos mais importantes, não somente pela quantidade de geração de empregos, mas pelo seu valor econômico e social. Em contrapartida, também é um setor onde a prevalência de doenças físicas e psicológicas são mais afetadas no Brasil. A saúde mental e física do trabalhador é um conceito que se refere à capacidade dos trabalhadores de manterem-se saudáveis enquanto realizam suas tarefas profissionais. O presente estudo levando em consideração a literatura científica, teve como objetivo retratar as doenças ocupacionais nos profissionais voltados à construção civil, onde os principais critérios de inclusão foram trabalhadores do sexo masculino, e os de exclusão foram do sexo feminino. A elaboração deste trabalho, uma revisão bibliográfica, se deu através de consultas em sites, tais como: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-MS); Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil, Secretaria de Educação do Paraná; Organização Internacional do Trabalho (OIT); Ministério da Justiça (MJ). Os resultados apontam uma inexistência de dados confiáveis e inerentes. Conclui-se que, a importância da promoção de um ambiente de trabalho saudável, diminui os índices de acidentes e doenças ocupacionais nesses trabalhadores.
-
ItemAcompanhamento do fisioterapeuta e do enfermeiro no atendimento domiciliar a pacientes pós acidente vascular cerebral: Uma revisão integrativa.(Centro Universitário UniFTC, 2023-02-08) SANTOS, Ana Paula Araújo ; SILVA, Giselle daIntrodução:O Acidente Vascular Cerebral(AVC) é uma doença com alto índice de morbidade e os pacientes que conseguem sobreviver ao quadro apresentam sequelas que necessitam de cuidados da equipe multiprofissional na residência do paciente.Objetivo: Realizar uma revisão integrativa sobre o acompanhamento do fisioterapeuta e do enfermeiro no atendimento domiciliar a pacientes pós AVC. Métodos:Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, com foco na abordagem descritiva. As pesquisas dos artigos foram realizadas na plataforma Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem (BVS Enfermagem), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Por fim, foram utilizados sete artigos para compor a revisão bibliográfica. Resultados: O fisioterapeuta é de extrema relevância para a recuperação do paciente pós AVC através do plano de exercício; a abordagem de ensino e a realização de procedimentos estão atrelados ao método de serviço a ser prestado pelo enfermeiro, além disso, o atendimento domiciliar promove maior conforto e bem estar ao paciente. Considerações finais: O atendimento domiciliar é oportuno para estabelecer um vínculo com o paciente e prestar um serviço com abordagem individualizada de acordo à necessidade do cuidado de cada área profissional.
-
ItemAnálise da prevalência dos casos de lesão por esforço repetitivo nas microrregiões baianas e tratamentos associados.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-12) ROCHA, Denilson de Almeida ; PIRES, Luiza Palladino Ferreira ; SOARES, Wendel da SilvaAs lesões por esforço repetitivo são resultantes das condições do ambiente de trabalho, reconhecida como doença do trabalho é adquirida e desencadeada em função das condições onde o trabalho é desempenhado e com ele se relaciona diretamente. Foi utilizado como procedimento metodológico para a lesão por esforço repetitivo, um estudo transversal, no qual analisaram os dados coletados e preservados dos sistemas do departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil e no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Observou-se que quando se fala de tratamento fisioterapêutico e farmacológico a plataforma não oferece esses dados. Fica evidente que os anti-inflamatórios não esteroides são usados deliberadamente para aliviar sinais e sintomas gerados pelo processo inflamatório, desencadeado em nosso organismo, estes encontram-se entre os medicamentos mais prescritos em todo o mundo. caracterizando uma realidade assustadora no Brasil, sendo a automedicação.
-
ItemAnálise de dados sobre os perfis de internação de pacientes com esclerose múltipla na Bahia.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-08) FERNANDES, Ana Caroline Sousa ; OLIVEIRA, Mariana RochaIntrodução: A esclerose múltipla (EM) é uma doença rara e ainda pouco conhecida, registrada no Brasil apenas em 1923. A patologia apresenta característica neurológica inflamatória crônica, autoimune e progressiva do sistema nervoso central (SNC), acomete geralmente jovens adultos, entre os 20 e 40 anos, e tem maior incidência em pessoas brancas do sexo feminino, embora ainda pouco conhecida, é possível notar que os surtos são manifestados de forma que podem variar de paciente para paciente, as orientações são para que o tratamento seja iniciado em seu estágio precoce. Objetivo: Analisar o perfil das internações por EM no Estado da Bahia no período de cinco anos. Método: Este é um estudo observacional descritivo, que utilizou dados obtidos do Sistema de Informações de Saúde (DATASUS) e Associações Brasileiras, com a ABEM, entre outros. Considerando que foram analisados dados de domínio público, o presente estudo não foi submetido para apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. No período entre janeiro de 2017 a dezembro de 2021, foram registradas 392 internações decorrentes da EM em todo o Estado da Bahia, com maior número de internações nos anos de 2019 e 2021. A pesquisa apresentou que existe uma predominância da doença em pacientes do sexo feminino, na faixa etária de 30 a 39 anos, da raça/cor parda, com uma média de internação de 7 a 8 dias, e uma taxa média de mortalidade de 3,06% durante todo o período. Conclusão: O estudo foi relevante para avaliar a influência da EM na Bahia e compreender a necessidade de políticas públicas para divulgação de campanhas e dados sobre a patologia, uma vez que, com mais informações direcionadas ao tema, os pacientes com suspeitas e em estágio inicial podem buscar atendimento de forma breve.
-
ItemAs consequências da automedicação em um município do Sudoeste da Bahia(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-09) ANJOS, Rayssa Viana dos ; SANTOS, Sara Brito ; RODRIGUES, Vanessa GuedesA automedicação é o uso irresponsável de qualquer fármaco sem critérios técnicos e clínicos definidos, tornando-se um problema de saúde pública no âmbito global que está correlacionada a inúmeras interferências e influências viventes no cotidiano do corpo social. Esta pesquisa tem como propósito identificar os impactos do hábito da auto administração medicamentosa, verificar as complicações mais cruciais que afetam o corpo humano diante desse consumo irregular e identificar os fármacos de maior utilização no mercado. Esse estudo contém uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, no qual os dados coletados advêm dos artigos científicos e das entrevistas que foram feitas e baseadas em um questionário realizado nas farmácias de Vitória da Conquista. Tendo como resultado após a análise dos dados que essa prática é de grande recorrência, cujo o público femino tem maior prevalência e a classe de medicamentos mais utilizados são os analgésicos, anti-inflamatórios entre outros, já que o seu maior motivador é o alívio rápidos das dores e desconfortos. Conclui-se que esse dilema é um hábito comum no cotidiano da maioria das pessoas da população, sendo considerada por muitos sem riscos, já que costumam obter resultados positivos, desprezando os problemas que podem surgir com o tempo, ou as reações que podem ocorrer momentaneamente. Esse é um desafio para os profissionais da saúde que envolve múltiplos contextos e aspectos e por isso a importância de reconhecer as características e conhecer as diversas variáveis sobre o tema da automedicação.
-
ItemAssistència ao parto natural: A importância da humanização na percepção da equipe multiprofissional e puérperas.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-09) SOUZA, Maria Fernanda Gonçalves ; SILVA,Leila de Paula da ; FERNANDES,Tabita Teissiane Alves Braga.Introdução: O presente estudo visa apresentar sobre a importância da assistência multiprofissional no processo parturitivo, com objetivo de evidenciar e analisar a relevância da humanização e a assistência prestada pelos fisioterapeutas e enfermeiros. Partindo daí surge o questionamento: qual a importância da assistência ao parto normal e a relevância da humanização no Hospital Municipal Esaú Matos na cidade de Vitória da Conquista-BA? Objetivo: O objetivo dessa pesquisa é compreender a importância da assistência ao parto normal e a relevância da humanização. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo que seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa. Se tratando dos instrumentos empregados na pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada ao qual foi aplicada a 5 puérperas e 4 profissionais fisioterapeutas e enfermeiros. Através da coleta dedados, a pesquisa foi analisada de forma qualitativa. Resultados: Através dosresultados coletados, por meio de uma entrevista foi realizada uma análise deconteúdo sobre a assistência dos profissionais de enfermagem e fisioterapia e da percepção das puérperas. Conclusão: Portanto, através das respostas obtidas com enfoque no tema proposto, válida-se a colaboração para futuras parturientes que irão usufruir desta pesquisa, tanto quanto, possa favorecer os demais acadêmicos e profissionais da área de saúde como fonte de consulta permitindo expandir o conhecimento e progressão nos estudos pertinentes relacionados ao cuidado dos enfermeiros e fisioterapeutas no processo de assistência ao parto humanizado.
-
ItemAtenção a saúde da mulher associada às complicações provenientes do método episiotomia utilizada no parto: Revisão integrativa da literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-08) REIS, Juliana Lima ; ALMEIDA, Regiane de Jesus ; SILVA, Viviane Santana daA episiotomia, um procedimento cirúrgico realizado no momento do parto gera inúmeras consequências, como ausência do prazer sexual, incontinência urinária, infecção e dor no corte no pós-parto e durante relações sexuais, entretanto, seu uso se dá pela justificativa de que há risco de laceração grave no períneo ou um progresso insuficiente do parto para favorecer a passagem do feto. O presente estudo busca identificar o quanto esta técnica é utilizada de modo equivocado e frequente, as consequências relacionadas e como isto pode interferir na vida da mulher de modo geral. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura científica, a partir de consultas de análises feitas em diferentes sites como as plataformas BVS, SciELO, Google Acadêmico, Brazilian Journal of Development e PubMed, sobre a realização da técnica, o conhecimento que as mulheres possuíam do método, as informações fornecidas pelos profissionais de saúde e quais complicações surgiram posteriormente a sua utilização. Após análise dos artigos encontrados, pode ser notado um alto índice de sua utilização de modo desnecessário, a falta de conhecimento por parte das gestantes e diversos problemas adquiridos posteriormente, tanto emocionais quanto físicos. É evidente que a prática da episiotomia não possui algum benefício comprovado, portanto, para garantir uma melhor qualidade de vida a mulher principalmente na fase do puerpério, é a diminuição da utilização de sua prática para evitar ou diminuir os desconfortos, as dores e as consequências subsequentes que podem interferir em sua saúde física, emocional e conjugal.
-
ItemAtendimento da equipe multiprofissional em gestantes com anemia falciforme: Revisão integrativa de literatura(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-09) RIBEIRO, Maria Eduarda Santos ; SOUSA, Rebeca Figuerêdo Lima ; NOVATO, Roberta FreireDoença falciforme é a hemoglobinopatia monogênica e hereditária mais prevalente no Brasil, podendo levar à formação de eritrócitos anormais, trazendo uma série de complicações à saúde do indivíduo, principalmente quando se trata de uma gestante portadora da doença. Apesar das dificuldades apresentadas para a gestação e concepção, não existem contraindicações para que uma portadora da doença engravide. O presente estudo justifica-se na análise em evidências científicas já publicadas a respeito da necessidade de um atendimento multiprofissional qualificado a essas gestantes e trata-se de uma revisão integrativa da literatura. O objetivo principal desta pesquisa é a análise descritiva acerca da assistência em saúde no pré- natal de pacientes gestantes com anemia falciforme. As bases de dados utilizadas para o seguinte estudo foram a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o Scientific Electronic Library Online (SciELO). Operou-se os seguintes descritores em Ciências da Saúde (DECS): Doença falciforme AND Gestação; Anemia falciforme; Anemia falciforme AND Atenção primária; Fisiopatologia anemia falciforme e; Gestação AND Atenção primária. Com o intuito de categorizar as abordagens de interesse a respeito do tema, os resultados foram agrupados em quatro categorias, sendo elas: 1) Fisiopatologia da anemia falciforme; 2) Fisiopatologia da gravidez na Doença Falciforme; 3) Assistência pré-natal e complicações clínicas à gestante com anemia falciforme; 4) Estabelecer a rotina de exames às gestantes que vivem com Anemia Falciforme. Desse modo, observou-se que é fundamental um acompanhamento especial por parte da equipe multiprofissional em saúde no que se refere ao pré-natal de gestantes com anemia falciforme, principalmente por profissionais da área obstetra e hematologista.
-
ItemAtividade física para alívio dos sintomas físicos e psicológicos da ansiedade em adolescentes- Uma revisão integrativa.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-08) CAETITE, Alciane Costa Carmo ; MEIRA, Anna Julia Fontes Cunha ; ROCHA, Fernanda NunesA adolescência é uma fase do desenvolvimento humano desafiadora na qual acontecem mudanças sociais, emocionais e físicas, o que podem acarretar em autopercepções negativas, sendo um período marcado por rápidas mudanças fisiológicas e psicológicas. Desta forma, a alta prevalência e o impacto preocupante dos transtornos de ansiedade ao longo da adolescência salientam a necessidade de tratamentos eficazes. Nesta lógica, estudos afirmam que a prática de atividade física promove benefícios para a função cerebral, assim como proporciona sentimentos de alegria, satisfação e bem-estar, diminuindo os níveis de ansiedade e a depressão. A atividade física tem mostrado ter benefícios mais amplos para o bem-estar das pessoas, inclusive melhora na qualidade de vida, menor sofrimento psicológico, como também, melhora da saúde física, sendo uma ferramenta com muitos benefícios para pessoas com transtornos de ansiedade. Este estudo tem como objetivo descrever como o exercício físico pode contribuir para a saúde e qualidade de vida dos adolescentes com ansiedade. Compreender os efeitos e o impacto da atividade física na ansiedade em adolescentes é imprescindível, para a ampliação de discussões deste tema, além de contribuir para novas estratégias de promoção de saúde para esse público. Trata-se de uma revisão integrativa onde as buscas foram realizadas no período de abril e maio do ano 2022 nas bases de dado Pubmed, Scielo e PEDro, utilizando as seguintes palavras- chaves nos idiomas português e inglês: “physical activity [AND] adolescent”; “anxiety [AND] adolescent”; “anxiety symptoms [AND] adolescent; “Exercício físico na ansiedade”; “Benefícios do exercício físico”; “Saúde mental do adolescentes”, sendo as buscas realizadas de forma separada e utilizando os indicadores booleanos. O recorte temporal utilizado serão artigos científicos publicados no período de 2011 a 2022 extraídos na bases de dados citadas anteriormente. Associada às terapias medicamentosas prescritas, têm sido propostas outras alternativas de tratamento, como a prática de exercício físico que, em vários relatos, têm efeitos similares ao uso de remédios e terapias. Em conclusão, os estudos utilizados para realizar a presente revisão relataram a importância da prática de atividade física na adolescência. Entretanto, houve divergência de resultados entre os estudos já que alguns identificaram que mais da metade dos adolescentes não realizam atividades física e outros relataram que mais da metade dos adolescentes praticavam atividade física, porém essa divergencia não exclui o fato de que nos estudos há um um consenso que a prática de atividade física está associada com a melhor qualidade de vida e bem-estar subjetivo, e menores escores de ansiedade.
-
ItemAutomedicação e suas complicações para a saúde da população brasileira.(Centro Universitário UniFTC, 2022-10) RODRIGUES, Gabriele Sousa ; SOUSA, Janine Viana ; FRANCO, Taís XavierAutomedicação é o ato de administrar medicamentos por conta própria sem qualquer orientação ou prescrição médica. Nesse sentido é válido ressaltar a importância no contexto atual, trazendo uma persistente reprodução onde os casos podem se tornar cada vez mais frequentes. O estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica, sem interferência ou julgamento de cunho pessoal, seguindo uma linha de ação que consiste em analisar evidências com bases literárias que serviram para entender este fenômeno. Inicialmente foi realizado um mapeamento dos estudos de artigos que foram escolhidos, sendo feita a consulta de palavras-chave, para nortear a pesquisa, na plataforma dos Descritores DECs, sendo eles: Automedicação e Hábitos de Consumo de Medicamentos. Foi feito um levantamento dos artigos, tendo como critérios de inclusão, as revisões atuais e que mais abrangiam o tema, contendo um caractere de observação para as consequências oriundas do ato de tomar remédio por conta própria. Desse modo procuramos detectar, identificar e analisar as complicações e motivos que levam as pessoas a se automedicarem. Sendo abordado um trabalho com pesquisas bibliográficas onde foi analisada a amostra de forma qualitativa e descritiva, por se tratar de uma amostragem de teses já existentes explorando e conceitos. Através dos artigos analisados, conclui-se que as consequências da automedicação podem desencadear também dependência dos medicamentos, visto que os indivíduos usam desses meios para tratamentos por conta própria e uso prolongado, trazendo um desfecho que impacta de forma considerável o cotidiano dos mesmos.
-
ItemAvaliação da funcionalidade, incapacidade e saúde mental em indivíduos pós-covid.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-09) COUTO, Alessandra Souza ; SOUZA, Erick Glauber Sayd ; SILVA, Yuri SantosIntrodução: A pandemia no ano de 2019 pelo vírus SARS-CoV-2 gerou sequelas de médio e longo prazo em infectados tanto em seu aspecto físico, como no âmbito mental. Diante disso, dificuldades nas atividades de vida diária, limitações e restrições de participação social dessa população podem ser encontradas. Objetivo: Avaliar e correlacionar a Funcionalidade, Incapacidade e Saúde Mental em Indivíduos Pós-Covid. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, analítico com delineamento transversal realizado através de um Questionário Sociodemográfico além dos instrumentos Self Report Questionnaire e World Health Disability Assessment Schedule aplicados em 106 adultos no interior do estado da Bahia que apresentaram sintomas persistentes Pós-Covid. Resultados: Na distribuição do escore do WHODAS 2.0 observou-se que apenas 2,8% (n=3) não apresentaram nenhuma incapacidade nos domínios apresentados. O SRQ-20 sugeriu uma suspeita de sofrimento mental em 69,8% da amostra. O padrão observado foi que os sujeitos com maiores pontuações no SRQ-20, obtiveram também maiores pontuações no WHODAS 2.0. Ou seja, via de regra, os indivíduos com suspeição de sofrimento mental no SQR-20, apresentaram graus maiores de incapacidade no WHODAS 2.0. O Teste Qui-Quadrado de Pearson foi aplicado nos escores do SRQ-20 e do WHODAS 2.0 para verificar a correlação entre os mesmos. O valor obtido considerando o nível de significância de 5% (p < 0.05) foi de p = 0.002413 indicando uma correlação significativa. Conclusão: Os achados dessa pesquisa apoiam a necessidade de estruturas de reabilitação multidisciplinares especializadas para pessoas com síndrome pós-COVID. Além disso, as condições encontradas requerem uma maior atenção da comunidade científica em estudar essa população, promovendo maiores estudos acerca do assunto.
-
ItemAvaliação do perfil epidemiológico da hepatite na região nordeste do Brasil entre 2018 e 2020.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-12) SOUSA, Amanda Bispo ; SANTOS, Anízia Neta Lima ; MACHADO, Bianca de AssunçãoIntrodução: A Hepatite A é uma doença viral primária do fígado causada pelo vírus da hepatite A (HAV), diferente das demais hepatites virais. Essa hepatopatia é de distribuição universal, ocorrem em áreas de precárias condições sanitárias constituindo, portanto, um problema de saúde pública no Brasil. Estudos confirmam que as áreas de alta prevalência são as regiões Norte e Nordeste. Objetivo: Este estudo tem como objetivo traçar o perfil epidemiológico na região Nordeste do Brasil, entre 2018 a 2020, quantificar os casos e os dados de saneamento básico, bem como o impacto na população atingida. Método: O estudo é descritivo, retrospectivo, com uso de dados secundários, coletados através do SIM/DataSUS SINAN/DataSUS, do painel de saneamento do Brasil de do sistema nacional de informações de saneamento (SINAN) no período de 2018 a 2020. Resultados e discussão: observou-se que a região Nordeste tem elevado índice de água não tratada e saneamento básico ineficiente. Consideradas as formas de transmissão, a prevenção está diretamente relacionada às condições de higiene e saneamento. Por meio de políticas públicas, ao longo dos anos, percebeu-se que houve melhoria das condições sanitárias. No entanto, a população suscetível passou a ser maior e a ter idade mais elevada. Conclusão: Ressalta-se que apenas as melhorias de saneamento básico não são suficientes para erradicar uma doença, a promoção da saúde por meio de profissionais qualificados e a implantação de politicas públicas são fundamentais para atingir esse objetivo.
-
ItemAvaliação epidemiológica dos casos de HIV no Brasil nos anos de 2017 a 2021.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-12) OLIVEIRA, Dalila Rodrigues Vasconcelos ; FERREIRA, Felipe MacielIntrodução: O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que é considerada como um problema de saúde pública, tendo em vista o alto índice de infecção do vírus, por isso, o diagnóstico e um tratamento de qualidade é de suma importância para diminuir os agravos, já que, a infecção por HIV usa do oportunismo para atacar. Objetivo: Assim o presente estudo buscou avaliar os principais dados epidemiológicos encontrados na base de dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação do Sistema Único de Saúde (SINAN). Metodologia: Trata-se de um estudo, descritivo, quantitativo, de base documental com procedimento comparativo-estatístico, onde o enfoque foi identificar a exposição relacionada ao perfil demográfico do indivíduo diagnosticado com HIV, sendo avaliadas as variáveis: faixa etária, sexo, raça, região de residência e categoria de exposição hierárquica . Resultados: A coleta de dados permitiu identificar, inicialmente, o ano de diagnóstico de HIV dos pacientes soropositivos referentes à amostra. Foram avaliados os períodos de intervalo entre 2017 a 2021, e foi possível observar uma significativa redução diagnóstica neste período. Conclusão: Com isso, conclui-se que a busca pelas características demográficas ressalta a necessidade de promover ações que visem a prevenção e promoção da saúde, que permitam reduzir os índices de forma precisa, sem índices de subnotificação.
-
ItemBotulismo em cães: Estudo de literatura narrativa.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-08) OLIVEIRA, Isabelly Silva de ; SANTOS, José Neto Oliveira ; NASCIMENTO, Lauana Almeida SantosO botulismo é uma patologia neuroparalítica grave, decorrente da bactéria Clostridium botulinum, que resulta da ingestão de comida ou carcaça contaminada, provocando paralisia funcional motora através da inibição da liberação da acetilcolina pelas terminações colinérgicas das fibras nervosas. Dessa forma o presente estudo tem por objetivo avaliar quais são as características mais comuns apresentadas em um cão com botulismo. Trata-se de uma revisão narrativa. A busca de artigos ocorreu nas seguintes na base de dados: PubMed, BVS e Scientific Scielo. Foi utilizado o DeC: Botulismo canino. Para a seleção dos artigos, inicialmente foram excluídas pesquisas de revisão bibliográficas, sendo encontrado ao todo 301 artigos, após a análise de título e conteúdo apenas 5 foram incluídos na análise desta revisão. O sintoma mais comum do botulismo em cães é a paralisia progressiva, onde o diagnóstico é baseado nos achados clínicos associando a história de ingestão de comida ou carcaça contaminada de animais em decomposição e anamnese detalhada, ainda não há um tratamento específico, ele consiste em injeções de algumas antitoxinas e tratamento fisioterapêutico para a reestruturação das terminações nervosas.
-
ItemCompulsão alimentar e imagem corporal em adolescentes de escola privada de Vitória da Conquista - BA.(Centro Universitário UniFTC, 2022-12-05) NUNES, Camila Porto ; ALVES, Camile Frota ; BASTOS, Melissa BritoAdolescência é marcada por intensas mudanças de desenvolvimento físico, social e psicológico. Estas quando associadas a padronização de imagem, amplamente estimuladas através de diversos espaços midiáticos, podem vir a favorecer o surgimento de inseguranças relacionadas a autoimagem corporal e consequentemente possíveis mudanças no comportamento alimentar. Objetivou-se investigar a prevalência da compulsão alimentar e a distorção da imagem corporal em adolescentes matriculados em uma instituição de ensino particular de Vitória da Conquista. Através de uma abordagem de caráter descritivo e de campo, foram utilizados para a coleta de dados, os questionários (BSQ e EAT-26), dados antropométricos de peso e estatura para a avaliação e classificação nutricional de acordo com o Ministério da Saúde. O público-alvo foi composto por 18 adolescentes do 1o ao 3o ano do ensino médio, onde a maioria apresentou eutrofia em relação à estatura e ao IMC, mas a presença de sobrepeso foi observada em 8,7% dos adolescentes, dado este preocupante. Em relação à distorção de imagem corporal, observou-se que 60,9% não apresentou distorção de imagem corporal e 39,1% dos estudados apresentou na classificação de leve a grave distorção. Desta forma o risco de desenvolvimento de compulsão alimentar e a insatisfação de imagem corporal estiveram presentes e se mostraram expressivos nos participantes investigados. Tal fato destaca a necessidade do desenvolvimento de intervenções com esses estudantes, com um planejamento com todos (diretores, educadores, pais, entre outros), para que corroborem com a conscientização dos alunos em relação à temática e atenuar os efeitos deletérios à saúde.
-
ItemDietas da moda e transtornos alimentares: A busca pelo corpo perfeito(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-28) SANTOS, Guilherme Cabral Ferraz dos ; OLIVEIRA, Maria Clara Lopes Fernandes Andrade de ; ALMEIDA, Ricardo AraújoCom a maior valorização da alimentação saudável e o crescente interesse das pessoas em relação à dieta e à imagem corporal, as dietas da moda vêm ganhando cada vez mais evidência nas mídias e redes sociais sendo tratadas como “dietas milagrosas” prometendo resultados imediatos para fins estéticos em um curto período de tempo. O estudo tem por objetivo discutir acerca do impacto que as dietas da moda acarretam no comportamento alimentar e nutricional, bem como, analisar as influências das dietas de caráter restritivo nos hábitos alimentares de cada indivíduo. Esse trabalho trata-se de uma revisão de literatura, onde foram acessadas as bases de dados do Google Acadêmico, Scielo e Pub Med. Os artigos foram selecionados através da leitura do título e dos resumos e, caso se encontrassem dentro do tema, sua leitura foi feita na íntegra. Foi realizada uma busca por artigos no período 2017 a 2022, e os critérios de inclusão foram artigos dos últimos 5 anos e que estivessem alinhados ao escopo do estudo. Dessa maneira, foi observado que adesão a dietas sem prescrição tendem a adotar condutas de intensa restrição calórica para atingir os resultados desejados se tornando ineficazes a longo prazo. E a constante comparação sobre aparência física nas mídias sociais geram insatisfação corporal causando baixa autoestima, sintomas depressivos, comportamentos alimentares inadequados, transtornos alimentares e exercícios físicos em excesso. Em conclusão, um estilo de vida mais saudável sempre deve ser almejado, porém é necessário o acompanhamento profissional adequado e priorizar a saúde ao culto do corpo “perfeito”.