FARMÁCIA
Permanent URI for this collection
Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a Farmácia da unidade de Juazeiro da rede UniFTC.
Browse
Browsing FARMÁCIA by Title
Results Per Page
Sort Options
-
ItemA atuação do Farmacêutico na Saúde Esteta: revisão integrativa de literatura(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-09) ARAÚJO, Ana Patrícia Girardi ; QUEIROZ, Thais OliveiraEste estudo teve como objetivo discutir a atuação dos profissionais farmacêuticos na saúde esteta. O trabalho teve como base metodológica a revisão bilbiográfica, ou seja, estudo que se baseia prioritariamente em literatura voltada à farmácia estética. Para tanto, serão utilizadas as seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Bases de Dados da Literatura Internacional da Área Médica e Biomédica (MEDLINE), além da Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas (RBCF). A importância da atuação do farmacêutico na esfera da estética, mostra-se como fundamental e necessária, pois, a ciência farmacêutica possui requisitos, outrora reconhecidos por entidades competentes, o que lhes garante a promover a assistência necessária, de maneira ética e humanizada. Por fim, a atuação e ao mesmo tempo importância da farmácia, bem como, do profissional farmacêutico está ancorada na experiência desses profissionais, o que possibilita compreender a atuação que esses profissionais vivenciam em seu cotidiano de trabalho dentro do mercado da estética.
-
ItemA importância da atuação clínica do Farmacêutico na Drogaria(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-08) DIAS, Giovanni Freire ; DIAS, Maria Cimone Sena ; LOIOLA, Fred CardosoO farmacêutico é o profissional de saúde mais próximo da população. É função desse agente, a orientação racional de medicamentos baseada nas melhores evidências científicas. O raciocínio clínico se desenvolve mediante um conjunto de habilidades e competências dependentes da semiologia, patologia, anamnese, comunicação e relações humanas. O ambiente da drogaria se faz propício para que o profissional desenvolva essas características, no intuito da otimização da farmacoterapia racional. Diante disso, é objetivo desse trabalho, destacar a importância do posicionamento clínico do farmacêutico na condução de problemas de saúde autolimitados, no âmbito da drogaria. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura, com 30 artigos publicados no período de 2011 a 2022. O presente estudo concluiu que o farmacêutico deve realizar um acompanhamento contínuo do paciente, de modo a identificar e acolher as demandas do mesmo, identificando suas necessidades de saúde, planejando e realizando intervenções, quando necessário, bem como avaliando o resultado dessas intervenções. Esse processo deve acontecer mediante uma relação facilitadora entre paciente e farmacêutico, em prol da otimização da farmacoterapia individualizada e racional de medicamentos.
-
ItemA importância do uso da Hidroxiuréia na Anemia Falciforme(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-17) ARRUDA, Ederson Lins ; SILVA, Jean Peixoto daA anemia falciforme (AF) pode acometer não só a saúde, como também o psicológico, gerando mudanças de hábitos constantes, exigindo um tratamento bem abrangente. A Hidroxiuréia (HU) ou Hidroxicarbamida; assim como é conhecida, é a droga específica para tratar anemia falciforme, pois é capaz de aumentar a produção da hemoglobina fetal e proporcionar uma melhor qualidade de vida ao portador. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância e os benefícios do uso da hidroxiuréia na anemia falciforme. Trata-se de uma revisão de literatura pautada na pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e exploratório. Para a execução deste trabalho foi feito um levantamento de dados científicos, baseado na análise de artigos relacionados ao assunto. As bases de dados utilizadas na pesquisa foram o SciELO e Google Acadêmico. Foram selecionados artigos publicados no período de 2007 a 2022. Os resultados sugeriram uma melhora na sobrevida e na qualidade de vida dos pacientes falcêmicos quando tratados com a HU. A literatura mostra que adultos e crianças tratados com a HU tiveram os níveis de hemoglobina fetal (HbF) aumentados e a concentração total da hemoglobina levemente aumentados, ocorrendo manifestações clínicas mais brandas.
-
ItemAção Educativa sobre Intolerância à Lactose e Hipersensibilidade à Proteína do Leite: um relato de experiência(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-09) SILVA, Geisiane Campos da ; ROBERTO, Valdiany DiasIntrodução: As ações educativas na promoção de saúde torna-se necessária sobretudo porque assumem papel fundamental na disseminação de conceitos que proporcionem melhorias para o corpo social.A intolerância à lactose trata-se de uma deficiência ou ausência de uma enzima digestiva chamada lactase, provocando má digestão do leite e seus derivados. Já na hipersensibilidade à proteína do leite se caracteriza por uma resposta imunológica à ingestão do leite e seus laticínios, devido ao não reconhecimento das proteínas presente no mesmo. Objetivo: Relatar as experiências da ação educativa realizada com estudantes da área de saúde sobre a diferença entre IL e APLV. Métodos: para análise do nível de informação dos estudantes foram utilizados referenciais teóricos e jogo educativo confeccionado (banner, panfleto e tabuleiro) executado em duas datas por meio de uma ação educativa na faculdade. Resultados: houve a participação de 36 estudantes,destes, 31 são mulheres e 5 homens. Os participantes demonstraram não saber com clareza a diferença entre IL e APLV quanto aos seus conceitos, porém desconheciam as causas, as classificações, seus sintomas e riscos. Considerações Finais: Os objetivos iniciais foram atendidos e resultado alcançado foi surpreendente.
-
ItemAtuação do Farmacêutico na Dispensação de prescrições veterinárias.(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-09) PIRES, Ana Quele de Sá ; OLIVEIRA, Albeane Cristina Santos ; BRITO, Cátia Priscila Lopes da SilvaA farmácia veterinária é dentre as várias especialidades farmacêuticas, um campo de atuação fértil para o profissional farmacêutico. A dispensação de medicamentos veterinários apresenta déficit de informações na literatura. O ambiente da drogaria se faz propício para que o profissional desenvolva o raciocínio clínico na otimização da farmacoterapia racional diante do processo de dispensação. Diante disso, é objetivo desse trabalho, destacar o processo de dispensação de prescrições veterinárias. Metodologia: Trata-se de um estudo revisão narrativa de literatura, com 20 artigos publicados no período de 2012 a 2022. Resultados e Discussão: O farmacêutico responsável por analisar legalmente as prescrições só pode dispensar os medicamentos quando todos os itens da receita e/ou da notificação de receita estiverem devidamente preenchidos conforme exigido na portaria. Posto isto, o farmacêutico dispensador deve se manter sempre atualizado com as legislações vigentes para garantir e para realizar a dispensação de forma ética e transparente, bem como, à luz do uso racional, educar e orientar dos prescritores. Conclusão: O presente estudo concluiu que existe uma lacuna na temática dispensação de medicamentos veterinários pelo farmacêutico, que além de orientar o uso correto dos medicamentos ao tutor, rabalha de modo conjunto com o médico-veterinário, auxiliando na prescrição correta, por meio da garantia de aspectos técnicos como posologia, via de administração e interações medicamentosas.
-
ItemAtuação Farmacêutica no acompanhamento Farmacoterapêutico de pacientes com Diabetes Mellitus(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-15) LIMA, Ester dos Santos Evangelista ; NEVES, Thiago PereiraO diabetes é causado por condições fisiopatológicas multifatoriais, entre elas a resistência à insulina e resposta compensatória inadequada na secreção da insulina, é uma doença crônica definida pela incapacidade na produção e na utilização da insulina e hiperglicemia, que acarreta complicações clinicas como retinopatia e neuropatia, enfarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença renal. A adesão ao processo terapêutico promove melhorias nas condições clínicas dos portadores de DM e ao monitoramento das reações adversas relacionadas ao uso de múltiplos medicamentos. O objetivo do estudo foi fazer uma revisão narrativa sobre as estratégias para melhorar o tratamento farmacoterapêutico dos portadores de diabetes. A atenção farmacêutica é uma prática farmacêutica que compreende princípios como atitude, valores e habilidades, compromissos e responsabilidades na prevenção, recuperação e assistência à saúde, atuando de forma integrada e interdisciplinar. Nesse contexto, o farmacêutico atua na otimização do processo terapêutico, atuando de forma integrativa no cuidado em saúde. Os benefícios do acompanhamento farmacêutico estão na otimização do processo terapêutico e na redução das complicações clínicas do diabetes.
-
ItemEstratégias Farmacoterapêuticas no uso racional de Anti-Hipertensivos na atençãoEstratégias Farmacoterapêuticas no uso racional de Anti-Hipertensivos na atenção(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-13) SANTOS, Carlene de Souza ; SANTANA, Carlos Vitor Cavalcante de ; ALMEIDA, Maria Eliete Ferreira da SilvaA hipertenção arterial sistêmica (HAS) lidera o topo gobal de doenças e mortalidades. O farmacêutico executa papel importante na orientação e educação sobre os aspectos relacionais aos medicamentos, bem como o uso racional dos mesmos. Esse profissional, muitas vezes, presta as primeiras orientações na terapia farmacologica, sendo primordial na atenção primária de saúde. Neste trabalho, objetivou-se discutir sobre as principais intervenções desenvolvidas na perspectiva do cuidado farmacêutico na atenção primária a saúde. Tendo como metodologia, a revisão possui caráter qualitativo, narrativa a partir de um levantamento de artigos encontrados nas bases de dados PubMed e Lilacs, entre os anos de 2017 - 2022. As bases para o tratamento farmacologico é constituido por 6 principais classes de medicamentos, a pesquisa mostrou que os fatores para baixa adesão são questões sociais, clínicas e psicológicas, que para alcançar resultados fidediginos tanto a medicação, como a mudança de estilo de vida são fatores cruciais para a diminuição da Hipertenção sistêmica. A baixa adesão ao tratamento farmacológico da has pode ser favorecida por uma grande variedade e heterogeneidade de fatores, o que impacta negativamente o controle da doença no contexto da APS. Os fatores de risco são relevantes para elaboração de planejamentos e execução de intervenções efetivas.
-
ItemImpacto no atendimento na Estratégia de Saúde da Família (ESF) durante a pandemia: revisão bibliográfica(Centro Universitário UniFTC, 2023-02-07) REIS, Deise Souza ; CARVALHO, Ione Gabriela Gomes Novaes deEm Março de 2020 deu-se início a pandemia do covid-19 causada pelo coronavírus, uma doença de alta letalidade e rápida disseminação que devido à sua transmissibilidade trouxe mudanças nos hábitos de vida das pessoas e nos sistemas de saúde. O Sistema Único de Saúde teve que se preparar e tomar medidas para controle de disseminação da doença e se adaptar rotina de atendimento a população. O estudo teve como objetivo analisar os impactos causados nos atendimentos da Estratégia de Saúde da Família durante a pandemia. Foi feita uma revisão bibliográfica com artigos publicados entre os anos de 2020 a 2022. Utilizou-se seguintes descritores: “Covid-19”, “Pandemia”, “Saúde Pública”, “ESF”, “Equipe de enfermagem”. Foram selecionados no total 12 artigos para a pesquisa. A rápida dispersão da COVID-19 tornou-se preocupante para a APS e para os diversos equipamentos de serviços à saúde. Os artigos foram concordantes quanto a importância da ESF no combate à doença, do papel da equipe de enfermagem na prevenção e promoção de saúde. Percebe-se que é necessário mais estudos sobre os impactos que podem ter causado na falta de atendimento na Estratégia de Saúde da Família durante o período da pandemia
-
ItemIntervenções Farmacêuticas em prescrições aviadas em Farmácias com manipulação no Vale do São Francisco: um relato de experiência(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-14) AMORIM, Erica Flor ; SILVA, Tiane Cardoso daIntrodução Historicamente as Farmácias Magistrais passaram por um processo de instabilidade com o surgimento dos medicamentos industrializados, mas veio a ter nova ascenção com a prática de manipulação de quimioterápicos em ambiente hospitalar, a personalização da farmacoterapia, como também, o advento da Farmácia Clínica. Metodologia Este Relato de Experiência teve como base as intervenções propostas em prescrições de medicamentos aviados numa rede de Farmácia de Manipulação do Vale do São Francisco, de forma supervisionada pelo Farmacêutico Técnico responsável. Resultados e discussão Nesta Rede de Farmácia é constante a presença de prescrições que necessitam da intervenção do Farmacêutico, principalmente porque este profissional tem conhecimento voltado a farmacotécnica, e outras ciências que permitem possíveis intervenções. Foram descritas as 04 intervenções mais corriqueiras ou discutidas no grupo técnico de trabalho na Farmácia com manipulação em questão, sendo elas: ilegibilidade, interações medicamentosas e manejo de formulações em formulações com elevada concentração de princípio ativo e orientações farmacêuticas na dispensação. Considerações Finais Os erros encontrados nas prescrições eram interceptados e resolvidos, impedindo vários tipos de prejuizo ao cliente, este se beneficia com uma farmacoterapia responsável baseada nos conhecimentos acadêmicos e práticos.
-
ItemO uso do crack na gestação e suas consequências para o recém-nascido(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-17) SANTOS, Ana Lara Martins ; SANTOS, Rutiele de Souza ; ARAÚJO, Taís da SilvaIntrodução: Tem sido perceptível um aumento significativo do uso de crack na sociedade, o que se configura como uma grande emblemática social, este fato se agrava ainda mais, quando as usuárias são gestantes, o que pode ocasionar graves riscos para o recém-nascido. Objetivo: analisar o uso de crack na gestação e as suas consequências no recém-nascido por meio de uma revisão de literatura. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, no qual realizou-se busca nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), no período de 2017 a 2022, e foram selecionados 5 artigos para pesquisa. Resultados: bebês que têm mães usuárias de crack podem nascer com baixo do peso, adoecem facilmente, delongam o crescimento e desenvolvimento, deformidades funcionais e comportamentais, anomalias. Como também, impacta nas habilidades psicomotoras e cognitivas dos recém-nascidos. Conclusão: compreende-se que o uso do crack durante a gestação é uma problemática e necessita de políticas de saúde publica para que uso durante a gravidez seja prevenido.
-
ItemPassiflora Incarnata no tratamento de Ansiedade Leve e Moderada: riscos e benefícios.(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-13) SANTANA, Cleisla Caroline Alves ; MAIA, Eduardo Barbosa do Nascimento ; SOUZA, Lara Tacyana da SilvaA Passiflora incarnata L. também conhecida como ―"maracujá" é uma planta que possui ação sedativa e ansiolítica usada na medicina tradicional e uma das suas finalidades é a utilização no tratamento da ansiedade. O presente trabalho tem como intuito discorrer a importância da Passiflora no tratamento da ansiedade leve e moderada. Trata-se de uma revisão narrativa por meio de uma busca de artigos científicos e revistas eletrônicas. Dessa forma, esse trabalho contribui para o conhecimento do uso da planta medicinal, como também o exercício do profissional farmacêutico que é imprescindível para garantir o uso racional do medicamento fitoterápico trazendo qualidade de vida aos usuários e garantindo a redução dos efeitos adversos que os medicamentos controlados provocam.
-
ItemPerfil de Segurança da Passiflora Incarnata L. no tratamento da ansiedade: uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-09) LUNA, Norislânia Lopes ; JÚNIRO, Josenito Nunes Rosa ; FARIAS, Fabiano DamascenoDesde o início da civilização a ansiedade palavra ferquentemente usada para definir variação de direta da angustia com a sensibilidade de aperto e percepção retroesternal, A ansiedade também pode ser compreendida de maneiras expressivas habitual do estado afetivo, como os sintomas que são encontrados em diversos transtornos. A Passiflora incarnata L. (maracujá), que está sendo usado com mais frequência devido as substâncias farmacológicas ativas que são presentes nas folhas, flor e frutos, essas substâncias tem ação ansiolítica e sedativa. As substâncias ativas encontradas são: flavonóides, saponinas, cumarinas, alcalóides, heterosídeos, fitoesteróides, ácidos fenólicos e a crisina sendo essa a molécula de ação potente que age na inibição dos sintomas da ansiedade leve, onde vai ocorrer a interação no receptor GABA. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão literatura narrativa utilizando artigos científicos, sobre o perfil de segurança da Passiflora no tratamento da ansiedade. Feito a partir das bases eletrônicas de buscas cientificas como: MEDLINE, PubMed. As substâncias presentes na Passiflora incarnata, apresentam um perfil de segurança aceitavel e ajudam no tratamento complementar alternativo da ansiedade.
-
ItemRiscos relacionados à manipulação de Antineoplásicos pelo Farmacêutico(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-13) SILVA, Maria Claudia da ; GOMES, Meison Miranda ; ARAGÃO, Ramony MarcelinoO câncer é considerado um problema de saúde pública mundial e apresenta atualmente um perfil multifacetado no cenário da terapêutica. Dentre as várias especialidades farmacêuticas, a Oncologia vem ganhando destaque na última década, por meio da participação do farmacêutico na equipe multidisciplinar, já que dentre várias atribuições previstas a ele nesse cenário, a manipulação de antineoplásicos se faz evidente. Diante disso, o risco ocupacional presente na prática de manipulação pelo farmacêutico é preocupante, uma vez que sua exposição, quando na utilização incorreta de equipamento de proteção individual e coletiva, podem causar malefícios à saúde, como o câncer, por exemplo. Este trabalho tem como objetivo, fazer uma análise bibliográfica sobre os riscos presentes na manipulação de antineoplásicos pelo profissional farmacêutico. A revisão possui caráter qualitativo, de abordagem narrativa a partir de um levantamento de artigos encontrados nas bases de dados PubMed e Lilacs, entre os anos de 2011 e 2022. Concluindo, a literatura afirma que os antineoplásicos podem trazer vários eventos adversos aos pacientes e aos profissionais de saúde. Diminuir os efeitos desses eventos tem sido um dos desafios da saúde ocupacional dentro do ambiente oncológico. Como ato privativo do farmacêutico, a manipulação de antineoplásicos deve contar com o conhecimento a respeito das normas de biossegurança pelo profissional, reflexo da capacitação, uma vez que o mesmo tem como processo de trabalho a orientação sobre ajustes de dose, interações medicamentosas, e manipulação de antineoplásicos em oncologia.
-
ItemUso da Valeriana Officinalis no Tratamento da Ansiedade: Uma revisão narrativa(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-09) SANTOS, Érika Nascimento dos ; REIS, Barbara dia Santos ; RODRIGUES, Andressa Nádia PesqueiraO fitoterápico Valeriana (Valeriana officinalis L) é uma espécie nativa da Europa e da Ásia, e introduzida no Brasil desde meados do século XVIII, utilizada para determinados tratamentos de saúde, entre eles a ansiedade. O estudo teve como objetivo realizar uma abordagem sobre o tratamento da ansiedade com uso do fitoterápico Valeriana, mais especificamente sobre o tratamento da ansiedade. Tratou-se de um estudo de revisão narrativa de literatura. Para tanto, foram utilizadas as seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, National Library of medicine (PubMed) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). O corte temporal foram artigos publicados nos últimos 10 anos, ou seja, de 2011 a 2021. A busca na base de dados encontrou 156 artigos que tinha alguma relação com o tema, em seguida, após aplicar os critérios de inclusão e exclusão e leitura integral dos artigos, restaram 17 artigos para o desenvolvimento do trabalho. Foi possível compreender com mais propriedade os efeitos da Valeriana para o tratamento da ansiedade, o qual, do modo como foi visto, agem efetivamente no sistema nervoso central, e por isso, a Valeriana pode ser usada no tratamento da ansiedade. Por fim, é notório que a ciências farmacêuticas nas últimas décadas vem desempenhando um papel importante no tratamento dos transtornos de saúde mental, como é o caso da ansiedade, por meio de fitoterápicos, como ficou demonstrado no decorrer deste trabalho.
-
ItemUso dos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS), entre os anos de 2019 a 2021 em uma farmácia na região central do Município de PETROLINA - PE(Centro Universitário UniFTC, 2022-06-09) SILVA, Daniela do Nascimento Alencar ; PEREIRA, Fábio Barbosa ; RODRIGUES, Francineide MariaOs Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) são medicamentos psicotrópicos que atuam sobre o sistema nervoso central utilizados no tratamento de doenças psiquiátricas, tais como Ansiedade e Depressão. Nesse contexto, objetivou-se analisar a variação do uso dos ISRS, entre os anos de 2019 e 2021, por parte dos clientes de uma farmácia localizada na região central do município de Petrolina-PE. Trata-se de um estudo retrospectivo transversal, no qual foi realizada uma análise documental dos relatórios de comercialização de ISRS entre os anos de 2019 a 2021 em uma farmácia comunitária privada local. Foram avaliadas 2.946 movimentações de saída, todas compreendidas no intervalo de 2019 a 2021, que continham citalopram, escitalopram e fluoxetina. A análise proposta evidenciou que o uso de ISRS aumentou 15,6% no período estudado, sendo o maior aumento, cerca de 27,1%, observado entre os anos 2020 e 2021. O citalopram apresentou redução no número de comprimidos e prescrições dispensadas. O gênero feminino foi o maior consumidor da classe nesse período, embora com aumento do uso pela população masculina. O aumento geral das dispensações de prescrições dos ISRS analisados nos dois anos consecutivos e para o período total tem diversos fatores associados e está de acordo com a crescente incidência mundial de transtornos psiquiátricos, todavia o contexto pandêmico pelo Sars-Cov-2 parece ter um papel importante.
-
ItemUso irracional de antimicrobiano durante a pandemia do COVID-19 e seus impactos no perfil de resistência Microbiológica(Centro Universitário UniFTC, 2022-11-21) AFONSO, Haislan Victor Soares ; SILVA, Ingrid Bispo dos Santos ; SILVA, Maria Victória BezerraA resistência bacteriana é um problema de saúde mundial que apresenta consequências clínicas e econômicas críticas. Concomitantemente ao período de pandemia do COVID-19, a incidência da resistência bacteriana aumentou de forma significativa em decorrência do uso irracional de antimicrobianos. Diante disso, esse trabalho objetiva pontuar a problemática da resistência bacteriana no contexto do uso irracional de antimicrobianos durante a pandemia do COVID-19, apresentando as consequências para a população em geral em um futuro contíguo e a importância do profissional farmacêutico frente a essa realidade. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica realizada nos bancos de dados: Google Acadêmico e PubMed de 2020 a 2022, na língua portuguesa e inglesa. Os artigos de estudo mostraram que ocorreu um aumento da resistência bacteriana em decorrência ao uso irracional de antimicrobianos durante a pandemia do COVID-19 e estimam que esse processo pode ocasionar danos irreparáveis para todo o mundo. Portanto, a resistência bacteriana é pontuada como uma ameaça global, onde para muitas infecções, não haverá tratamento farmacológico, gerando uma crise na saúde. O farmacêutico é um dos principais profissionais de saúde responsável por desenvolver ações que otimizem a compreensão da população a respeito do uso desses fármacos e reforcem a importância do seu uso racional, para evitar reações adversas e frear sua contribuição no fortalecimento de bactérias resistentes.