NUTRIÇÃO
Permanent URI for this collection
Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a Nutrição da unidade de Juazeiro da rede UniFTC.
Browse
Browsing NUTRIÇÃO by Issue Date
Results Per Page
Sort Options
-
ItemA Dieta Cetogênica no tratamento e abordagem nutricional da Epilepsia Refratária: revisão integrativa(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-01) LIMA, Gildevânia Alves de ; RAMALHO, Jôse Bernardo ; OLIVEIRA, Roberta Thaise Rodrigues deA Dieta Cetogênica (DC) é uma dieta terapêutica na qual sua distribuição é elevada em lipídeos, regular em proteínas e pouco em carboidratos, cerca de 90% e 10%, respectivamente. A dieta Cetogênica estabelece um tipo de prática alternativa para epilepsia de difícil controle. A epilepsia é um distúrbio neurológico crônico caracterizado por crises epilépticas repetidas. O sistema nervoso central é capaz de sintetizar corpos cetônicos, o que explica a capacidade que a dieta tem de controlar a doença. Objetivando conhecer sobre os benefícios e o uso da DC, como terapia nutricional no tratamento adjunto e/ou alternativo para epilepsia refratária em crianças e adolescentes foi realizada a revisão de literatura sobre a temática abordada, buscando informações teóricas em livros e artigos científicos relacionados ao tema em estudo. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho foi uma revisão integrativa da literatura, seguindo os princípios de pesquisa exploratória, por meio da análise bibliográfica de artigos publicados nas bases de dados Scielo, MEDLINE, Periódicos Capes, que apresentaram os seguintes resultados: A DC pode ser uma opção segura e eficaz para crianças com epilepsias na redução da frequência das convulsões e na melhoria da cognição e da qualidade de vida do paciente. Por meio dos dados apresentados e discutidos nesse estudo, pode-se concluir que, a dieta Cetogênica é uma importante ferramenta terapêutica e segura no tratamento para pacientes com epilepsia refratária da infância ao seu estado adulto.
-
ItemAtuação da nutrição comportamental para formação de hábitos saudáveis alimentares.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-01) LIMA, Clarissa Pires ; SOUZA, Patricia MotaHá uma dificuldade percebida na relação entre os alimentos que são consumidos e a percepção e satisfação com o próprio corpo em boa parte das pessoas, em qualquer objetivo de performance corporal. É cada vez mais comum ver os indivíduos colocarem os alimentos no centro de uma armadilha que envolve culpa e radicalização, muitas vezes também conta com uma imagem corporal distorcida, podendo desenvolver transtornos alimentares como resultado dessas ações e percepções equivocadas. A nutrição comportamental se volta justamente à busca do controle e educação dessas escolhas, pois a Nutrição comportamental é uma abordagem que tem como base estratégias que promovem um equilíbrio entre os objetivos dos pacientes e sua saúde mental e fisiológica, respeitando o contexto cultural e social desses que precisam da atenção profissional estão inseridos. Por meio de um levantamento bibliográfico em livro e artigos, que se mostrou um método mais fidedigno e que oferece as ferramentas necessárias para leitura crítica e atualizada, voltado principalmente a publicações científicas foi possível conhecer as técnicas e abordagens dessa nova área da nutrição. Foram utilizadas bases de dados: Google acadêmico, Scielo (Scientific Electronic Library Online) e PubMed (National Library of Medicine and National Institute of Health - USA). Com a análise dos materiais estudados é possível concluir que a nutrição comportamental possui resultados significativos, se mostrando como uma ferramenta viável na intervenção de pacientes comtranstornos alimentares.
-
ItemElaboração de um material informativo para gestantes(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-01) COELHO, Emanuela Monteiro ; CARDOSO, Rafaela BragaDurante a gestação a mulher passa por várias mudanças no organismo, dentre elas mudanças hormonais, fisiológicas e psicológicas. Assim, são muitas as in- formações que as gestantes precisas lidar, além da ansiedade e das incertezas do momento. Para isso, é fundamental que essas mulheres tenham um acompa- nhamento adequado com profissionais qualificados, para assim, tentar sanar dú- vidas, buscar uma alimentação saudável e adequada, bem como equilibrar as ansiedades naturais desse período. Existem diversas cartilhas informativas para gestante, algumas pelo Ministério da Saúde, a nível nacional, e outras a nível es- tadual e ainda algumas a nível municipal. Vários são os assuntos abordados nas cartilhas existentes, dentre eles: cuidados nutricionais, doenças gestacionais, ga- nho excessivo de peso durante a gestação, suplementação na gravidez, dentre outros. Para o desenvolvimento do projeto em questão, inicialmente foram avalia- dos os materiais existentes de orientação para gestantes, em seguida seleciona- dos os temas mais relevantes, para depois decidir quais novos temas seriam abordados no material a ser desenvolvido. Sendo assim, o presente estudo elabo- rou um e-book de 100 página, contendo sete capítulos: Acompanhamento nutrici- onal nas diferentes fases da gestação; Micro e macronutrientes para uma gesta- ção saudável; Fontes de alimentos para obter nutrientes adequados; Bem-estar durante e pós gestação; Receitas saudáveis para o período gestacional; Ckecklist para auxiliar o período gestacional e Amamentação. O intuito foi elaborar um ma- terial informativo para gestantes, visando agregar informações e conhecimentos para o período gestacional e período de amamentação, e assim, incentivar as fu- turas mães a vivenciarem da melhor forma possível esse momento.
-
ItemAspectos nutricionais e prevenção do diabete mellitos tipo 2: uma revisão literária.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-02) SOARES, Isabela Ribeiro ; LEITE, Quézia Andriele LunaDiabetes Mellitus é uma doença crônica não transmissível, no qual o pâncreas não produz insulina ou a insulina não é utilizada de uma forma eficaz no organismo. É um problema de saúde que vem crescendo cada vez mais no mundo. Dentre as classificações de Diabetes Mellitus, a (Diabete Mellitos tipo 2) DM2 é de maior incidência e prevalência, sendo mais comum em pessoas de meia idade ou idade avançada e está associada ao sedentarismo e a obesidade. O estudo propõe uma revisão literária sobre a diabete mellitus tipo 2, e o cuidado nutricional para prevenção do DM2, compreendendo a importância da alimentação associada a atividade física para o tratamento e controle da doença. Como caminho metodológico, foi realizada uma pesquisa qualitativa na modalidade bibliográfica, de caráter exploratório, buscando através de uma revisão bibliográfica delinear o DM 2, especificando os riscos modificáveis que favorecem para o seu surgimento, uma vez que os hábitos de vida não saudáveis são apontados como principais causas da doença.
-
ItemAleitamento materno em meio à COVID-19: revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-02) SILVA, Bárbara de Melo ; RODRIGUES, Milena Ribeiro ; RODRIGUES, Rafaela Borges DiasIntrodução: O leite materno é o único que contém anticorpos e outras substâncias que protegem a criança de infecções comuns enquanto ela estiver sendo amamentada. Diante da pandemia do novo coronavírus, gestantes e lactantes se tornaram alvos de atenção, já que estão entre os grupos de riscos, de acordo com o Ministério da Saúde. É recomendado que as mulheres positivadas com o novo coronavírus, que desejarem amamentar, devem ser estimuladas a realizar tal prática, já que os benefícios da amamentação superam os possíveis riscos potenciais de transmissão do vírus através do leite materno. Objetivo: Analisar quais as recomendações para amamentar de forma segura em tempos de COVID- 19. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão de literatura, realizado em 2021, partindo da seguinte pergunta norteadora: “Quais as evidências científicas comprovadas sobre a amamentação e o risco de transmissão da COVID-19?”, foi utilizada a abordagem qualitativa. Foram incluidos no estudo os grupos das mulheres gestantes, lactantes e os bebês lactentes e foram excluídos as mulheres não gestantes, os homens e as crianças que não estão em aleitamento materno exclusivo. Resultados: Foram selecionados 19 artigos científicos, documentos e diretrizes oficiais, onde as temáticas mais abordadas foram a importância do aleitamento materno para o bebê e a lactante, riscos da COVID-19 para as gestantes e os cuidados que se devem ter, aleitamento materno e a COVID-19, lactantes positivas para COVID-19 e a vacinação contra a COVID-19 em gestantes e puérperas. Conclusão: A maioria dos estudos dessa revisão, afirmam ser seguro amamentar e que não deve ser interrompido o vínculo mãe e filho, apenas devem ser tomadas medidas sobre os cuidados pessoais de higienização, dos estudos que indicam a interrupção da amamentação sugerem optar pela retirada do leite materno para que outra pessoa saudável ofereça.
-
ItemDieta Low Carb e Diabetes Mellitus tipo 2: Estratégia de tratamento em adultos.( 2021-12-02) MENEZES, Cleide de Castro Santos ; SETÚVAL, Flávia Ferreira SouzaA Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é considerada uma doença crônica metabólica que acomete grande parte da população brasileira e mundial, com o objetivo de reverter essa patologia algumas estratégias nutricionais foram surgindo, dentre elas a dieta Low Carb, que reduz a ingestão de carboidratos, com o objetivo de evitar os picos de insulina, impedindo a produção de novas células de gordura. Diversos estudos científicos comprovam a redução e a melhora da glicemia, peso corporal, hemoglobina glicada, e perfil lipídico, dentre outros marcadores de saúde. O objetivo desse estudo é realizar uma análise de estudos publicados e revisões de literatura científica publicadas. Foram utilizadas as bases de dados eletrônicas: PubMed e SciELO, além das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes e American Diabetes Association, e informações publicadas em revistas e jornais científicos da área de Nutrição. Contudo, foi possível observar que a recomendação dessa terapia nutricional é um método benéfico, apesar de necessitar de mais estudos científicos para amparar o seu uso em relação às outras diretrizes nutricionais.
-
ItemA influência entre os hábitos alimentares e a enxaqueca.(Centro Universitário UniFTC, 2021-12-02) PINTO, Alicia Gomes ; MARQUES, Thifany Isabel CarvalhoA enxaqueca também conhecida como migrânea é caracterizada por uma dor pulsante unilateral é um problema que afeta o dia a dia de quem tem a patologia. O presente estudo tem como o objetivo identificar através da alimentação quais alimentos desencadeiam a crise de enxaqueca. Trata-se de uma pesquisa descritiva- exploratória e quantitativa, realizada a partir de um formulário eletrônico e um questionário de frequência alimentar via internet pela plataforma Google Forms. A amostra foi composta por 82 participantes, com faixa etária entre 19-62 anos, com predomínio do sexo feminino com 76,8%, e histórico familiar de enxaqueca com 76,8% da amostra. Dos diversos fatores desencadeantes das crises de enxaqueca avaliados, a alimentação foi identificada com principal gatilho desencadeante, sendo relatado por 84% dos participantes apresentaram maior frequência de consumo de sorvete (84,3%), fast-food (71,1%) e chocolate (63,9%). Considerando que neste estudo os fatores alimentares foram os principais desencadeadores das crises de enxaqueca dos entrevistados, é importante ter uma alimentação adequada no cotidiano de cada indivíduo.
-
ItemA educação nutricional no âmbito escolar: Participação na formação de hábitos alimentares saudáveis das crianças - Uma revisão da literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-05-24) ARRAES, Ester Soares Alves ; FREITAS, Eudelba Medrado da SilvaA alimentação exerce um papel importante no desenvolvimento humano e as preferências alimentares iniciam-se desde a infância. As primeiras referências para a formação do comportamento alimentar da criança se projetam na família e escola, e é a partir delas que é desenvolvido a educação nutricional adequada e consciente. Este estudo tem como foco principal descrever a importância da educação nutricional no âmbito escolar e a participação dela na formação de hábitos alimentares saudáveis das crianças. Na elaboração do tema proposto foram utilizados estudos de revisão de literatura. A metodologia utilizada foi através de material coletado como base de pesquisa: livros e artigos científicos entre os anos 2012 a 2022 nas bases de dados como a Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo),Pubmed, Lilacs, BVS, Scopus, Web of Science, Google acadêmico. Através dos artigos científicos encontrados obteve-se resultados e discussões com ênfase nos temas: A Influência Alimentar na Infância: Família e Escola, A Importância da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no Âmbito Escolar e Práticas Pedagógicas. Conclui-se que a família e a escola são grandes incentivadores no desenvolvimento, no crescimento, na formação da personalidade e na construção dos hábitos alimentares. A Educação Nutricional deve ser incluída no dia a dia da criança, pois ela sensibiliza à criança o quanto a alimentação contribuiu para sua vida trazendo modificações em seus hábitos alimentares.
-
ItemImportância da intervenção nutricional em crianças com Transtorno do Espectro Autista: revisão de literatura(Centro Universitário UniFTC, 2022-05-25) ALMEIDA, Beatriz da Silva ; SILVA, Erica Lorrane Amorim ; SOUZA, Valéria Rodrigues deO presente artigo tem como objetivo discutir a respeito da eficácia da intervenção nutricional em crianças com transtorno do espectro autista e fazer as considerações sobre a importância da intervenção nutricional no tratamento TEA. O diagnóstico precoce é de suma relevância para o tratamento do transtorno tendo em vista que podem apresentar diversos comportamentos e relacionados à alimentação. O estudo busca fontes científicas sobre a importância do consumo de vitaminas, sintomas cognitivos, gastrointestinais, permeabilidade intestinal e hipersensibilidade. Ressalta sobre a importância da suplementação e que constataram a evolução de pacientes com melhoras no comportamento e desconforto gastrointestinal.
-
ItemA influência do perfil nutricional e alimentar na redução dos sintomas de pacientes adultos portadores de lúpus eritematoso sistêmico: revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-05-25) RIBEIRO, Brenda Caren França ; DIAS, Brenda de SantanaO lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma patologia crônica, inflamatória, de natureza autoimune e etiologia desconhecida que pode acometer pessoas de qualquer raça, sexo e idade. Devido ao próprio quadro inflamatório da doença, os portadores de LES possuem um maior risco para o desenvolvimento de outras patologias, portanto a prescrição dietética exerce um papel considerável na redução das complicações. Sendo assim, este artigo objetivou investigar a influência da alimentação na redução dos sintomas de adultos portadores de LES, através da análise do consumo alimentar e do estado nutricional desses pacientes. Quanto aos métodos para elaboração deste, realizou-se uma pesquisa bibliográfica selecionando estudos publicados entre o período de 2012 a 2022 nas seguintes bases de dados: EMBASE, PubMed, Scopus, SciELO, Lilacs, MedLine, BVS e ScienceDirect. Diante a leitura dos 16 artigos selecionados, os quais incluíram a avaliação do estado nutricional e de ingestão alimentar, foi encontrada uma prevalência de excesso de peso e diminuição do consumo de vitaminas e minerais em pacientes adultos com LES. Analisando as evidências científicas acerca da influência da alimentação na redução dos sintomas desses pacientes, é seguro afirmar que uma dieta equilibrada é capaz de contribuir para prevenção e/ou tratamento do excesso de peso, reduzindo os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diminuindo o quadro inflamatório da doença e aumentando a função imunológica.
-
ItemAvaliação do estado nutricional de mulheres idosas portadoras de câncer de mama após a cura clínica: uma revisão de literatura(Centro Universitário UniFTC, 2022-05-25) SOARES, Júlio César Moreira ; SANTOS, Pamella Jacqueline dosA população atualmente está vivendo cada vez mais, no entanto, em decorrência ao envelhecimento e às patologias presentes, associado ao estilo de vida, tem-se uma baixa qualidade de vida. Entre as doenças que mais acometem a população, destaca-se o câncer de mama como o mais recorrente no público feminino com uma taxa de sobrevida alta. O estudo qualitativo, do tipo descritivo-exploratório, levou como critério de inclusão, mulheres sobreviventes ao câncer de mama com idade superior a 65 anos com estudos feitos entre os anos de 2012 a 2022. A pesquisa teve como objetivo analisar, por meio da literatura, o estado nutricional de mulheres idosas após o tratamento e cura clínica da neoplasia mamária. Os resultados obtidos após a seleção e análise dos 10 artigos que atenderam aos critérios estabelecidos, destacou preocupação com a qualidade de vida geral nesse público, mediante alterações psicossociais, mudanças no estilo de vida, fatores nutricionais, composição corporal e expectativa de vida, em decorrência ao tratamento a que essas mulheres são sujeitas. Foi possível perceber que após a cura clínica do câncer de mama, há uma incidência de sobrepeso e obesidade, atrelado a isso, sintomas de ansiedade, distúrbios de sono, mudanças nos hábitos alimentares e dor após o tratamento, essa última como precursor de uma má qualidade de vida.
-
ItemBenefícios do uso da creatina no envelhecimento: revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-05-25) CAVALACHE, Lucas Mikael Souza ; LIMA, Rafael XavierO envelhecimento da população vem crescendo mundialmente e com isso, tornam-se necessários métodos para melhorar a qualidade de vida nestes indivíduos, garantindo maior capacidade funcional, autonomia e saúde no envelhecimento, que com o tempo sofrem mudanças naturais em seu organismo, como a perda de massa muscular, podendo levar a um estado de sarcopenia e lesões. A suplementação de creatina mostra-se benéfica nesta população, podendo melhorar o desempenho físico e tecido muscular. O estudo teve como objetivo fazer um levantamento sobre o uso da creatina durante a fase de envelhecimento, acima de 50 anos de idade, analisando se a creatina traz benéficos reais para os usuários. Foram analisados 5 artigos que atenderam aos critérios estabelecidos, como: duração do estudo, faixa etária, dosagem e benefícios. Foi possível observar que a suplementação, junto com o treinamento, tem como principais resultados o aumento de força, desempenho nas atividades e aumento da massa muscular.
-
ItemPráticas de nutrição comportamental aplicadas em crianças acima do peso com idade pré-escolar: revisão de literatura.( 2022-05-26) SOUZA, Daniella Matias de ; PEREIRA, Fernanda Bomfim ; SOUZA, Tamara Salles deEste trabalho foi desenvolvido com base em revisões bibliográficas que tratam sobre o conhecimento de tecnologias comportamentais em saúde, bem como a aplicação de técnicas inovadoras na área de educação alimentar e nutricional para grupos de crianças acima do peso. O objetivo foi comprovar a relevância da educação e Nutrição Comportamental na melhora dos hábitos e escolhas alimentares, apresentando estratégias da terapia nutricional para a mudança de comportamento alimentar de crianças. Dezessete artigos científicos foram selecionados para compor a temática, visando o aumento da obesidade infantil como uma realidade. Encontrar novas estratégias de tratamento tornou-se importante porque os métodos tradicionais não são mais tão eficazes. É fundamental que os nutricionistas compreendam e aprimorem técnicas que auxiliem na mudança de comportamento. A abordagem nova da Nutrição Comportamental pode ser utili- zada como alternativa de cuidado, por isso, é essencial uma intervenção nutricional desde a infância, para que nas demais fases da vida, haja um equilíbrio na alimentação desses indivíduos. A pesquisa concluiu com a comprovação de que as técnicas usadas são lentas e graduais, mas eficazes. Constatou-se também que mais estudos devem ser feitos nessa área, pois é de grande relevância para a ciência da Nutrição Comportamental. Além do mais é indispensável que sejam feitas pesquisas mais amplas para comprovar a interligação da obesidade com a Nutrição Comportamental aplicada na infância.
-
ItemAnorexia nervosa e o comportamento alimentar de adolescentes: uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-05-27) ALVES, Kelen Karolaine Nery ; DUARTE, Rosiane Dos AnjosA anorexia nervosa na adolescência é um transtorno no qual, dentre os existentes, esse é o mais prevalente por ser caracterizado de alterações extremas de hábitos alimentares e comportamentos exagerados voltados ao controle de peso e comumente afeta essa faixa etária que é um período das intensas modificações no corpo, na transição entre a infância e a vida adulta. Essa pesquisa visa investigar, por meio de uma revisão em artigos, os comportamentos alimentares inadequados associados à insatisfação corporal de adolescentes. O presente estudo trata de uma revisão bibliográfica qualitativa e as buscas dos artigos foram realizadas através de plataformas online. Através das buscas bibliográficas feitas relacionadas ao tema abordado na pesquisa é percebido que os autores possuem uma congruência ao descrever seus projetos, expõem suas ideias de modo diferente, porém, conseguem transmitir uma mesma informação, comprovando que são referências fidedignas. O estudo de revisão demonstrou que existe uma literatura ampla de informações a respeito do tema anorexia nervosa e fatores que levam ao surgimento da doença, destaca-se a importância e a necessidade de realizar-se novos estudos mais aprofundados sobre a anorexia nervosa e o tratamento multidisciplinar enfatizando a conduta do psicólogo.
-
ItemObesidade infantil: mecanismo patológico, fatores determinantes, consequências e papel do profissional de Nutrição — uma revisão bibliográfica.(Centro Universitário UniFTC, 2022-05-27) NASCIMENTO, Amanda Batista do ; ANDRADE, Poliana Silva deA obesidade infantil é um dos mais graves problemas de saúde no mundo, atingindo cerca de 124 milhões de crianças. É definida como uma doença crônica que está associada a diversos fatores e como consequência pode desenvolver diversas patologias que podem se estender até a fase adulta como doenças cardiovasculares, distúrbios alimentares, diabetes mellitus tipo 2, câncer, dentre outras. Para isso, o nutricionista é essencial na prevenção e tratamento da obesidade infantil, visando sempre desenvolver estratégias para contribuir na formação de novos hábitos alimentares. Tem como objetivo evidenciar a necessidade da intervenção nutricional em crianças com obesidade infantil. A presente pesquisa trata-se de uma revisão de literatura fundamentada através de uma análise de dados nas bases Google Acadêmico, Scielo, Scopus e Pubmed. Onde incluiu artigos científicos de forma qualitativos e quantitativos publicados no período de 2012 a 2022. Para fundamentar a pesquisa, foram analisados artigos onde observaram que as crianças com sobrepeso/obesidade tinham um alto consumo de alimentos e bebidas ultraprocessadas ricas em açúcares e carboidratos. Visto também que há outros fatores que podem contribuir para a obesidade infantil como fatores genéticos, psicológicos, fisiológicos e metabólicos. Concluindo assim a importância do nutricionista no tratamento da obesidade com estratégias eficaz, de qualidade e sem restrições. Sendo capaz de realizar orientações nutricionais com a particularidade de cada indivíduo obtendo assim uma reeducação alimentar, bons resultados no tratamento e o controle da obesidade infantil.
-
ItemO uso da dieta mediterrânea na redução da resistência insulínica associada à obesidade: uma revisão da literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-08-10) SILVA, João Willams Gonçalves daO uso da dieta mediterrânea na redução da resistência insulínica associada à obesidade, é um estudo que visa encontrar uma dieta adequada para pacientes que possuem excesso de gordura corporal que causa agravamento de outras doenças como a diabetes mellitus e cardiovasculares. O objetivo é realizar uma revisão de literatura sobre o tema da pesquisa, buscando encontrar assuntos atualizados referente a obesidade correlacionando com a resistência à insulina, destinando-se a encontrar uma alimentação saudável que traga resultados significativos que favoreçam na redução dessas enfermidades. Na revisão foram realizadas buscas nas bases de dados do Google Acadêmico, Scielo, Periódicos Capes, Lilacs e Pubmed até outubro de 2022, tendo como critério de inclusão estudos publicados em até 5 anos e sem a restrição de idiomas. Foram incluídos na revisão 21 artigos científicos. Os resultados alcançados nos estudos validam que a dieta mediterrânea é uma grande aliada quando o assunto é redução dos fatores de risco contra doenças crônicas, trazendo melhoria na síndrome metabólica e também na resistência à insulina, principalmente quando trata-se de pessoas com obesidade. Conclui-se que a dieta mediterrânea quando inserida corretamente reduz os riscos de doenças crônicas, aumenta a longevidade, além disso, quando está associada a um regime hipocalórico, pode ajudar na redução de peso corporal e na desintoxicação.
-
ItemPrevalência de sintomas da anorexia nervosa e meios de intervenção no comportamento alimentar de adolescentes em uma escola de Juazeiro-Bahia.(Centro Universitário UniFTC, 2022-08-10) ROSAS, Ana Luiza Moreira Silva ; CAMPELO, Carlos André de Souza ; WANDERLEY, Kaic OliveiraVisto que a Anorexia Nervosa (AN) é um transtorno que acomete adolescentes e adultos, quando os mesmos sofrem por alguma situação de insatisfação corporal, onde as questões de saúde são negligenciadas, tornando-se um problema com diversas consequências para este indivíduo por seus distúrbios alimentares. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar as práticas alimentares inadequadas dos adolescentes associadas à insatisfação corporal que sofrem em função do padrão de beleza autoimposto e identificar os fatores que predispõem a AN em adolescentes de uma escola de Juazeiro-BA. A pesquisa foi realizada através de um Teste de Atitudes Alimentares [EAT-26] e outro Questionário de Imagem Corporal [BSQ], desta forma, analisou-se o comportamento alimentar e a imagem corporal dos adolescentes pela escala de Likert de pontos e foi tabulado no Excel 2010 com média de pontos, desvio padrão e porcentagem. O questionário BSQ expôs que cerca de 60% dos avaliados estão satisfeitos com a autoimagem e no questionário EAT-26, 88% da amostra não apontaram risco alimentar, não demonstrando riscos de AN, entretanto o grupo insatisfeito, expuseram padrões de sintomas que prevalecem e são capazes de desencadear a AN, relacionados ao medo de engordar, comparação do próprio corpo com outros, ficar apavorado com a ideia de estar engordando e até mesmo preocupação com o desejo de ser magro(a). Desta forma foi analisada a utilização do questionário BSQ e do teste EAT-26 como parâmetro para levantamento de dados dos sintomas e fatores de prevalência da AN em adolescentes, por meio de práticas alimentares irregulares e insatisfação corporal.
-
ItemFenilcetonúria, nutrição e sua evolução em pacientes adultos: uma revisão de literatura.(Centro Universitário UniFTC, 2022-08-10) SANTOS, Alaine Graziele Soares dos ; OLIVEIRA, Daiane Laete de ; ARAUJO, Monise Keise Costa deIntrodução: Uma doença genética, metabólica e rara causada por mutações no gene, o bebê herda os genes de ambos os pais, localizado no cromossomo 12q22-q24 o qual codifica a enzima hepática fenilalanina-hidroxilasa (FAH), que converte o aminoácido fenilalanina em tirosina a qual é precursora da dopamina e da noradrenalina, é o mais frequente erro inato do metabolismo esses aminoácidos são essenciais e não são produzidos pelo organismo. Metodologia: A pesquisa é baseada em um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa com a busca de artigos bibliográficos, sites, tabelas, livros e gráficos. Realizou-se uma revisão e avaliação em 40 artigos, sendo 29 em portugues,8 em inglês,3 em espanhol e 4 livros abordando desde o diagnóstico da doença até a fase adulta. Resultados: Notou-se a grande relevância do tratamento dietético precoce sendo mantido para toda a vida assim evitando possíveis anormalidades futuras. Conclusão: Em virtudes dos fatos mencionados, fica claro que se todos os recém-nascidos tivessem acesso a triagem neonatal o diagnóstico precoce de Fenilcetonúria o controle e tratamento da doença seria mais eficaz. A adesão a dieta especial e restritiva apresenta ser o método mais eficiente aliada a uma equipe multidisciplinar competente, composta por no mínimo um médico e um nutricionista para agir de forma significativa e alcançar os resultados esperados.
-
ItemA importância da suplementação em mulheres com tendência à pré-eclâmpsia.(Centro Universitário UniFTC, 2022-08-10) QUEIROZ, Lara Laís Mattos de ; LEAL, Layra Tomé ; NASCIMENTO, Maria das Graças Oliveira doIntrodução: A gestação é uma fase muito importante na vida da mulher e requer cuidados especiais. Portanto, é necessária uma assistência PN (pré- natal) adequada, todavia, alguns problemas podem ocorrer como a pré- eclâmpsia que é uma doença multifatorial e multissistêmica, específica da gestação, esta, é a principal causa de mortalidade materna, e vem crescendo no Brasil. A incidência de pré-eclâmpsia tem se elevado com o aumento global da idade materna, com isso faz-se necessária uma assistência PN (pré-natal) de qualidade. A importância da alimentação apropriada no período gestacional e o acompanhamento nutricional são essenciais para que seja adotado um plano alimentar saudável e sustentável. Objetivo: Apresentar quais as melhores condutas suplementares nutricionais para prevenção e tratamento da pressão alta na gestação. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura atual qualitativa. Foram utilizados artigos que podem ser encontrados em sites científicos. Resultados e discussão: De acordo com os estudos encontrados, a pré-eclâmpsia se caracteriza pelo aparecimento da hipertensão, com proteinúria ou edema. Os fatores predisponentes e a busca por fatores preventivos à sua ocorrência fornecem subsídios para indicar a suplementação alimentar, sobretudo o cálcio e magnésio para o tratamento de prevenção e controle da pressão arterial em gestantes. Conclusão: O estudo demonstrou a importância do planejamento nutricional, para uma gestação saudável associado ao uso de suplementação alimentar, assegurando durante o período gestacional menores índices de pré-eclâmpsia e eclâmpsia.
-
ItemO aleitamento materno exclusivo como fator de proteção para a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) em recém-nascidos.(Centro Universitário UniFTC, 2022-08-10) CAJUI, Ana Luiza Fidiel ; FERREIRA, Maria Vitória Alencar ; ROCHA, Thaislaine de AraújoO leite materno abrange inúmeros fatores que auxiliam o desenvolvimento imunológico do intestino do neonato, atualmente é considerado como a mais importante estratégia natural de proteção, vínculo e nutrição da criança. Objetivo: Analisar as publicações científicas sobre a amamentação como fator de proteção para a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) a finalidade de demonstrar a importância do aleitamento materno exclusivo como fator de proteção contra a APLV nos primeiros dias de vida. Métodos: Revisão integrativa da literatura. Foram selecionados 16 artigos, com descritores previamente elencados, entre os anos de 2012 a 2022. Os critérios de inclusão foram publicações dos últimos 10 anos em inglês, português e espanhol. Resultados: Todos os artigos revisados referiram-se ao aleitamento materno como meio de prevenção de alergias, caracterizando o leite materno como um alimento adequado e essencial para a prevenção de APLV. Portanto, a duração do aleitamento materno exclusivo caracterizou-se como preditor estatisticamente significativo de ocorrência de APLV e o leite materno como fator de proteção contra alergias, incluindo APLV. Considerações finais: Considerando que a APLV é a alergia mais comum e que mais acomete o público infantil, é importante estimular o aleitamento materno exclusivo com a finalidade de promover a saúde do recém- nascido.