COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da unidade de Vitória da Conquista da rede UniFTC.

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Recent Submissions

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    Estratégias de marketing digital: análise do Instagram de Letícia de Paula.
    (UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2024-05-09) SOUZA, Ana Clara Fernandes de ; SILVA, Maria Tereza Ramos
    Com o advento da internet e após o crescimento de sua utilização por toda a sociedade, ela se tornou uma ferramenta essencial seja no âmbito organizacional, de consumo ou para o simples lazer. Compreendendo assim a importância das redes sociais para a atualidade, Conrado Adolpho Vaz buscou estudar os motivos pelo qual somente as vendas não eram o suficiente para uma organização prosseguir no ramo do marketing digital. Com isso, ele estabeleceu os 8 P ́s que consistem na: pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão, favorecendo assim a satisfação do consumidor. O marketing digital proporciona ações para viabilizar de forma mais segmentada os métodos de comunicação, onde se consegue, através da internet, novos caminhos para a divulgação de produtos e serviços. Desta forma, o marketing digital aliado a utilização do 8P ́s busca potencializar o seu negócio através de um planejamento seguido de 8 processos a serem utilizados para a prospecção e fidelização dos seus clientes. Sendo assim, o presente artigo possuiu como objetivo identificar se há utilização dos 8P ́s nas estratégias de marketing do Instagram de Letícia de Paula. A análise consistiu em um estudo de caso da influenciadora reconhecida no ramo da beleza, sendo também uma pesquisa observacional e descritiva. Pode-se observar que Letícia de Paula utilizou das estratégias de marketing que Conrado Adolpho aponta no 8P ́s para destacar seu Instagram e sua marca.
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    A importância do marketing na moda! Um estudo de caso do projeto: criando uma marca de roupas do zero.
    (UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-06-12) LIMA, Camila Oliveira ; PAES, Leonardo Nascimento ; SILVA, Renan Bruno de Oliveira
    Este trabalho tem como objetivo estudar o projeto de criação de uma marca de roupas proposto por Rafael Wencel. O projeto visa alcançar um faturamento de 10 mil reais em um período de 90 dias, por meio de estratégias de marketing, gerenciamento de custos e criação de conteúdo nas redes sociais. O empreendedorismo na moda é uma área promissora, mas criar uma marca do zero envolve desafios complexos, como gerenciamento de custos, estratégias de marketing eficazes e diferenciação no mercado. O Estudo do projeto de Rafael oferece insights valiosos sobre essas etapas e desafios. O objetivo principal deste trabalho é estudar o projeto, considerando os passos tomados, os custos envolvidos, as estratégias de marketing adotadas e os resultados alcançados, além de avaliar a viabilidade do método proposto em termos de lucratividade e crescimento do negócio. Serão abordados os desafios enfrentados na seleção de materiais, gerenciamento de custos, estratégias de marketing e criação de conteúdo para divulgação nas redes sociais. Utilizando o método bibliográfico exploratório de pesquisa qualitativa, essa pesquisa está permeada de características essenciais que contribuem para o desenvolvimento do estudo.
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    A envolvente Anitta: as estratégias de marketing digital nas redes sociais usadas pela cantora para se tornar a primeira brasileira mais ouvida, do mundo, no Spotify em 2022.
    (UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-06-01) SANTOS, Fernanda de Britto ; SANTOS, Lucimaria Ferreira ; FERNANDES, Maria Eduarda Oliveira
    Este trabalho tem como objetivo analisar as ações de marketing aplicadas nas redes sociais mais utilizadas por Anitta para que a cantora atingisse o 1o lugar do Spotify Global com a música ‘Envolver’. Para isso, foi necessário o estudo de pesquisa quali-quantitativo, tendo como base os 8 Ps do Marketing, além de se configurar como explicativa e descritiva. Através de uma análise documental de sites, artigos e revistas, também como a análise das redes sociais da cantora, para melhor entender o que foi feito durante 1 a 25 de março de 2022 (período que antecedeu o alcance no Top 1). Foram analisadas as principais redes sociais usadas pela cantora (Instagram, Tik Tok e Twitter), para observar as estratégias, o engajamento, como o número de likes e visualizações. Também foi levado em conta as séries na Netflix, entrevistas e os stories postados naquele período. Após análise dos dados, conclui-se que entre as estratégias de Marketing Digital destacam-se a utilização de parcerias e também a propagação feita pelos fãs e por famosos, fazendo com que milhares de pessoas ao redor do mundo replicarem sua coreografia, cantassem a sua música, e também levar a cultura brasileira mundo afora.
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    Estratégias promocionais no cinema: estudo de caso do filme Minha mãe é uma peça 3.
    (UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-06-01) TELES, João Pedro Lourenço ; LIMA, Marisa Silva Cardoso ; OLIVEIRA, Sara Santos de
    Este estudo tem como tema a promoção de cinema, tendo como objetivo descrever quais foram as ações de marketing utilizadas para divulgação do filme “Minha Mãe é uma Peça 3”. Para realizar este estudo, foi necessário entender as manobras utilizadas no meio online como redes sociais e também offline como eventos de entregas de brindes. Para isso foram utilizados os estudos de Kuazaqui (2016), Brito e Pereira (2020, p.8), Ramos (2014), Philip Kotler e Keller (2012), dentre outros sobre as estratégias de promoção. Para entender este sistema foram utilizados os autores Babin e Harris (2015), Gummesson (2018), Brons e Burgess (2019) e, por fim para o estudo das estratégias do filme fez-se uso dos estudos de Ludke (1986), Severino (2007) e Martins (2008). Este estudo contém um levantamento da história criada por Paulo Gustavo e utiliza a pesquisa bibliográfica para atingir os objetivos propostos. Na análise, são indicadas as principais ações desenvolvidas para divulgar o objeto de pesquisa, como cartazes de filmes, trailers e redes sociais, nas discussões são relatados que o meio digital tornou mais próximo o filme com o público, assim como a identificação com a história da trama.
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    BOCA ROSA - Principais estratégias de marketing usadas por Bianca Andrade no BBB20 e rebranding de sua base.
    (UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-06-13) ANDRADE, Jhonnatan Santos de ; VIANA, Jonatas Lima
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as ações de marketing adotadas pela influenciadora Bianca Andrade durante sua participação no reality show Big Brother Brasil, da TV Globo, em 2020, para a sua marca de maquiagem, Boca Rosa Beauty. Assim como, também, as ações de marketing no instagram, no período de rebranding da base de sua marca, verificando o seu alinhamento à teoria existente sobre o tema. Para tanto, foram selecionados posts no instagram e posicionamentos de Bianca no período em que esteve no programa, de 18 de janeiro de 2020 a 26 de fevereiro de 2020, como também, posts no instagram no período de rebranding, de 13 de janeiro de 2022 a 13 de fevereiro de 2022. Para embasar a presente pesquisa é realizada uma breve revisão teórica envolvendo o surgimento de Bianca como influenciadora, a criação da marca, Branding, Marketing, Conceitos de Marketing Virtual e Pessoal e Crossmedia. Na análise do período em que Bianca Andrade esteve no Big Brother Brasil, suas ações na casa e os posts feitos por sua equipe no seu instagram, geraram no público desejo por seus produtos que, naquele ano, venderam três vezes mais que o ano anterior. Fazendo-se as adequações necessárias, essa experiência produz conhecimento e inspirações àqueles que estudam marketing, ou trabalham com redes sociais, que possibilita aumentar sua visão de criatividade e caminhos possíveis para novas estratégias, gerando um aumento no número de vendas.