A envolvente Anitta: as estratégias de marketing digital nas redes sociais usadas pela cantora para se tornar a primeira brasileira mais ouvida, do mundo, no Spotify em 2022.
A envolvente Anitta: as estratégias de marketing digital nas redes sociais usadas pela cantora para se tornar a primeira brasileira mais ouvida, do mundo, no Spotify em 2022.
No Thumbnail Available
Date
2023-06-01
Authors
SANTOS, Fernanda de Britto
SANTOS, Lucimaria Ferreira
FERNANDES, Maria Eduarda Oliveira
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
UNEX - Centro Universitário de Excelência
Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar as ações de marketing aplicadas nas redes
sociais mais utilizadas por Anitta para que a cantora atingisse o 1o lugar do Spotify
Global com a música ‘Envolver’. Para isso, foi necessário o estudo de pesquisa
quali-quantitativo, tendo como base os 8 Ps do Marketing, além de se configurar
como explicativa e descritiva. Através de uma análise documental de sites, artigos e
revistas, também como a análise das redes sociais da cantora, para melhor entender
o que foi feito durante 1 a 25 de março de 2022 (período que antecedeu o alcance
no Top 1). Foram analisadas as principais redes sociais usadas pela cantora
(Instagram, Tik Tok e Twitter), para observar as estratégias, o engajamento, como o
número de likes e visualizações. Também foi levado em conta as séries na Netflix,
entrevistas e os stories postados naquele período. Após análise dos dados,
conclui-se que entre as estratégias de Marketing Digital destacam-se a utilização de
parcerias e também a propagação feita pelos fãs e por famosos, fazendo com que
milhares de pessoas ao redor do mundo replicarem sua coreografia, cantassem a
sua música, e também levar a cultura brasileira mundo afora.
Description
A Ata anexada, até o momento, não consta datada e assinada pelos membros da banca.
Keywords
Citation
SANTOS, Fernanda de Britto; SANTOS, Lucimaria Ferreira; FERNANDES, Maria Eduarda Oliveira . A envolvente Anitta: as estratégias de marketing digital nas redes sociais usadas pela cantora para se tornar a primeira brasileira mais ouvida, do mundo, no Spotify em 2022. Orientador: Aline Pinto Luz. 2023. 93 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, UNEX - Centro Universitário de Excelência, Vitória da Conquista, 2023.