FARMÁCIA
Permanent URI for this collection
Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a Farmácia da unidade de Vitória da Conquista da rede UniFTC.
Browse
Browsing FARMÁCIA by Title
Results Per Page
Sort Options
-
ItemA atuação do farmacêutico quanto ao uso indevido a sibutramina.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-08-10) MARQUES, Camila Luz ; REIS, Manuella Dias CruzO presente trabalho tem como objetivo investigar e coletar dados sobre os principais riscos do uso indiscriminado da sibutramina, para constatar a relevante atuação farmacêutica no combate a tal procedimento, como mecanismo de utilização do conhecimento científico para orientar e prevenir futuros danos à saúde dos pacientes. Metodologia Como procedimento metodológico utilizou-se da revisão integrativa da literatura Resultado o PRISMA de 2020 define-se o papel dos farmacêuticos no processo de orientar os usuários da sibutramina, quanto aos riscos e reações que o medicamento poderá causar, com base no consenso de informações encontradas dentro dos artigos usados como referência para esta revisão, por meio da busca dos descritores: “atuação farmacêutica” combate ao uso indevido de “anorexígeno e efeitos colaterais''. Conclusão, por fim, a pesquisa contribuiu para verificar a necessidade da dispensação de medicamento, como forma de evitar o uso irregular e a automedicação, e a essencialidade do farmacêutico na função de orientar sobre os riscos colaterais, dosagem e auxiliar o consumo consciente da sibutramina.
-
ItemA infecção pelo HIV e sua prevalência em candidatos a doação de sangue no nordeste brasileiro.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-12-05) ROCHA, Isabela Cristina Silva ; MORAIS, Luana CarvalhoCom o surgimento do HIV no início da década de 1980, as transfusões de sangue e hemoderivados tornaram-se uma importante via de transmissão desse vírus. Para minimizar esse risco, testes laboratoriais de triagem devem ser realizados na rotina de trabalho dos bancos de sangue para garantir que os doadores positivos para o vírus sejam excluídos. Muitos estudos demonstram a prevalência de doadores HIV positivos durante as triagens em serviços de hemoterapia, com base nisso o objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de HIV em doadores de sangue na região nordeste. Para isso os bancos de dados Sistema de informação e Produção de Hemoterápica - HEMOPROD e o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis foram utilizados em busca da estratificação por regiões, dando ênfase no Nordeste e seu estados constituintes. Desta forma verifica- se uma queda nas taxas, que pode estar relacionada em partes aos efeitos da subnotificação de casos, causada pela sobrecarga dos serviços de saúde durante a pandemia da covid-19.
-
ItemImportância da atenção farmacêutica para portadores de diabetes melilitus tipo 2: Revisão Integrativa de Literatura(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-12-14) AGUIAR, Edgar Brendo Freire ; SOUSA, Hellen Kelley Abadia Araújo Curcino de ; NEVES, Lorena de SouzaO diabetes mellitus (DM), dentre as doenças crônicas não transmissíveis, destaca-se devido à elevada prevalência e ao impacto nos indicadores de morbimortalidade. Complicações macrovasculares devastadoras (doença cardiovascular) e complicações microvasculares (como doença renal diabética, retinopatia diabética e neuropatia) levam ao aumento da mortalidade, cegueira, insuficiência renal e diminuição geral da qualidade de vida em indivíduos com diabetes. Desta forma o objetivo deste estudo é demostrar a importância da atenção farmacêutica no acompanhamento do paciente com DM Atenção Básica. Assim foi realizada revisão integrativa da literatura, onde artigo foram selecionados nas bases de dados científicos no período 2012 a 2022 e verificado se cumpriam fatores de inclusões previamente definidos. Os achados da investigação mostram que o a atuação do farmacêutico é de grande relevância para evitar internações e agravantes relacionados ao mal controle glicêmico ou desinformação sobre a doença. Assim o farmacêutico, por ser um profissional de saúde acessível para a população, favorece o cuidado do paciente diabético podendo prover a educação, cuidado contínuo ao paciente com DM.
-
ItemO papel do farmacêutico na orientação do descarte adequado de medicamentos.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-12-05) SILVA, Mariane Pereira ; GOMES, Murilo Ytalo ; SANCHES, Roberth Gustavo da SilvaOs medicamentos adquiridos para uso terapêutico diversas vezes não são usados completamente. Depois de expirado o prazo de validade os medicamentos deverão ser inutilizados e descartados de modo correto para prevenção de problemas, como por exemplo: poluição do meio ambiente. O objetivo deste estudo é revisar sobre o papel do farmacêutico no descarte adequado de medicamentos. Esse estudo possui natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Para a pesquisa foi realizada uma revisão da literatura científica, com busca de artigos científicos identificados nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Bases de Dados da Enfermagem (BDENF), Public Medline (pubmed), CAPES Periódicos, além da Scientific Electronic Library Online (SciELO), publicados no período especifico entre 2011 a 2021. Para a pesquisa as seguintes palavras-chaves foram utilizadas: medicamento; farmacêutico; resíduos de saúde; resíduos tóxicos; riscos ambientais. Como achado mais relevante o estudo revelou que o descarte inadequado de medicamentos provoca impactos ambientais e na saúde pública. Conclui-se que há uma necessidade de conscientização da população para que sejam estabelecidas soluções para o descarte e tratamento dos resíduos provenientes de medicamentos e que o farmacêutico deve se apropriar das atribuições por ele adquiridas pela legislação vigente.
-
ItemO uso indiscriminado de medicamentos e exercícios para perda de peso em adultos.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-12-07) ALMEIDA, Ana Luisa Santos ; OLIVEIRA, Maira Rodrigues ; COQUEIRO NETA, Núbia dos SantosA obesidade é uma condição de risco para a saúde, é responsável pelo surgimento de patologias graves, e seu desenvolvimento é fortementeinfluenciado pelos fatores genéticos.Trata-se de um problema de saúde pública que ocorre principalmente em decorrência da má alimentação e da falta de atividade física, sendo um fator de risco para diferentes agravos,como diabetes mellitus tipo II e problemas cardiovasculares. Objetivou-se investigar uso indiscriminado de medicamento e exercícios para a perda de peso em adultos em cidade do sudoeste da Bahia. Trata-se de um estudo descritivo, prospectivo e transversal, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado aos pesquisados que abordou os seguintes assuntos: informações sobre o uso indiscriminado de medicamentos no tratamento da obesidade, riscos, efeitos colaterais, interações medicamentosas e a importância do farmacêutico nesse processo. Foi possível perceber que a sociedade atual é bastante influenciada pela mídia, principalmente o público mais jovem. Pode-se constatar que os medicamentos para obesidade devem ser ingeridos com cautela. Deste modo, todo o processo deve ser bem orientado por um profissional qualificado, assim como a prescrição e acompanhamento do mesmo, para que se atinja os objetivos com segurança. Entretanto, a realidade na maioria das vezes é uma utopia, o que faz com que os efeitos adversos tomem maiores proporções ao ponto de sobrepor os benefícios.
-
ItemPapel do farmacêutico no seguimento farmacoterapêutico para controle da dor de origem oncológica.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-12-05) COQUEIRO, Isabela Nascimento ; DIAS, Hudson Moreira ; OLIVEIRA, Gracyele AndradeA dor é um sintoma muito frequente e que acompanha os pacientes oncológicos, e para que essas pessoas tenham uma qualidade de vida melhor, faz se necessário seguir uma proposta farmacoterapêutica adequada. Objetivo: evidenciar qual o papel do farmacêutico no seguimento farmacoterapêutico para o controle da dor de origem oncológica. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo exploratória, descritiva e de natureza qualitativa, onde foi feito um levantamento bibliográfico com a finalidade de pesquisar o conhecimento produzido sobre o tema deste estudo. Resultados: A estratégia de busca identificou 46 artigos, sendo que, dos artigos analisados, 26 foram descartados por não apresentarem texto completo e por não se adequarem dentro dos critérios delimitados. Dentre os artigos encontrados, apenas 10 foram utilizados para desenvolver esse estudo. Demostrou que a atenção farmacêutica a pacientes com dor oncológica pode melhorar seu prognóstico e diminuir a necessidade de medicamento, dessa forma, é um membro fundamental da equipe multidisciplinar de saúde, sendo responsável por identificar e resolver questões relacionadas à terapia medicamentosa. Considerações finais: o trabalho conseguiu demonstrar que a presença do farmacêutico vai muito além da dispensação de medicamento, trazendo como foco a aproximação ao paciente e colaborando diretamente com outros profissionais de saúde, visando o melhor plano terapêutico para qualidade de vida dessas pessoas, no alivio de suas dores.
-
ItemUso indiscriminado de antimicrobianos como consequência da resistência bacteriana no ambiente hospitalar.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-12-08) CHAVES, Gabriele de Oliveira ; OLIVEIRA, Graziele Silva de ; SILVA, Ramon Pereira daA resistência bacteriana é um grave problema de saúde, e tem se intensificado ao passar dos anos, tornando essa classe medicamentosa usada atualmente em situação de risco para resolução de problemas futuros, com isso, a eficácia no tratamento da infecção é comprometida devido o surgimento de novos microrganismos resistentes. O presente estudo evidencia as consequências ocasionadas em pacientes no ambiente hospitalar, através da utilização indiscriminada de antimicrobianos, o que proporciona o aumento da resistência bacteriana. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa qualitativa de revisão narrativa, utilizando as seguintes plataformas como instrumento de coleta de dados constituída por uma análise ampla da literatura, de caráter analítico e científico, a partir de buscas de estudos nas bases de dados como, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e PubMed, sobre o tema. Resultado e discussão: Percebe-se que o mau uso dos antibióticos para tratamento e profilaxia de infecções e com os resultados positivos entende-se que, o uso desses medicamentos apresentaram no tratamento de diversas infecções e, ao longo do tempo, se tornou cada vez mais frequente na área hospitalar, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de resistência bacteriana.
-
ItemUtilização do canabidiol no controle da epilepsia.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-02-03) MOREIRA, Mariana Lima ; MAGALHÃES, Victoria CoelhoA Cannabis Sativa pertence ao grupo das Canabiáceas e seu uso é registrado á mais de 8.000 a.C. Por possuir canabinoides, sua utilização no tratamento de algumas doenças, com estudos comprovados, vem ganhando destaque e credibilidade para seu uso medicinal. A epilepsia é uma condição em que ocorre alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, ou seja, existe um mau funcionamento do mesmo. Atualmente, os medicamentos disponíveis no mercado não são capazes de promover a cura dessa condição, apenas controlam as crises convulsivas. Estudos vêm mostrando os efeitos benefícios do canabidiol (CBD) contra as convulsões causadas na epilepsia, que em muitas vezes demostraram resultados melhores que os medicamentos convencionais, além de não demonstrarem efeitos adversos, tóxicos, e nem sinal de dependência. O objetivo desse estudo consistiu em reunir dados bibliográficos e estudos científicos, que descrevessem os benefícios do uso medicinal da Cannabis no tratamento das epilepsias. As informações coletadas provém de artigos e revistas acadêmicas, tendo como base o Google acadêmico, a Associação Brasileira de Epilepsia, a Revista Virtual Química e a Bdigital. Atualmente, mesmo tendo a comprovação científica e estudos clínicos, a utilização do CBD ainda é um tabu perante a sociedade, mesmo existindo tantos meios de informação, muitas pessoas ainda desconhecem os seus efeitos benéficos.
-
ItemVacinação contra influenza nos idosos do município do Aracatu – BA: Análise comparativa frente a pandemia de covid-19 entre 2017 E 2022.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-12-12) VARGES, Carmem Rocha ; CANGUÇU, Emanuelle Ferraz ; OLIVEIRA, Whamyla Nadieska de AraújoA influenza é conhecida como uma doença respiratória com altos índices de morbidade e mortalidade. Diante do cenário pandêmico causado pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2, objetivou-se analisar os índices vacinais da influenza em idosos, com o intuito de identificar diferenças ao decorrer dos períodos e proporcionar a conscientização a respeito da importância da vacinação para obtenção de uma vida mais saudável. Realizou -se um levantamento quantitativo com dados vacinais entre os anos de 2017 e 2022, através do departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, mais especificamente com o acesso ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Para a análise dos dados empregou-se figuras demonstrativas (gráfico e tabela) organizadas conforme seus decorrentes períodos. Ao analisar as informações coletadas percebe-se um aumento da cobertura vacinal nos anos de 2020 e 2021, onde a temporada pandêmica tornou-se presente e os casos de COVID em alta. Em 2022 ocorreu uma baixa no alcance da cobertura vacinal, tornando-a menor em relação a alguns anos anteriores. Através desses resultados, foi possível comparar os índices e identificar as possíveis causas de suas variações. Importante enfatizar que o profissional farmacêutico com seu amplo conhecimento em diversas áreas da saúde, atua diretamente no combate de diversas doenças, evidenciando uma grande capacidade de melhorar as taxas vacinais.