BIOMEDICINA
Permanent URI for this collection
Nesta coleção encontre-se os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) relacionados a Biomedicina na unidade de Vitória da Conquista do Centro de Excelência UNEX - Rede UniFTC.
Browse
Browsing BIOMEDICINA by Title
Results Per Page
Sort Options
-
ItemA edição gênica como ferramenta de diagnóstico laboratorial: uma revisão integrativa.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-06-07) OLIVEIRA, Oziel Aguiar deO conceito de terapia gênica surgiu durante os anos 60/70. Em meados dos anos 80, a edição gênica; e a partir de 2012, deu-se a ascensão das tecnologias de alta sensibilidade e especificidade na condução da edição do DNA humano, e possibilitaram o avanço de técnicas que utilizam na edição de genes o aprimoramento e o acesso a testes de diagnósticos rápidos, fáceis, precisos, de baixo custo, sem instrumentos e de pronto uso em ponto de atendimento (POC). Compreendeu-se, buscar os aspectos que se relacionam ao uso da edição gênica como ferramenta de diagnóstico. Objetivou-se, analisar, caracterizar e descrever os mecanismos das principais técnicas de interesse clínico, e nortear o uso gênico analítico, identificar e conceituar a utilização de CRISPR/Cas. Tratou-se de uma revisão integrativa de literatura que buscou levantar, relacionar, analisar e interpretar os dados a síntese do conhecimento e sua aplicabilidade intrínseca a ciência dos genes. Pesquisou-se nas bases de dados: Science/AAA, MEDLINE/Pubmed e SciELO e “Outros” sobre a edição gênica e os aspectos que influenciam sua utilização como condição diagnóstica em suas interrelações a biossegurança, bioética, biotecnológica, diagnóstica laboratorial e biomédica contemporânea e social com abordagem em terapias e edição gênica, engenharia genética e biologia molecular. De forma prática e objetiva, as Biotecnologias se adaptam as necessidades individuais, sociais e coletivas; a Bioética se caracteriza a condição humana no processo; a Biossegurança assegura a manutenção do ecossistema e o Diagnóstico clínico positiva a eficácia gênica.
-
ItemAtualizações sobre as doenças polimiosite e dermatomiosite.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2021-06-09) SOUSA, Cíntia Kelen Novaes ; SILVA, Edinésia Dias da ; AMARAL, Rita de Cássia da CruzEste trabalho abordará estudos acerca de atualizações das doenças Polimiosite (PM) e Dermatomiosite (DM). São doenças inflamatórias associadas a alta morbidade e incapacidade funcional. A importância pelo estudo e conhecimento dessas doenças vem aumentando nos últimos anos não apenas pelo maior conhecimento imunológico, mas também devido ao progresso das técnicas de imagem, que auxiliam no diagnóstico das mesmas. O objetivo deste estudo é realizar uma atualização sobre diagnóstico e tratamento da PM e DM e descrever a importância do diagnóstico acertado no prognóstico dos indivíduos afetados. Desenvolverá uma metodologia qualitativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas com consultas a artigos científicos em bases de dados, PubMed, Medline, Scielo, utilizando os seguintes descritores: dermatomiosite, polimiosite e atualização. Embora, não exista cura para a PM e DM, mas através deste estudo buscaremos apresentar novas alternativas terapêuticas. Ultimamente a utilização de exames imagiológicos como a ressonância magnética têm mostrado grande potencial por não serem invasivos e apresentarem uma sensibilidade elevada na identificação de sinais de inflamação muscular como edema, calcificação e infiltração adiposa do músculo. Dessa forma este artigo discorrerá sobre a importância de conhecimentos conceituais da PM e DM, e, além disso, fornecerá subsídios necessários para a análise e compreensão em face da importância do diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos indivíduos com PM e DM.
-
ItemDiretrizes e atualizações no diagnóstico de pacientes com espondilite anquilosante.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-07-25) SOUZA, Grazielle Cordeiro da Silva ; OLIVEIRA, Karen Ribeiro ; FARIAS, Pedro FelixA Espondilite Anquilosante (EA), é uma doença autoimune de caráter inflamatório que leva a dor axial inflamatória, geralmente tem início na segunda ou terceira década de vida, preferencialmente em indivíduos do sexo masculino e HLA-B27 positivo, em primeira instancia apresentam uma lombalgia de caráter inflamatório uma vez que afetam principalmente, a coluna vertebral, com a evolução, podendo manifestar rigidez e limitações do esqueleto axial, além de afetar outras estruturas e articulações, levando a perda da mobilidade, no início quando observado suas primeiras manifestações antes dos 16 anos o mais comum é iniciar-se com artrite e entesopatias periféricas evoluindo com os anos, podendo ter diagnostico equivocado com artrite reumatoide e assim costuma ter uma confirmação da doença mais tardia, a confirmação da EA é baseada em aspecto clinico e radiológico sendo indispensáveis, principalmente as técnicas de imagem, ressonância nuclear magnética (RM), embora não haja exames que isoladamente confirme o diagnóstico da EA, estes podem avaliar o grau de atividade da inflamação como o VHS (velocidade de hemossedimentação). O presente artigo tem como objetivo o estudo da patologia Espondilite Anquilosante bem como o seu diagnóstico, este estudo é de caráter bibliográfico e os autores usou o banco de dados como Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), National Library of Medicine (PUBMED), concluiu-se que o diagnóstico precoce e correto tem grande relevância na qualidade de vida dos portadores da doença.
-
ItemEstudo da prevalência da tuberculose pulmonar no estado da Bahia.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-12-12) ANJOS, Bruno Santana dos ; LOUSADA, Daniely Martins ; CALDAS, Mariana SouzaEm 1993, a Organização Mundial de Saúde (OMS) compreendeu a tuberculose como uma epidemia global, declarando a situação como um estado de urgência. Embora a tuberculose seja solucionável e o seu tratamento fornecido gratuitamente, apenas no ano de 2016 avalia-se que 10,4 milhões de pessoas foram afetadas pela doença, sendo resultante na morte de 1,3 milhões em decorrência da tuberculose. Além dos princípios concernentes ao sistema imunológico de cada indivíduo e à exposição ao bacilo, a enfermidade por tuberculose, frequentemente, está relacionada às condições precárias de vida. A tuberculose é uma das injúrias fortemente motivada pela indicação social, manifestando uma ligação direta com a pobreza e a exclusão social. Objetivo: O presente trabalho tem como proposta analisar o índice da população do Estado da Bahia acometidos por tuberculose nos últimos anos. Metodologia: Trata-se de um estudo envolvendo todos os casos de TB registrados na Bahia entre 2017 e 2021. Inicialmente, foi analisada a tendência da taxa de incidência anual. Para analisar as características epidemiológicas, foram designadas as variáveis: raça, gênero, faixa etária, indivíduos em situação de rua, profissionais de saúde e testagem para HIV. Resultados: Houve um total de 20.290 notificações de diagnósticos, com predomínio em indivíduos do gênero masculino (68%), cor parda (62%), com idade entre 25 e 44 anos. Em associação aos aspectos clínicos, houveram 2033 casos de TB pulmonar em indivíduos com sorologia positiva para HIV. Conclusão: A TB ainda se caracteriza como um extenso problema de saúde pública na Bahia, revelando assim, a indispensabilidade de políticas públicas que favoreçam o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
-
ItemFatores de risco e causa associados a hiperprolactinemia: Uma revisão integrativa de literatura.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-06-13) SILVA, Hana Lima da ; NASCIMENTO, Ilanna SouzaIntrodução: A hiperprolactinemia (HPRL) é uma condição endócrina caracterizada pela elevação dos níveis de prolactina circulante na corrente sanguínea, suas causas podem ser fisiológicas, farmacológicas e patológicas, como por exemplo tumores hipofisários, uso de medicamentos, insuficiência renal, o excesso de prolactina circulante pode levar riscos como os distúrbios, disfunções metabólicas, risco cardiovascular e problemas ósseos. Objetivo: o objetivo do presente estudo foi descrever quais os principais fatores de riscos associados à HPRL e a proveniência de tais riscos, pois compreender os efeitos dessa patologia auxilia na implementação de um tratamento adequado ao paciente. .Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura onde foram selecionados 15 artigos do período de 2017 a 2023 para coleta de dados, realizada a partir de um levantamento bibliográfico mediante revisão integrativa de literatura, permitindo inclusão de estudos experimentais e não experimentais para uma compreensão completa do fenômeno. Resultados: Os riscos mais citados nos artigos foram: Comprometimento ósseo (21,0%), disfunção menstrual (7,0%), disfunção reprodutiva (7,0%), disfunção sexual (21,0%), doença cardiovascular (21,0%), infertilidade (7,0%) e perfil metabólico alterado (14,0%), os riscos da hiperprolactinemia que foram citadas nos estudos, correspondendo a uma média de 2,15 casos, tendo como proveniências uso antipsicóticos e doença renal crônica. Conclusão: O presente artigo contribui na identificação de quais fatores de risco associado a hiperprolactinemia para garantir ao paciente o suporte necessário durante sua terapêutica, além disso a seleção destes dados também auxilia como ferramenta para educação de todos os profissionais que atendem o público alvo.
-
ItemRiscos e influência da trombofilia em pacientes gestantes.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-06-05) CASTRO, Daniela Silva ; SANTOS, Luiza VianaRESUMO: A trombose é uma condição fisiológica formada a partir de trombos e mecanismo que o corpo humano utiliza para o equilíbrio da homeostasia, entretanto, sabe-se que na gestação esse mecanismo é natural, porem sofre com irregularidades, como as trombofilia hereditárias e adquiridas. O estudo em questão tem como objetivo avaliar os riscos e influência da trombofilia em pacientes gestantes, tratando-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa a qual foi utilizado os descritores “Trombofilia”, “Gestantes”, “Influência”, “Risco” e os operadores boleanos “AND” e “OR” os quais foram designados para conduzir a busca de material científico nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 6 artigos com pesquisas baseadas em marcadores e relação dos tipos de trombofilia em gestantes, como também o conhecimento de instrução que eles adquiriram com os riscos e influencias da trombose. Notou-se que o risco de aborto e morte fetal estão associados a carência das proteínas C e S. Foi notado que a instrução obstétrica dos profissionais de saúde para as gestantes tem impacto crucial para minimizar os riscos durante o periodo. Destacando-se, a importância da investigação sobre trombofilia gestacional, pois no estado hodierno, a literatura afirma que existem estudos específicos para cada caso, devido a inexistência de um método investigativo para a trombofilia.
-
ItemTipos de características de injetáveis utilizados pelos centros de biomedicina e estética.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-11-06) LIMA, Romilda de JesusO campo da estética está em constante crescimento, devido a busca de uma melhor saúde aliada ao bem-estar pessoal. Decorrente desse fator, a atuação do Biomédico torna-se fundamental para a promoção da saúde, restabelecendo assim a autoestima dos pacientes por através de procedimentos estéticos. Desta forma, diversos tipos de injetáveis como o ácido hialurônico, toxina botulínica mais conhecida como botox, fios de polidioxanona estão sendo utilizados em centros estéticos, tanto para o público feminino quanto para o masculino. Visto isso, o objetivo do estudo é apontar os tipos e características de injetáveis utilizados pelos centros de biomedicina e estética. Desta forma, o estudo foi realizado por intermédio de uma pesquisa de revisão bibliográfica, contendo como resultado a análise dos injetáveis utilizados, seus benefícios e malefícios. Possui como conclusão a análise que o campo da biomedicina estética está crescendo cada vez mais e utilizando novas tecnologias voltadas a essa área.
-
ItemUtilização de hidroxiácidos para tratamento de acne graus I e II.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-06-20) SANTOS, Adriano Félix ; TRINDADE, Dayane Pessoa ; SOUSA, Heloísa SobrinhoA acne é uma patologia dermatológica que afeta indivíduos de qualquer idade, ocorrendo em cerca de 85% dos jovens entre 12 a 24 anos, e em média 12% das mulheres e 3% dos homens continuam acometidos por esta doença até os 45 anos. Sabe-se que a acne do adulto é mais frequente em mulheres, quadro que se agrava com o ciclo menstrual. Esta condição pode causar distúrbios psicológicos e apresentar impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. O conhecimento mais aprofundado sobre a estrutura e função da pele possibilitou o desenvolvimento de produtos cada vez mais eficazes para tratar a acne, dentre eles, os alfa-hidroxiácidos são largamente utilizados. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo discorrer sobre o desenvolvimento da acne, bem como avaliar a utilização dos hidroxiácidos no tratamento para acne Grau I e Grau II. Para atender aos objetivos do trabalho, este estudo se tratou de uma revisão bibliográfica exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa. As produções científicas foram pesquisadas em livros e nos bancos de dados das bibliotecas eletrônicas, LILACS, SciELO, Science Direct, Periódicos CAPES, no período de 2010 a 2021. Os descritores utilizados para a seleção foram: AHAs, Acne, Hidroxiácidos. Estes ativos são eficazes para o tratamento de acne grau I e grau II, diminuindo a concentração dos corneócitos na camada córnea da epiderme, facilitando a renovação celular. Entretanto, mais estudos são necessários para adotar uma abordagem mais segura quanto ao tratamento escolhido para pacientes acometidos pela acne vulgar.
-
ItemUtilização do canabidiol no controle da epilepsia.(UNEX - Centro Universitário de Excelência, 2022-12-05) MOREIRA, Mariana Lima ; MAGALHÃES, Victoria CoelhoA Cannabis Sativa pertence ao grupo das Canabiáceas e seu uso é registrado á mais de 8.000 a.C. Por possuir canabinoides, sua utilização no tratamento de algumas doenças, com estudos comprovados, vem ganhando destaque e credibilidade para seu uso medicinal. A epilepsia é uma condição em que ocorre alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, ou seja, existe um mau funcionamento do mesmo. Atualmente, os medicamentos disponíveis no mercado não são capazes de promover a cura dessa condição, apenas controlam as crises convulsivas. Estudos vêm mostrando os efeitos benefícios do canabidiol (CBD) contra as convulsões causadas na epilepsia, que em muitas vezes demostraram resultados melhores que os medicamentos convencionais, além de não demonstrarem efeitos adversos, tóxicos, e nem sinal de dependência. O objetivo desse estudo consistiu em reunir dados bibliográficos e estudos científicos, que descrevessem os benefícios do uso medicinal da Cannabis no tratamento das epilepsias. As informações coletadas provém de artigos e revistas acadêmicas, tendo como base o Google acadêmico, a Associação Brasileira de Epilepsia, a Revista Virtual Química e a Bdigital. Atualmente, mesmo tendo a comprovação científica e estudos clínicos, a utilização do CBD ainda é um tabu perante a sociedade, mesmo existindo tantos meios de informação, muitas