NUTRIÇÃO

Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a Nutrição da unidade de Juazeiro da rede UniFTC.

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 5 of 24
  • Item
    A importância de bons hábitos alimentares na prevenção e tratamento do câncer de mama: uma revisão da literatura.
    (Centro Universitário UniFTC, 2022-08-10) ARAÚJO, Diêse Gomes de Almeida ; NUNES, Rafaela Thatiane ; SANTOS, Shirley Michele Jericó dos
    O câncer de mama é uma das maiores causas de mortalidade em todo o mundo, sendo a neoplasia maligna mais incidente entre mulheres. Essa patologia é causada pelo crescimento desordenado de células e invasão a tecidos adjacentes, podendo resultar em lesões tumorais, como uma metástase. Muitos estudos estão sendo realizados com a finalidade de identificar as possíveis causas do câncer de mama, assim, como também fatores preventivos e suas perspectivas terapias apropriadas. Este estudo Trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório com abordagem qualitativa, que visa mostrar a importância e as vantagens de uma alimentação saudável, com ênfase, na prevenção e tratamento do câncer de mama. Análises sugerem que as causas dietéticas podem auxiliar para o desenvolvimento da Carcinogênese mamária, com isso, a progressão dessa doença pode está relacionada a práticas alimentares inadequadas como: a ingestão de gorduras saturadas, industrializados, ultra processados, todavia, para o controle da doença é indicado o consumo diário de: frutas, vegetais, fibras, minerais, entre outros componentes dietéticos. Diante disso, deve-se reforçar a importância de uma intervenção nutricional para promover melhores hábitos alimentares e ser realizado mais pesquisas sobre os alimentos funcionais, para possibilitar uma melhoria no estado nutricional, uma melhor qualidade de vida e com isso possibilitar a redução da incidência e de reincidência do câncer.
  • Item
    Benefícios da mobilização precoce em pacientes críticos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
    (Centro Universitário UniFTC, 2022-11-22) SILVA, Amanda Vanessa dos Santos ; CARVALHO, Juliane Ianara Timóteo de ; SANTOS, Liliane Barbosa de Barros
    Introdução: O paciente crítico é aquele que apresenta uma instabilidade de um ou mais sistemas podendo chegar a perder a vida. Quando estes são admitidos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) passam por determinados protocolos para se obter uma estabilização clínica. Por muito tempo o repouso no leito foi prescrito na UTI como um benefício para essa estabilização. Entretanto, este hábito pode acarretar diversos efeitos negativos, afetando os sistemas e causando complicações hemodinâmicas. Devido ao paciente esta a um longo tempo internado na UTI vai ocorrer fraqueza muscular, atrofias, doenças articulares e ósseas como a osteoporose. A mobilização precoce tem como objetivo minimizar os efeitos da inatividade, prevenir a perda da massa e força muscular e da funcionalidade do paciente. A adequada nutrição do paciente é uma estratégia terapêutica proativa, que pode reduzir a gravidade da patologia, diminuir as complicações, o tempo de permanência na UTI e melhora o resultado do tratamento do paciente. Objetivo: Avaliar quais os benefícios os pacientes críticos nas UTI têm ao realizar a Mobilização Precoce combinada com um adequado estado nutricional, focando principalmente no fator da alta hospitalar. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa onde a demonstração final desta revisão foi constituída por três artigos em que os estudos contemplavam os critérios de inclusão. Conclusão: Há evidências que a mobilização combinada com a nutrição tem benefícios, principalmente na alta hospitalar que é um dos objetivos deste artigo. Houve uma única limitação e são necessários estudos mais aprofundados que abordem essa temática.
  • Item
    O uso da dieta mediterrânea na redução da resistência insulínica associada à obesidade: uma revisão da literatura.
    (Centro Universitário UniFTC, 2022-08-10) SILVA, João Willams Gonçalves da
    O uso da dieta mediterrânea na redução da resistência insulínica associada à obesidade, é um estudo que visa encontrar uma dieta adequada para pacientes que possuem excesso de gordura corporal que causa agravamento de outras doenças como a diabetes mellitus e cardiovasculares. O objetivo é realizar uma revisão de literatura sobre o tema da pesquisa, buscando encontrar assuntos atualizados referente a obesidade correlacionando com a resistência à insulina, destinando-se a encontrar uma alimentação saudável que traga resultados significativos que favoreçam na redução dessas enfermidades. Na revisão foram realizadas buscas nas bases de dados do Google Acadêmico, Scielo, Periódicos Capes, Lilacs e Pubmed até outubro de 2022, tendo como critério de inclusão estudos publicados em até 5 anos e sem a restrição de idiomas. Foram incluídos na revisão 21 artigos científicos. Os resultados alcançados nos estudos validam que a dieta mediterrânea é uma grande aliada quando o assunto é redução dos fatores de risco contra doenças crônicas, trazendo melhoria na síndrome metabólica e também na resistência à insulina, principalmente quando trata-se de pessoas com obesidade. Conclui-se que a dieta mediterrânea quando inserida corretamente reduz os riscos de doenças crônicas, aumenta a longevidade, além disso, quando está associada a um regime hipocalórico, pode ajudar na redução de peso corporal e na desintoxicação.
  • Item
    Fenilcetonúria, nutrição e sua evolução em pacientes adultos: uma revisão de literatura.
    (Centro Universitário UniFTC, 2022-08-10) SANTOS, Alaine Graziele Soares dos ; OLIVEIRA, Daiane Laete de ; ARAUJO, Monise Keise Costa de
    Introdução: Uma doença genética, metabólica e rara causada por mutações no gene, o bebê herda os genes de ambos os pais, localizado no cromossomo 12q22-q24 o qual codifica a enzima hepática fenilalanina-hidroxilasa (FAH), que converte o aminoácido fenilalanina em tirosina a qual é precursora da dopamina e da noradrenalina, é o mais frequente erro inato do metabolismo esses aminoácidos são essenciais e não são produzidos pelo organismo. Metodologia: A pesquisa é baseada em um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa com a busca de artigos bibliográficos, sites, tabelas, livros e gráficos. Realizou-se uma revisão e avaliação em 40 artigos, sendo 29 em portugues,8 em inglês,3 em espanhol e 4 livros abordando desde o diagnóstico da doença até a fase adulta. Resultados: Notou-se a grande relevância do tratamento dietético precoce sendo mantido para toda a vida assim evitando possíveis anormalidades futuras. Conclusão: Em virtudes dos fatos mencionados, fica claro que se todos os recém-nascidos tivessem acesso a triagem neonatal o diagnóstico precoce de Fenilcetonúria o controle e tratamento da doença seria mais eficaz. A adesão a dieta especial e restritiva apresenta ser o método mais eficiente aliada a uma equipe multidisciplinar competente, composta por no mínimo um médico e um nutricionista para agir de forma significativa e alcançar os resultados esperados.
  • Item
    A importância da suplementação em mulheres com tendência à pré-eclâmpsia.
    (Centro Universitário UniFTC, 2022-08-10) QUEIROZ, Lara Laís Mattos de ; LEAL, Layra Tomé ; NASCIMENTO, Maria das Graças Oliveira do
    Introdução: A gestação é uma fase muito importante na vida da mulher e requer cuidados especiais. Portanto, é necessária uma assistência PN (pré- natal) adequada, todavia, alguns problemas podem ocorrer como a pré- eclâmpsia que é uma doença multifatorial e multissistêmica, específica da gestação, esta, é a principal causa de mortalidade materna, e vem crescendo no Brasil. A incidência de pré-eclâmpsia tem se elevado com o aumento global da idade materna, com isso faz-se necessária uma assistência PN (pré-natal) de qualidade. A importância da alimentação apropriada no período gestacional e o acompanhamento nutricional são essenciais para que seja adotado um plano alimentar saudável e sustentável. Objetivo: Apresentar quais as melhores condutas suplementares nutricionais para prevenção e tratamento da pressão alta na gestação. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura atual qualitativa. Foram utilizados artigos que podem ser encontrados em sites científicos. Resultados e discussão: De acordo com os estudos encontrados, a pré-eclâmpsia se caracteriza pelo aparecimento da hipertensão, com proteinúria ou edema. Os fatores predisponentes e a busca por fatores preventivos à sua ocorrência fornecem subsídios para indicar a suplementação alimentar, sobretudo o cálcio e magnésio para o tratamento de prevenção e controle da pressão arterial em gestantes. Conclusão: O estudo demonstrou a importância do planejamento nutricional, para uma gestação saudável associado ao uso de suplementação alimentar, assegurando durante o período gestacional menores índices de pré-eclâmpsia e eclâmpsia.