BIOMEDICINA

Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a Biomedicina na unidade de Vitória da Conquista do Centro de Excelência UNEX - Rede UniFTC.

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 5 of 9
  • Item
    Atualizações sobre as doenças polimiosite e dermatomiosite.
    (UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2021-06-09) SOUSA, Cíntia Kelen Novaes ; SILVA, Edinésia Dias da ; AMARAL, Rita de Cássia da Cruz
    Este trabalho abordará estudos acerca de atualizações das doenças Polimiosite (PM) e Dermatomiosite (DM). São doenças inflamatórias associadas a alta morbidade e incapacidade funcional. A importância pelo estudo e conhecimento dessas doenças vem aumentando nos últimos anos não apenas pelo maior conhecimento imunológico, mas também devido ao progresso das técnicas de imagem, que auxiliam no diagnóstico das mesmas. O objetivo deste estudo é realizar uma atualização sobre diagnóstico e tratamento da PM e DM e descrever a importância do diagnóstico acertado no prognóstico dos indivíduos afetados. Desenvolverá uma metodologia qualitativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas com consultas a artigos científicos em bases de dados, PubMed, Medline, Scielo, utilizando os seguintes descritores: dermatomiosite, polimiosite e atualização. Embora, não exista cura para a PM e DM, mas através deste estudo buscaremos apresentar novas alternativas terapêuticas. Ultimamente a utilização de exames imagiológicos como a ressonância magnética têm mostrado grande potencial por não serem invasivos e apresentarem uma sensibilidade elevada na identificação de sinais de inflamação muscular como edema, calcificação e infiltração adiposa do músculo. Dessa forma este artigo discorrerá sobre a importância de conhecimentos conceituais da PM e DM, e, além disso, fornecerá subsídios necessários para a análise e compreensão em face da importância do diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos indivíduos com PM e DM.
  • Item
    Utilização do canabidiol no controle da epilepsia.
    (UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-12-05) MOREIRA, Mariana Lima ; MAGALHÃES, Victoria Coelho
    A Cannabis Sativa pertence ao grupo das Canabiáceas e seu uso é registrado á mais de 8.000 a.C. Por possuir canabinoides, sua utilização no tratamento de algumas doenças, com estudos comprovados, vem ganhando destaque e credibilidade para seu uso medicinal. A epilepsia é uma condição em que ocorre alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, ou seja, existe um mau funcionamento do mesmo. Atualmente, os medicamentos disponíveis no mercado não são capazes de promover a cura dessa condição, apenas controlam as crises convulsivas. Estudos vêm mostrando os efeitos benefícios do canabidiol (CBD) contra as convulsões causadas na epilepsia, que em muitas vezes demostraram resultados melhores que os medicamentos convencionais, além de não demonstrarem efeitos adversos, tóxicos, e nem sinal de dependência. O objetivo desse estudo consistiu em reunir dados bibliográficos e estudos científicos, que descrevessem os benefícios do uso medicinal da Cannabis no tratamento das epilepsias. As informações coletadas provém de artigos e revistas acadêmicas, tendo como base o Google acadêmico, a Associação Brasileira de Epilepsia, a Revista Virtual Química e a Bdigital. Atualmente, mesmo tendo a comprovação científica e estudos clínicos, a utilização do CBD ainda é um tabu perante a sociedade, mesmo existindo tantos meios de informação, muitas
  • Item
    Fatores de risco e causa associados a hiperprolactinemia: Uma revisão integrativa de literatura.
    (UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-06-13) SILVA, Hana Lima da ; NASCIMENTO, Ilanna Souza
    Introdução: A hiperprolactinemia (HPRL) é uma condição endócrina caracterizada pela elevação dos níveis de prolactina circulante na corrente sanguínea, suas causas podem ser fisiológicas, farmacológicas e patológicas, como por exemplo tumores hipofisários, uso de medicamentos, insuficiência renal, o excesso de prolactina circulante pode levar riscos como os distúrbios, disfunções metabólicas, risco cardiovascular e problemas ósseos. Objetivo: o objetivo do presente estudo foi descrever quais os principais fatores de riscos associados à HPRL e a proveniência de tais riscos, pois compreender os efeitos dessa patologia auxilia na implementação de um tratamento adequado ao paciente. .Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura onde foram selecionados 15 artigos do período de 2017 a 2023 para coleta de dados, realizada a partir de um levantamento bibliográfico mediante revisão integrativa de literatura, permitindo inclusão de estudos experimentais e não experimentais para uma compreensão completa do fenômeno. Resultados: Os riscos mais citados nos artigos foram: Comprometimento ósseo (21,0%), disfunção menstrual (7,0%), disfunção reprodutiva (7,0%), disfunção sexual (21,0%), doença cardiovascular (21,0%), infertilidade (7,0%) e perfil metabólico alterado (14,0%), os riscos da hiperprolactinemia que foram citadas nos estudos, correspondendo a uma média de 2,15 casos, tendo como proveniências uso antipsicóticos e doença renal crônica. Conclusão: O presente artigo contribui na identificação de quais fatores de risco associado a hiperprolactinemia para garantir ao paciente o suporte necessário durante sua terapêutica, além disso a seleção destes dados também auxilia como ferramenta para educação de todos os profissionais que atendem o público alvo.
  • Item
    Riscos e influência da trombofilia em pacientes gestantes.
    (UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-06-05) CASTRO, Daniela Silva ; SANTOS, Luiza Viana
    RESUMO: A trombose é uma condição fisiológica formada a partir de trombos e mecanismo que o corpo humano utiliza para o equilíbrio da homeostasia, entretanto, sabe-se que na gestação esse mecanismo é natural, porem sofre com irregularidades, como as trombofilia hereditárias e adquiridas. O estudo em questão tem como objetivo avaliar os riscos e influência da trombofilia em pacientes gestantes, tratando-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa a qual foi utilizado os descritores “Trombofilia”, “Gestantes”, “Influência”, “Risco” e os operadores boleanos “AND” e “OR” os quais foram designados para conduzir a busca de material científico nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 6 artigos com pesquisas baseadas em marcadores e relação dos tipos de trombofilia em gestantes, como também o conhecimento de instrução que eles adquiriram com os riscos e influencias da trombose. Notou-se que o risco de aborto e morte fetal estão associados a carência das proteínas C e S. Foi notado que a instrução obstétrica dos profissionais de saúde para as gestantes tem impacto crucial para minimizar os riscos durante o periodo. Destacando-se, a importância da investigação sobre trombofilia gestacional, pois no estado hodierno, a literatura afirma que existem estudos específicos para cada caso, devido a inexistência de um método investigativo para a trombofilia.
  • Item
    A edição gênica como ferramenta de diagnóstico laboratorial: uma revisão integrativa.
    (UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-06-07) OLIVEIRA, Oziel Aguiar de
    O conceito de terapia gênica surgiu durante os anos 60/70. Em meados dos anos 80, a edição gênica; e a partir de 2012, deu-se a ascensão das tecnologias de alta sensibilidade e especificidade na condução da edição do DNA humano, e possibilitaram o avanço de técnicas que utilizam na edição de genes o aprimoramento e o acesso a testes de diagnósticos rápidos, fáceis, precisos, de baixo custo, sem instrumentos e de pronto uso em ponto de atendimento (POC). Compreendeu-se, buscar os aspectos que se relacionam ao uso da edição gênica como ferramenta de diagnóstico. Objetivou-se, analisar, caracterizar e descrever os mecanismos das principais técnicas de interesse clínico, e nortear o uso gênico analítico, identificar e conceituar a utilização de CRISPR/Cas. Tratou-se de uma revisão integrativa de literatura que buscou levantar, relacionar, analisar e interpretar os dados a síntese do conhecimento e sua aplicabilidade intrínseca a ciência dos genes. Pesquisou-se nas bases de dados: Science/AAA, MEDLINE/Pubmed e SciELO e “Outros” sobre a edição gênica e os aspectos que influenciam sua utilização como condição diagnóstica em suas interrelações a biossegurança, bioética, biotecnológica, diagnóstica laboratorial e biomédica contemporânea e social com abordagem em terapias e edição gênica, engenharia genética e biologia molecular. De forma prática e objetiva, as Biotecnologias se adaptam as necessidades individuais, sociais e coletivas; a Bioética se caracteriza a condição humana no processo; a Biossegurança assegura a manutenção do ecossistema e o Diagnóstico clínico positiva a eficácia gênica.