ENFERMAGEM
Permanent URI for this collection
Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a Enfermagem da unidade de Itabuna da rede UniFTC.
Browse
Browsing ENFERMAGEM by Title
Results Per Page
Sort Options
-
ItemAssistência de enfermagem ao portador de Alzheimer: revisão integrativa da literatura(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-12-06) CUNHA, Geiza de Jesus ; COELHO, Larissa SantosRESUMO: A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência e estima-se que mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo tenham demência, atualmente. Sendo uma doença que acomete os idosos em grande número. Assim, como integrante da equipe de saúde, o enfermeiro é um dos principais prestadores de assistência acerca do processo de adaptação destes pacientes, no que se refere à evolução da doença e dependência gradual do idoso por conta da mesma. Diante deste contexto, este artigo teve por objetivo identificar as principais abordagens sobre a assistência de enfermagem aos portadores de Alzheimer presentes nos artigos publicados em periódicos de saúde no período compreendido entre 2010 e 2022, nas bases de dados SciELO, BDENF e MEDLINE. Após análise dos títulos e resumos das pesquisas, restaram 06 títulos para compor a revisão. Os resultados demonstraram que a assistência de enfermagem ao portador da doença de Alzheimer abrange não somente este, mas também os seus cuidadores/familiares, que tem contato diário e envolvimento emocional. Em termos de conclusão, constata-se que a assistência de enfermagem é imprescindível para que o cotidiano do indivíduo com DA e de seus familiares/cuidadores seja o menos difícil possível.
-
ItemAtuação do Enfermeiro no atendimento ao paciente com a doença de Parkinson(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-07-28) SANTOS, Alane SilvaNo Brasil, ocorre atualmente mudança na pirâmide populacional, havendo um grande aumento da população idosa. Porém ao mesmo tempo em que esta população envelhece também se torna mais vulnerável, susceptível a desenvolver várias doenças, principalmente as doenças crônicas não transmissíveis, e entre estas a doença de Parkinson destaca-se por sua grande incidência e por interferir na autonomia e independência do sujeito, afetando sua qualidade de vida e de seus cuidadores. O procedimento metodológico desse estudo é uma revisão bibliográfica, realizada por meio de um padrão exploratório. O presente artigo tem como objetivo geral apontar as ações do enfermeiro no tratamento da Doença de Parkinson. De forma específica, descrever acerca do processo de envelhecimento, explanar sobre a doença de Parkinson e discorrer sobre o papel do enfermeiro no enfrentamento à esta patologia. Diante do exposto questiona-se: Quais ações podem ser desenvolvidas pelo enfermeiro no enfrentamento à doença de Parkinson? Conclui-se que o enfermeiro no enfrentamento desta patologia pode contribuir de forma eficiente e eficaz favorecendo a melhora da qualidade de vida para os indivíduos acometidos.Outrossim, está apto a promover o bem-estar do paciente, baseados nas prevenções dos agravos patológicos, cabendo ainda neste sentido orientar aos parkinsonianos e familiares que o corpo está limitado para realizar algumas atividades, mas que isso não significa impossibilidade de estabelecer práticas adequados as suas capacidades.
-
ItemDesafios encontrados pelas pessoas em situação de rua no acesso à saúde pública(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-05-26) SANTOS NETA, Diva Moreira dos ; BRITO, Joice Assunção de ; NEVES, Sirlene Silva dasObjetivo: Descrever as dificuldades que as Pessoas em Situação de Rua (PSR) enfrentam durante o acesso à saúde pública. Método: Pesquisa de revisão bibliográfica integrativa com abordagem qualitativa, descritiva, realizados a partir da seleção de 11 artigos, com recorte temporal de 2017 a 2022, retirados das bases de dados Scielo, Lilacs e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), no idioma português ou traduzido e disponível em texto completo na íntegra. A busca foi realizada em março de 2022 com a utilização de palavras-chave contidas no DECS (Descritores em Ciência da Saúde). Resultados: Portanto pode-se compreender que as dificuldades para o acesso à saúde pela PSR se devem a alguns fatores inerentes à localidade, a forma como são tratadas pelo seu estereótipo, como elas se percebem e formam sua autoimagem mediante as discriminações sofridas, além da falta de orientação dos serviços de saúde no atendimento a esse público. Considerações finais: Os estigmas e discriminações são desafios latentes que a PSR enfrenta diariamente e apesar de existir programas que visam ofertar um cuidado mais centrado e específico, elas ainda enfrentam barreiras de acesso pelo preconceito e estereótipos de quem vive nas ruas, além de exigências
-
ItemO papel do enfermeiro no incentivo ao autocuidado dos portadores de Diabetes Mellitus tipo 2(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-05-27) TAVARES, Líllian Moreira ; DIAS, Michael Santos ; SANTOS, Michel Claudimiro dosO Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença crônica, causada por maus hábitos no estilo de vida. O enfermeiro tem um papel essencial no cuidado desta patologia, orientando e educando o paciente de forma eficaz para o tratamento e prevenção de complicações ocasionadas pelo DM2. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo geral descrever de qual forma o enfermeiro pode incentivar e/ou educar o paciente diabético tipo 2 para o autocuidado. Trata- se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva e exploratória, utilizou-se a busca por meio da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), incluindo as bases de dados relevantes e confiáveis no contexto da saúde: LILACS, MEDLINE, BDENF e revistas de enfermagem e/ou ciências da saúde, com seleção de artigos publicados entre os anos de 2017 e 2022. Como resultados, observou-se que a educação em saúde é uma ferramenta importante para o autocuidado, o enfermeiro é o profissional de referência para implementação do autocuidado, mas ainda existem dificuldades na aplicabilidade destas práticas. Concluindo-se que o enfermeiro é capacitado no desenvolvimento de atividades educativas para sua equipe e pacientes, mediante esta ferramenta, estimular e incentivar o indivíduo na execução de ações que favoreçam a promoção e restauração da saúde, além da prevenção de agravos.