COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Permanent URI for this collection
Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da unidade de Vitória da Conquista da rede UniFTC.
Browse
Browsing COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA by Issue Date
Results Per Page
Sort Options
-
ItemBusiness case Natália Beauty Clinic: marketing sensorial aplicado a serviços de beleza.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-06-01) SOUZA, Fernanda Santos ; GONÇALVES, Hellen RibasO presente estudo tem como objetivo analisar as características do marketing sensorial da Natália Beauty Clinic. De maneira específica, examinar de que forma essas estratégias são executadas e por fim, apontar a finalidade do marketing sensorial. Como estudo de caso, as pesquisadoras abordam o case de sucesso, a trajetória da empreendedora Natália Martins (CEO da Natália Beauty Clinic) conhecida nas mídias como a empresária que saiu de 90Mil em dívidas e fatura milhões trabalhando de pijama. Por meio de estudos levantados, através de pesquisas bibliográficas com a leitura de livros, artigos acadêmicos e outros materiais de cunho técnico e acadêmico, com o propósito de fazer um apanhado completo sobre este estudo, entende-se que é de grande valia não só para agregar conhecimento aos profissionais que atuam na área de marketing, como também para empreendedores na área de serviços de beleza. Esse estudo também é de suma importância para as pesquisadoras, que decidiram buscar mais conhecimentos a respeito do marketing sensorial, uma vez que este segmento foi pouco aprofundado na formação acadêmica. Aplicando o marketing sensorial a serviços de beleza especificamente, o que antes era intangível, torna-se tangível. O consumidor passa a ter uma outra perspectiva de consumo, as experiências sensoriais fazem com que a marca humanize e estimule as sensações físicas e emocionais do cliente. Como é o caso da Natália Beauty Clinic, onde é desenvolvido estímulos quanto ao uso de ferramentas sensoriais. As clínicas possuem uma identidade visual marcada com muitas flores, é servido um café com Nutella, utiliza Music Branding, aromaterapia e massagem facial nos atendimentos; além de outras estratégias sensoriais que serão analisadas neste presente estudo. Para desenvolver esta análise, logo surgiu o problema: Como a Natália Martins se tornou referência em empreendedorismo no segmento dos serviços de beleza, com a sua marca Natália Beauty Clinic? Esse questionamento foi respondido pela CEO, através de entrevistas em canais de YouTube e podcasts coletados pelas pesquisadoras. Ao concluir, todas as hipóteses levantadas durante o estudo foram confirmadas através das pesquisas ao longo do trabalho. Identificando que o objeto estudado utiliza de todas as características do marketing sensorial. A clínica desenvolveu ações que estimulam mais de uma vez o mesmo sentido do consumidor, de forma direta e indiretamente. Estas ações fidelizam e encantam os clientes, além de agregar valor à marca. Foi desta forma que a Natália Martins se tornou referência em empreendedorismo com um negócio que gera mais de R$ 20 milhões anualmente.
-
ItemA envolvente Anitta: as estratégias de marketing digital nas redes sociais usadas pela cantora para se tornar a primeira brasileira mais ouvida, do mundo, no Spotify em 2022.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-06-01) SANTOS, Fernanda de Britto ; SANTOS, Lucimaria Ferreira ; FERNANDES, Maria Eduarda OliveiraEste trabalho tem como objetivo analisar as ações de marketing aplicadas nas redes sociais mais utilizadas por Anitta para que a cantora atingisse o 1o lugar do Spotify Global com a música ‘Envolver’. Para isso, foi necessário o estudo de pesquisa quali-quantitativo, tendo como base os 8 Ps do Marketing, além de se configurar como explicativa e descritiva. Através de uma análise documental de sites, artigos e revistas, também como a análise das redes sociais da cantora, para melhor entender o que foi feito durante 1 a 25 de março de 2022 (período que antecedeu o alcance no Top 1). Foram analisadas as principais redes sociais usadas pela cantora (Instagram, Tik Tok e Twitter), para observar as estratégias, o engajamento, como o número de likes e visualizações. Também foi levado em conta as séries na Netflix, entrevistas e os stories postados naquele período. Após análise dos dados, conclui-se que entre as estratégias de Marketing Digital destacam-se a utilização de parcerias e também a propagação feita pelos fãs e por famosos, fazendo com que milhares de pessoas ao redor do mundo replicarem sua coreografia, cantassem a sua música, e também levar a cultura brasileira mundo afora.
-
ItemEstratégias promocionais no cinema: estudo de caso do filme Minha mãe é uma peça 3.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-06-01) TELES, João Pedro Lourenço ; LIMA, Marisa Silva Cardoso ; OLIVEIRA, Sara Santos deEste estudo tem como tema a promoção de cinema, tendo como objetivo descrever quais foram as ações de marketing utilizadas para divulgação do filme “Minha Mãe é uma Peça 3”. Para realizar este estudo, foi necessário entender as manobras utilizadas no meio online como redes sociais e também offline como eventos de entregas de brindes. Para isso foram utilizados os estudos de Kuazaqui (2016), Brito e Pereira (2020, p.8), Ramos (2014), Philip Kotler e Keller (2012), dentre outros sobre as estratégias de promoção. Para entender este sistema foram utilizados os autores Babin e Harris (2015), Gummesson (2018), Brons e Burgess (2019) e, por fim para o estudo das estratégias do filme fez-se uso dos estudos de Ludke (1986), Severino (2007) e Martins (2008). Este estudo contém um levantamento da história criada por Paulo Gustavo e utiliza a pesquisa bibliográfica para atingir os objetivos propostos. Na análise, são indicadas as principais ações desenvolvidas para divulgar o objeto de pesquisa, como cartazes de filmes, trailers e redes sociais, nas discussões são relatados que o meio digital tornou mais próximo o filme com o público, assim como a identificação com a história da trama.
-
ItemA importância do marketing na moda! Um estudo de caso do projeto: criando uma marca de roupas do zero.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-06-12) LIMA, Camila Oliveira ; PAES, Leonardo Nascimento ; SILVA, Renan Bruno de OliveiraEste trabalho tem como objetivo estudar o projeto de criação de uma marca de roupas proposto por Rafael Wencel. O projeto visa alcançar um faturamento de 10 mil reais em um período de 90 dias, por meio de estratégias de marketing, gerenciamento de custos e criação de conteúdo nas redes sociais. O empreendedorismo na moda é uma área promissora, mas criar uma marca do zero envolve desafios complexos, como gerenciamento de custos, estratégias de marketing eficazes e diferenciação no mercado. O Estudo do projeto de Rafael oferece insights valiosos sobre essas etapas e desafios. O objetivo principal deste trabalho é estudar o projeto, considerando os passos tomados, os custos envolvidos, as estratégias de marketing adotadas e os resultados alcançados, além de avaliar a viabilidade do método proposto em termos de lucratividade e crescimento do negócio. Serão abordados os desafios enfrentados na seleção de materiais, gerenciamento de custos, estratégias de marketing e criação de conteúdo para divulgação nas redes sociais. Utilizando o método bibliográfico exploratório de pesquisa qualitativa, essa pesquisa está permeada de características essenciais que contribuem para o desenvolvimento do estudo.
-
ItemA representação da mulher Plus Size na moda íntima: uma análise de campanha publicitária de Linda Jóia( UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-06-13) OLIVEIRA, Adrielle Leão ; LEITE, Itan Augusto SantosO presente trabalho tem como objetivo estudar o mercado da moda íntima plus size, identificando as principais tendências e desafios desse segmento, a fim de analisar o posicionamento publicitário das campanhas de moda íntima Plus Size da empresa atacadista de moda íntima em Vitória da Conquista: Linda Joia. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como uma pesquisa nos assuntos que abrangem o universo de moda e moda feminina e estudo nas atuais consumidoras de moda íntima plus size da Linda Joia. Os resultados indicam que o mercado de moda íntima plus size vem crescendo significativamente nos últimos anos, em função da maior aceitação da diversidade de corpos e da demanda por peças que ofereçam conforto e estilo. No entanto, ainda existem muitos desafios a serem superados para a ascensão desse segmento no mercado da Linda Jóia. Dessa forma, conclui-se que a moda íntima plus size representa uma oportunidade de negócio promissora para a empresa Linda Joia, que por meio das campanhas, transmite uma mensagem de inclusão e empoeiramento, destacando modelos plus size em suas peças de moda íntima. A presença de mulheres com corpos reais nas fotografias e a escolha de lingeries que valorizam suas curvas reforçam a ideia de que a marca reconhece e celebra a diversidade de tamanhos.Estas campanhas visam valorizar a diversidade de corpos para romper com preconceitos e estereótipos e promover uma propaganda inclusiva de forma orgânica que mostra o lado verdadeiramente sexy de toda mulher. Conclui-se que a Linda Joia adota um posicionamento consistente e alinhado com o público plus size, buscando promover a aceitação do corpo e a valorização da diversidade. A empresa utiliza a publicidade como uma ferramenta eficaz para comunicar sua mensagem e estabelecer uma conexão positiva com os consumidores, contribuindo para uma representação mais inclusiva e empoderadora na indústria da moda íntima.
-
ItemBOCA ROSA - Principais estratégias de marketing usadas por Bianca Andrade no BBB20 e rebranding de sua base.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2023-06-13) ANDRADE, Jhonnatan Santos de ; VIANA, Jonatas LimaO presente trabalho tem como objetivo analisar as ações de marketing adotadas pela influenciadora Bianca Andrade durante sua participação no reality show Big Brother Brasil, da TV Globo, em 2020, para a sua marca de maquiagem, Boca Rosa Beauty. Assim como, também, as ações de marketing no instagram, no período de rebranding da base de sua marca, verificando o seu alinhamento à teoria existente sobre o tema. Para tanto, foram selecionados posts no instagram e posicionamentos de Bianca no período em que esteve no programa, de 18 de janeiro de 2020 a 26 de fevereiro de 2020, como também, posts no instagram no período de rebranding, de 13 de janeiro de 2022 a 13 de fevereiro de 2022. Para embasar a presente pesquisa é realizada uma breve revisão teórica envolvendo o surgimento de Bianca como influenciadora, a criação da marca, Branding, Marketing, Conceitos de Marketing Virtual e Pessoal e Crossmedia. Na análise do período em que Bianca Andrade esteve no Big Brother Brasil, suas ações na casa e os posts feitos por sua equipe no seu instagram, geraram no público desejo por seus produtos que, naquele ano, venderam três vezes mais que o ano anterior. Fazendo-se as adequações necessárias, essa experiência produz conhecimento e inspirações àqueles que estudam marketing, ou trabalham com redes sociais, que possibilita aumentar sua visão de criatividade e caminhos possíveis para novas estratégias, gerando um aumento no número de vendas.
-
ItemEstratégias de marketing digital: análise do Instagram de Letícia de Paula.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2024-05-09) SOUZA, Ana Clara Fernandes de ; SILVA, Maria Tereza RamosCom o advento da internet e após o crescimento de sua utilização por toda a sociedade, ela se tornou uma ferramenta essencial seja no âmbito organizacional, de consumo ou para o simples lazer. Compreendendo assim a importância das redes sociais para a atualidade, Conrado Adolpho Vaz buscou estudar os motivos pelo qual somente as vendas não eram o suficiente para uma organização prosseguir no ramo do marketing digital. Com isso, ele estabeleceu os 8 P ́s que consistem na: pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão, favorecendo assim a satisfação do consumidor. O marketing digital proporciona ações para viabilizar de forma mais segmentada os métodos de comunicação, onde se consegue, através da internet, novos caminhos para a divulgação de produtos e serviços. Desta forma, o marketing digital aliado a utilização do 8P ́s busca potencializar o seu negócio através de um planejamento seguido de 8 processos a serem utilizados para a prospecção e fidelização dos seus clientes. Sendo assim, o presente artigo possuiu como objetivo identificar se há utilização dos 8P ́s nas estratégias de marketing do Instagram de Letícia de Paula. A análise consistiu em um estudo de caso da influenciadora reconhecida no ramo da beleza, sendo também uma pesquisa observacional e descritiva. Pode-se observar que Letícia de Paula utilizou das estratégias de marketing que Conrado Adolpho aponta no 8P ́s para destacar seu Instagram e sua marca.